Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Arteb alerta sobre prejuízos do amarelamento dos faróis



A fabricante de faróis Arteb destaca a importância do item na segurança do veículo, porém, com o desgaste do tempo, a lente pode sofrer com um processo gradual de amarelamento. O gerente Executivo de Produtos da Arteb, Egidio Vertamatti, explica que o material amplamente utilizado na lente dos faróis é o policarbonato, por equilibrar boas propriedades mecânicas, como a resistência a impactos, e ópticas, como a alta transmitância dos raios luminosos.

O engenheiro comenta que as lentes plásticas dos faróis, apesar de receberem durante o processo produtivo uma camada de verniz, responsável por proteger a lente e, consequentemente, prolongar a sua durabilidade, tendem a sofrer com o amarelamento. Isto se dá pela ação dos raios ultravioletas, presentes na luz solar.

O tom amarelado promove certa opacidade na lente e provoca a perda transmitância da luz e, consequentemente, as propriedades ópticas são depreciadas. Na prática, a iluminação promovida pelo farol é reduzida. Para o motorista não colocar em risco a sua segurança e a de sua família, o engenheiro faz a seguinte recomendação: “ao notar o amarelamento dos faróis, o melhor é substituir por um novo par. Este é o único procedimento seguro para ter faróis novos por um tempo realmente compatível com a sua expectativa de consumidor”.

5 comentários em “Arteb alerta sobre prejuízos do amarelamento dos faróis

  1. As lentes de VIDRO que compõem os faróis do meu VECTRA 1997, vejam só, estão per-fe-i-tas .
    Obsolescência programada .

  2. Bela “solução”, do Sr engenheiro. E a resposta do amigo do engenheiro, concordando com ele é de mais.
    Não seria mais coerente , o fabricante (artes) em questão se interessar em desenvolver um material, que não ficasse “amarelado” com o tempo de uso ?

  3. As lentes dos faróis amarelados são deficiência no material utilizado de baixa qualidade utilizado por algumas montadoras. Muito simples a solução dada pela Arteb de simplesmente se trocar os faróis. E o custo disso?
    Sei que existem maneiras e profissionais capacitados a fazer um polimento nas lentes trazendo de volta o aspecto original do farol sem ter que gastar uma fortuna para comprar conjuntos ópticos completos. Logicamente que para a Arteb seria ótimo que todos os consumidores trocassem os faróis amarelados.

  4. Os fabricantes de faróis, sabendo desta falha, deveriam trocar os mesmos sem prejuízo dos donos dos veículos. Deveriam fazer com vidro, que não amarela.
    Como sempre o consumidor/cidadão que tem que arcar com o prejuízo é o fabricante fica só com o lucro.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php