Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Amortecedor pressurizado HG Nakata completa 30 anos

O amortecedor pressurizado HG da Nakata completa 30 anos de produção, iniciada em 1984. O componente possui funcionamento hidráulico (óleo) e pressurização com nitrogênio a baixa pressão, que pode evitar a falta de óleo no ciclo de abertura da haste, eliminando os “vazios” ou falhas no acionamento.

“O amortecedor pressurizado é uma evolução do convencional, que conta apenas com funcionamento hidráulico (óleo). A pressurização com nitrogênio à baixa pressão evita a falta de óleo no ciclo de abertura da haste, eliminando os “vazios” ou falhas no acionamento destes modelos HG”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

18263

Um amortecedor convencional é composto por conjunto de pistão e válvulas fixados a uma haste que se move por dentro de um tubo com óleo especial, que também resiste a altas temperaturas e pressões.

A Nakata afirma que o amortecedor HG é fabricado com materiais de baixo atrito que resultam em resistência ao desgaste e às variações de temperatura, sistema que mantém o bom funcionamento do amortecedor, impedindo vazamentos e contaminação do óleo por agentes externos.

O componente é equipado com o recurso do stop hidráulico. Segundo Jair, alguns veículos necessitam de um sistema auxiliar para suavizar os impactos no final do curso de abertura da suspensão. O stop hidráulico realiza esta função, melhorando o conforto ao usuário.

Jair aponta também outras diferenças dos amortecedores pressurizados. “O óleo utilizado possui aditivos antiespumante para que não se formem bolhas de ar, além disso, a válvula de tração tem ajuste preciso com o tubo de pressão, não permitindo o travamento no curso de abertura da haste, bem como possui múltiplos estágios que regulam a vazão do óleo mecanicamente, conforme a velocidade de abertura da suspensão, controlando a mola, de acordo com o piso e modo de condução do veículo”, esclarece o gestor.

“Devido à ação da pressão do gás, o amortecedor pressurizado mantém a roda em maior contato com o solo, aumentando aderência e estabilidade do veículo sem comprometer o conforto, resultando em mais eficiência em pisos irregulares e curvas acentuadas”, enfatiza.

Fabricado com o selo do Inmetro, de acordo com a Nakata, o amortecedor HG conta com garantia de 2 anos ou 50.000 km para carros de passeio (leve) e de 6 meses ou 50.000 km para veículos comerciais (leve ou pesado), o que vencer primeiro.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php