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Atualização em primeira mão

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Ciclo de palestras Atualizar O Mecânico contou com a participação de aproximadamente 500 profissionais, que não perderam a chance de conhecer um pouco mais sobre juntas e filtros automotivos

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“Ah, vou ser sincero: eu já perdi a conta de quantas vezes participei do Atualizar O Mecânico!!!”, comenta Rondinelli Luiz Felipe, da Mecânica Delivery, São Paulo/SP. Fã de carteirinha da Revista O Mecânico, ele não perde uma chance de aprender um pouco mais. “Inclusive, os certificados eu tenho exposto para os clientes, que me reconhecem e dizem: ‘já vi você na Revista'”, completa.

Profissionais como o Rondinelli certamente têm um futuro bastante promissor pela frente. E tinham muitos deles na Automec Pesados neste ano e tantos outros participaram das palestras promovidas pela Revista O Mecânico. Foram aproximadamente 500 pessoas ao todo, e segundo os palestrantes, eram quase todos mecânicos e muito interessados. Foi impressionante também a quantidade de gente de outras cidades e estados: tinha gente da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, e de muitas outras partes do nosso Brasilzão.

Nesta edição, a quarta na Automec Pesados, o projeto contou com a parceria das empresas Elring Klinger, Hengst e TecFil. No estande da Revista foram montadas a carreta, que recebeu clientes e amigos durante toda a exposição, e duas salas, com capacidade para comportar 25 participantes. Ao todo, foram transmitidas 28 palestras, realizadas simultaneamente e com duração média de 50 minutos cada. Os profissionais que frequentaram os cursos ganharam um certificado de participação e um ano de assinatura da Revista O Mecânico.

“A feira está ótima. Faz seis anos que eu estive aqui, então estou olhando as coisas devagar. Pelo que estou assimilando, está demais, só novidade boa”, José Adonias Filho, 35 anos de profissão, Adonias Diesel, Caicó/RN.

“A feira é bem bacana, tem muita inovação. Vim pra cá adquirir mais conhecimento. Falta conhecimento e treinamento dos profissionais que já existem. Eu supero isso com pesquisa na internet e com amigos, trocando ideia com outros mecânicos. Aprendi bastante com as palestras”, Alcimar José Ribeiro, 30 anos, 16 anos de profissão, Oficina Du Diesel, Monte Aprazível/SP

“Sempre gostei de desmontar motor e montar. Já fuçava desde criança. Sempre tive gosto por isso: ser um grande mecânico. Agora estou levando a profissão a sério, quero me formar e ser um grande profissional da área” Felipe Rodrigues Ferreira, 19 anos e um de profissão, Oficina G7, São Paulo/SP.

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“Estou adorando a Automec. Show de bola. Também já estive na Automec Leves e na Expomecânico. Eu vejo bastante coisa produtiva e que vai dar dinheiro na profissão de mecânico. Achei ótima as palestras da ElringKlinger e da Tecfil. A gente acha que sabe tudo, mas na hora sempre tem uma coisinha que é novidade”, Jaime Cardoso Santos, 33 anos e 20 de profissão, Concessionária Tietê Volkswagen, ABC Paulista.

“Achei a palestra proveitosa. Principalmente porque mexo com a linha pesada da Mercedes, tinha filtro que eu não sabia o funcionamento da válvula e agora aprendi”, Aluizio Xavier de Barros, Aludiesel, Parnamirim/RN.

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“Eu acho que no mercado de trabalho está faltando mulheres. Tem muita mulher que tem muito receio de entrar numa oficina mecânica por causa de homens. Então, eu estando no mundo da oficina mecânica, acho que tenho mais possibilidade de atender o público feminino”, Jéssica Sampaio, 18 anos e há 2 anos como ajudante na oficina do pai, Oficina Adriano Car, Itaquaquecetuba/SP

“Sou instrutor na Argos de elétrica automotiva e estou querendo abrir minha própria oficina. Vim para buscar mais conhecimento e com certeza isso vai ser um diferencial pra frente, se pessoa parar de acompanhar, ela vai ficar muito atrasada. A palestra da TecFil foi 10!”, Clayton Carvalho, 34 anos, Guaianases/SP

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“Todo conhecimento é importante. Foi muito boa a palestra da Hengst. Tenho que vir pra São Paulo ou ainda mais longe para buscar informação. De forma geral, é muito bom participar da Automec para obter mais conhecimento, tanto na mecânica quanto no acesso a novos fornecedores”, Ernando Luiz Triches, Oficina Auto Freios Multimarcas, Balsas/MA.

“Mexia alguma coisa em carro de passeio e me envolvi nessa área por prazer mesmo, porque eu gosto, e o Rondinelli me ensinou, me trouxe até a Revista O Mecânico. Achei as palestras bacanas. É importante ter esse tipo de iniciativa porque vocês acabam passando conhecimento pra gente, e a gente precisa disso”, Bruno Hernandes, 27 anos e 2 anos na mecânicadiesel

“Os mecânicos que não estão se atualizando estão perdendo os clientes. O atendimento também tem que ser diferencial: você pode ter tudo, mas é importante o atendimento com educação, cabelo cortado, barba feita, roupa, uniforme, sorriso no rosto…” , Rondinelli Luiz Felipe, 34 anos e 17 de profissão, Mecânica Delivery, São Paulo/SP.

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Evolução das Juntas de Cabeçote

O palestrante Luiz Henrique Reis, Engenheiro de Produto da Elring Klinger no Brasil, começou sua apresentação com um institucional da empresa, mostrando que são fornecedores originais, com tecnologia de ponta na fabricação de juntas, principalmente, do tipo metálicas. Ele mostrou para o público a preocupação da marca com o meio ambiente, os processos ecologicamente corretos que utiliza na fabricação dos produtos, enfim, toda tecnologia e sustentabilidade.

Num segundo momento, falou sobre o histórico da Elring Klinger, desde a fundação em 1879, na Alemanha, até a chegada no Brasil, em 1995, e algumas aquisições que tiverem ao longo do tempo, como a Swiss HUG com sistemas de pós- tratamento de gases.

Depois entrou na explicação dos produtos, falando sobre as diferenças de materiais empregados na produção das juntas de cabeçote, ou seja, os mais antigos, em metal-soft, e os mais modernos, em metal (MLS) e metal-borracha. “É importante mostrar as diferenças de aplicação dessas juntas, assim como a troca dos parafusos de cabeçote para a perfeita vedação do motor”, avaliou.

Ele abordou ainda a assistência técnica oferecida pela marca, a disponibilidade de informações e os informativos técnicos fornecidos no site, que inclusive está totalmente traduzido para o português brasileiro a partir deste mês.
“Percebi que o público das palestras era formado por mecânicos e pessoas ligadas a informação técnica para aplicadores. Eles estavam tão interessados que, após a apresentação, muitos foram ao estande par tirar outras dúvidas”, comentou.

Segundo Luiz, a maior dificuldade dos mecânicos é a falta conhecimento em relação a atualização de motores diesel. “A Elring pode ajudar nesse sentido, com informativos técnicos e passando os corretos procedimentos para manutenção desses propulsores e dos diferentes produtos que são adotados. Nossa mensagem é que participem das palestras e façam perguntas. Estamos à disposição para atender a todos”.

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Sistemas de Filtragem de Lubrificação

Os responsáveis pelas palestras Fernando Reis, supervisor de desenvolviento e produto, e Matheus Michelon, consultor técnico apresentaram um vídeo sobre a empresa, de origem alemã, que veio para o Brasil a pedido da Mercedes-Benz em 2001 e entrou no mercado de reposição em 2005. A empresa conta com 3 mil funcionários em todo o mundo, sendo 130 no Brasil, com fábrica em Joinville/SC e escritório em São Paulo/SP.

“Hoje estamos com as linhas de módulos de filtros de combustível, de óleo, filtros de ar e de cabine e separadores de névoas, entre outros, tanto para o segmento de leves quanto pesados”, explica Matheus.

Ao entrar nos detalhes técnicos, falaram sobre todos os tipos de filtros – ar, óleo, combustíveis e de cabine – e os filtros especiais para Arla e secadores. “Enfatizamos o nosso lançamento Blue.maxx, um filtro separador de água do combustível, muito utilizado em veículos pesados”, comenta Fernando.

Os palestrantes falaram ainda da importância da periodicidade da troca dos filtros, da tecnologia empregada nas mídias filtrantes e dos filtros energéticos, que são filtros de cartuchos, produtos ecologicamente corretos que ajudam na preservação do meio ambiente.

“Tivemos um excelente público, em sua maioria mecânicos, que vieram tirar dúvidas sobre os nossos produtos. Eles tinham mais dúvidas em relação as tecnologias empregadas na fabricação do filtro e na válvula by-pass, que eles conhecem mas não sabem ao fundo o que é”, complementou Matheus.

By-pass é uma válvula de segurança, que permite a circulação de óleo no motor mesmo que o filtro esteja saturado e a troca não tenha sido efetuada corretamente. Ela alivia e deixa circular o lubrificante para não ter perigo de fundir o motor.

“Nossa mensagem é que os mecânicos continuem sempre se atualizando e buscando novos conhecimentos. Informação nunca é demais”, finalizou Fernando. O e-mail é: [email protected].

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Filtros e Sistemas de Lubrificação

Fernando Pizani, assistente Técnico Comercial da Tecfil, apresentou em primeiro lugar a parte comercial e a historia da empresa, que completou 60 anos o ano passado. Mostrou ainda os principais clientes, o posicionamento de mercado tanto na montadora quanto no aftermarket.

Sobre a parte técnica, falou dos produtos da marca, dos principais lançamentos e as informações do mercado. “Mostrei para eles por que e quando trocar os filtros e os benefícios de fazer a troca no período correto. Precisamos conscientizar os aplicadores que é responsabilidade deles orientar os seus clientes a fazer a manutenção preventiva, garantindo maior vida útil do veículo”, afirmou Fernando.

De acordo com ele, o público estava bastante qualificado, formado de mecânicos. “O que me impressionou foi ver pessoas de fora de São Paulo, inclusive de Feira de Santana, na Bahia. Entendo que o pessoal está valorizando as fábricas e buscando as novidades do mercado. Esse é o publico que queremos atingir”, comemorou.

A principal carência dos profissionais, na opinião de Fernando, é a falta de informação sobre lançamentos e novidades do mercado. “Existe uma carência em relação à informação técnica, por isso que buscam as fábricas”, disse.

As maiores dúvidas foram sobre a manutenção da nova geração de motores diesel e se os filtros estão preparados para atender a essas novas tecnologias. “Nossa mensagem para o mecânico é que ele continue buscando informação, buscando as fábricas parceiras, a Tecfil está à disposição. Queremos estar perto dos aplicadores e dos profissionais do setor”, completou. O e-mail: [email protected].

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