Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Atualização e criatividade: combinação perfeita

Um mecânico e uma mecânica foram os vencedores do Concurso Cultural da EXPOMECÂNICO 2012. Apaixonados pela profissão, eles não perdem a oportunidade de se atualizar, usaram a criatividade e saíram de lá motorizados. Vamos conhecer um pouco da história de Edson Lopes de Jesus, que ganhou uma moto 0 Km e de Rosana Aparecida Kubota, que levou um Chevrolet Celta zerinho. Foram momentos emocionantes

11395

Revista O Mecânico: Você foi o ganhador do sábado, qual foi a sua frase?
Edson Lopes de Jesus: “É ser inteligente, estar sempre na frente, antenado e pensar na fidelização do seu cliente”.

O Mecânico: Há quanto tempo você é mecânico? Onde você trabalha?
Edson: Faz cinco anos que trabalho com mecânica, comecei fazendo um curso no SENAI, pois eu sempre gostei de fazer eu mesmo o serviço no carro. Trabalhei por conta em outras atividades, mas não deu certo, por isso que eu parti para o ramo de mecânica. Hoje, trabalho na Mellos Reparação Automotiva, que fica em São Paulo.

O Mecânico: O que você mais gosta? Você tem uma especialidade?
Edson: Eu gosto é de carro. Não tenho uma especialidade, eu gosto de trabalhar com todos os sistemas.

O Mecânico: Como você se atualiza?
Edson: Eu me atualizo com a Revista O Mecânico, que eu procuro sempre para dar uma estudada. Tenho quase todas. Também participo de muitas palestras na área.

O Mecânico: Você participou da EXPOMECÂNICO no ano passado? E esse ano, você participou das palestras?
Edson: Vim o ano passado, fiquei super animado e voltei esse ano. Estava ótimo, gostei muito. Participei de algumas palestras: da ACDelco, Delphi e Bardhal, achei que todas as dicas foram muito interessantes. Na mecânica, hoje em dia, é sempre um aprendizado, tudo que é abordado faz você aprender mais. Queria ter assistido a todas as palestras, mas, infelizmente, por conta do tempo limitado, não deu para ver.

O Mecânico: Para você qual é a importância de ser um reparador atualizado?
Edson: É muito importante, foi exatamente o sentido da minha frase: fidelizar o cliente para sempre atender melhor.

O Mecânico: Conte para o nosso leitor como você criou a frase.
Edson: Na verdade, quem criou a frase foi minha esposa Selma, que está sempre comigo nos eventos. Foi ela que teve essa iluminação de Deus, e me deu a ideia da frase. Graças a Ele, ganhamos essa moto.

O Mecânico: Como é participar de um evento no autódromo de Interlagos com a sua família?
Edson: É muito bacana, porque estou aprendendo mais e minha família está aqui comigo, vendo de perto o que eu faço no dia a dia, que é um ramo muito importante. Ainda mais aqui no autódromo, onde acontecem os eventos mais importantes do automobilismo, como a Formula 1. Já tinha vindo aqui quando era mais jovem assistir às corridas, mas sempre nas arquibancadas. Hoje estou aqui dentro e graças a Deus, fui presenteado com uma moto. A emoção é especial, só não é maior porque a gente tem que se conter.

11337

Revista O Mecânico: Você foi a ganhadora de domingo, com qual frase?
Rosana Aparecida Kubota: “Hoje o reparador tem que ser mais do que um “trocador de peças”, ele tem que ser mais do que um “doutor” porque deve diagnosticar, saber reparar, eliminar os problemas e ainda satisfazer seus clientes e até superar as suas expectativas”

O Mecânico: Qual tua inspiração para escrever a frase? Você acredita naquilo que escreveu?
Rosana: Acredito. É o amor que eu tenho pela profissão. Eu gosto muito de mecânica, então acho que tudo o que eu coloquei no papel é o que eu sinto que é necessário para satisfazer um cliente no final.

O Mecânico: Você é proprietária de uma oficina, qual o nome? Você coloca a mão na massa?
Rosana: A minha oficina chama Auto Mecanica Unamam, em São Paulo, e eu coloco a mão na massa sim! Comecei cedo, óbvio que veio no sangue por causa do meu pai, que trabalha comigo, mas eu tenho estudado bastante, aprofundado bastante para poder lidar no meu dia a dia de maneira satisfatória, eu mexo nos carros e faço a parte administrativa da oficina.

O Mecânico: Desde quando você é mecânica? Seu pai é mecânico?
Rosana: Comecei na oficina na parte operacional em 2000 e desde 2009 estou investindo bastante em estudo. Meu pai é mecânico está comigo até hoje. Ele é a minha força na oficina, tudo que eu faço, eu faço por ele também. Meu irmão também é mecânico e cuida de uma filial da nossa oficina.

O Mecânico: Você fez cursos no SENAI?
Rosana: Sim, concluí o técnico em manutenção automotiva no ano passado e, desde então, venho acompanhando cursos diversos e cursos de formação continuada. Na minha visão, em termos de cursos, o SENAI é o melhor lugar, pois além de aprender na teoria você consegue executar na prática, porque tem uma oficina fabulosa lá.

O Mecânico: Já conhecia a EXPOMECÂNICO? Assistiu às palestras?
Rosana: Não, essa foi a minha primeira oportunidade, mas pode ter certeza que estarei em todos os outros eventos de vocês. Participei de algumas palestras, eu queria assistir a todas, mas por conta do tempo, foi impossível. Mas as que eu estive foram maravilhosas, muito interessantes.

O Mecânico: Você acredita que tua vinda à EXPOMECÂNICO, independente mentede ter ganhado o carro, vai fazer com que você evolua no teu trabalho?
Rosana: Sem dúvida. A minha visão, quando eu decidi vir, era porque vocês oferecem essa gama de palestras num único lugar, isso eu acho muito interessante para o profissional que quer se atualizar, quer atender bem o seu cliente, quer levar o seu negócio pra frente. Como vocês estavam disponibilizando inúmeras palestras, eu pensei: essa é minha oportunidade, num dia só pude ter a visão de tudo o que eu tinha vontade, como injeção, freio, multiplexagem. Tudo o que eu tive vontade no evento, eu fiz.

O Mecânico: Qual o seu recado para os amigos mecânicos?
Rosana: Olha, invistam bastante no aprendizado, não deixem passar oportunidades, porque eu acho que o conhecimento é algo que ninguém tira de você, é a única coisa que você leva para qualquer lugar que vá. É o meu conhecimento que vai fazer com que eu consiga atender o meu cliente de uma forma correta e coerente. As pessoas adquirem o conhecimento através do estudo e de leituras, como a Revista O Mecânico, leio todas as edições de ponta a ponta. Todas as matérias estão de parabéns.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php