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Entrevista: As novas formas de negócio

O presidente de Peças de Reposição da Navistar South America, Luis Kanan, também responsável pela operação de peças da MWM INTERNATIONAL, fala sobre a ampliação do canal de distribuição para atendimento dos clientes, visando excelência no serviço de reparação de motores. Realizado em parceria com o CONAREM, o programa tem o objetivo de aumentar e padronizar os trabalhos, além de orientar sobre a importância da utilização de peças genuínas

 

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Revista O Mecânico: Como vai funcionar este novo modelo de negócio, realizado entre a MWM International e o CONAREM?
Luis Kanan: Toda retífica credenciada na rede CONAREM (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) poderá se candidatar a CRM (Centro de Reparação de Motores), desde que atenda às exigências técnicas/comerciais.

 

O Mecânico: Quais são essas exigências?
Kanan: As exigências técnicas são: a retífica deve obedecer aos padrões determinados pela fábrica, em termos de processo de manufatura, e possuir uma equipe treinada e qualificada para execução dos serviços prestados. Entre as exigências comerciais estão ter o compromisso de utilizar peças genuínas MWM International, entre outras.

 

O Mecânico: Como funcionará o canal de distribuição para as retíficas parceiras?
Kanan: As retíficas nomeadas no canal CRM poderão ter acesso direto à compra de peças com condições comerciais diferenciadas.

 

O Mecânico: Qual é o objetivo em credenciar as retíficas? Qual é a estimativa de oficinas credenciadas para este ano?
Kanan: O objetivo desse programa é oferecer um novo canal de distribuição de peças totalmente fidelizado e um serviço de reparação altamente qualificado. Nossa estimativa é alcançar o número de 150 retíficas credenciadas até o final de 2012.

 

O Mecânico: Para as retíficas, quais serão as vantagens de se trabalhar neste modelo?
Kanan: As vantagens são obter conhecimento técnico e processo de manufatura diretamente da fábrica e ainda ter condições especiais na aquisição de peças genuínas. Além disso, terão suporte técnico de fábrica (treinamento, manuais, assistência técnica) e associação da retífica a uma marca de renome no mercado, a MWM International.

 

O Mecânico: Quais serão as vantagens para a MWM International?
Kanan: Obter uma rede coesa, com excelência e garantia na prestação de serviços em todo território nacional. Além da parceria com reparadores de alto nível técnico e de qualidade em serviços de motores.

 

O Mecânico: O que isso vai influenciar no atendimento ao cliente final? É um custo benefício para ele?
Kanan: O consumidor final terá a garantia que o CRM (Centro de Reparação de Motores) só usará peças genuínas e, desta forma, terá a vida do seu motor prorrogada e com garantia.

 

O Mecânico: Quais peças serão distribuídas por este canal?
Kanan: Serão todas as peças de uso necessário para reparação de toda nossa linha de produtos.

 

O Mecânico: Como este novo canal pode fidelizar as retíficas e o consumidor final?
Kanan: Através de serviços de qualidade, com garantia e confiabilidade a preços competitivos.

 

O Mecânico: Como serão os treinamentos exclusivos para as credenciadas ao programa? Quais serão os temas?
Kanan: Cursos técnicos de motores, reparação completa e cursos de aplicação de peças genuínas. Assim os cursos contarão com práticas de desmontagem, análise e montagem de motores de 32 horas com foco nas operações de retífica críticas em cada modelo de motor (ex.: face do bloco, face do cabeçote, protrusão de camisas, retífica de virabrequim, itens de sobre medida, entre outros). Os cursos na fábrica, que contam com todos os recursos necessários e plant-tour na linha de montagem, são exclusivos para a rede autorizada, aos quais os CRMs terão acesso.

 

O Mecânico: Qual a porcentagem que isso vai representar nos negócios da MWM International? Quanto espera lucrar anualmente?
Kanan: Esperamos incrementar nossas vendas de peças genuínas em 12% através deste novo canal.

 

O Mecânico: Quais peças genuínas são mais procuradas pelas retíficas?
Kanan: As peças mais procuradas são: kit de cilindro (pistão / camisa / anéis); jogo de bronzinas (mancal / biela); válvulas (admissão / escape); jogo de juntas superiores e inferiores, por exemplo, junta de cabeçote, tampa de válvula, coletores admissão/escape, cárter, caixa de distribuição; retentores (dianteiro / traseiro) e filtros (óleo / combustível).

 

O Mecânico: Qual será o custo-benefício repassado para os usuários dos motores?
Kanan: Garantia de um serviço padronizado pela fábrica, garantia de 1 ano nas peças genuínas fornecidas pela MWM International e aumento da vida útil do motor.

 

O Mecânico: Que tipo de auditoria a MWM International vai desempenhar sobre as retíficas?
Kanan: Será aplicada uma auditoria pelo Conarem com os requisitos estabelecidos pela MWM International, além das auditorias em períodos intercalados da MWM. As auditorias da MWM, além de reforçar os itens técnicos do CONAREM, verifica a capacitação dos técnicos nos motores MWM, estoque de peças genuínas MWM, ferramental especial, identidade visual padrão (fachada, pintura, piso, uniformes, etc.), entre outros.

 

O Mecânico: O que significa este novo modelo de negócio para a empresa?
Kanan: Apostamos neste novo modelo de negócio em parceria com o CONAREM porque acreditamos no respaldo de uma marca forte e renomada como o da MWM International para garantir a sobrevivência do segmento retificador, fidelizando e agindo na base formadora de opinião da reparação dos motores, através da capacitação técnica.

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