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Ano de ampliação

Em 2005 a Valeo completou 30 anos de atividades no Brasil e deu início a uma série de ações que visam aumentar a produção para atender melhor os clientes da marca, como a extensão de suas unidades fabris e a reestrutura de departamentos internos. Sérgio Noriega, diretor da Valeo Service (divisão de peças de reposição) fala sobre a empresa, mercado e perspectivas para 2006.

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Revista O Mecânico – Qual a linha de produtos que a Valeo tem para o mercado de reposição?
Sérgio Noriega – São oito linhas de produto para a reposição: iluminação & sinalização, arrefecimento do motor, climatização, embreagens, palhetas, alternadores & motores de partida, comandos eletrônicos (chaves de seta) e sistemas de segurança (fechos, cilindros de chave e maçanetas), além dos produtos importados. O objetivo da Valeo é de ter uma oferta de produtos com cobertura acima de 95% da frota circulante.

O Mecânico – Como está a produção das fábricas?
Noriega – A Valeo possui no Brasil 11 unidades industriais e cada uma produz uma linha de produtos diferente, por isso é difícil calcular uma quantidade média de produção. Da produção total da Valeo 5% é exportada e das vendas no mercado de reposição 20% é exportada, principalmente para a América Latina.

O Mecânico – Qual linha de produtos tem maior participação no mercado e qual gama ainda precisa crescer?
Noriega – Das linhas de maior participação estão iluminação & sinalização, arrefecimento do motor, embreagens, palhetas e sistemas de segurança. Enquanto a parte elétrica/eletrônica (alternadores & motores de partida e comandos eletrônicos), bem como a climatização estão em crescimento.

O Mecânico – Qual o balanço do ano passado e as perspectivas para esse ano?
Noriega – Apesar das dificuldades do mercado de reposição em 2005, a Valeo obteve um crescimento em torno de 15%, graças ao lançamento de novas linhas e da extensão das atuais. Para 2006 consideramos um cenário econômico e setorial mais favorável e, portanto, esperamos ter desempenho superior ao do ano passado, através da manutenção de investimentos nas áreas de produtos, serviços e relacionamento com a cadeia de distribuição.

O Mecânico – Além da inauguração da fábrica de Guarulhos/SP, quais são os planos da empresa para o Brasil?
Noriega – A Valeo iniciou em fim de 2005 a ampliação das divisões de Campinas/SP, de onde saem os sistemas de limpador de pára-brisa, alternadores e motores de partida, que aumentará sua área produtiva de 5 mil para 9 mil m2. Essa ampliação visa aumentar a capacidade de produção para atender a demanda das montadoras e do mercado de reposição. Estamos estudando também a extensão da fábrica de Itatiba/SP, onde fabricamos radiadores, com a mesma finalidade.

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O Mecânico – Como a Valeo analisa a invasão das peças importadas de países onde a mão-de-obra é mais barata, como a China?
Noriega – A empresa está preocupada com a situação, que está ocorrendo em muitos setores industriais, não só no automotivo. Temos que distinguir entre peças importadas legalmente e as que entram no país ilegalmente (contrabando). Quanto às primeiras, muito pouco pode ser feito. Temos que nos adequar. Quanto às peças contrabandeadas, as associações da classe estão se movimentando para pleitear junto aos órgãos governamentais competentes que tomem as ações necessárias para evitar a entrada ilegal dessas peças. Com essas é muito difícil competir.

O Mecânico – Quais as ações da marca para promover as peças para veículos pesados?
Noriega – A Valeo oferta para o segmento de pesados as mesmas linhas de componentes dos automóveis e a divulgação dos diferenciais de nossos produtos são demonstrados nas palestras, treinamentos, mídia; Jornal Novidades Valeo distribuído para os mecânicos, varejos e distribuidores; atuação da nossa equipe técnica e promocional, campanhas de incentivo a equipes de vendas são exemplos de como divulgamos e promovemos as nossas peças.

O Mecânico – Em relação às mudanças na área de vendas e marketing, quais ações estão sendo tomadas e quais objetivos?
Noriega – Reforçar as áreas de vendas & marketing teve como objetivo aumentar a participação da Valeo em média de 15% para 25% através da ampliação da oferta de produtos e investimentos em serviços, desenvolvimento de uma sólida rede de comercialização além de estreitar o relacionamento com os diversos players do mercado de reposição.

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