Conheça o esquema elétrico do sistema de alimentação do EcoSport, equipado com o motor 2.0 l Duratec, movido a gasolina.
Carolina Vilanova
O sistema de alimentação tem a função de controlar a distribuição de combustível para os bicos injetores do motor. A bomba de combustível, localizada dentro do reservatório, e a válvula de retorno, localizada no tubo de alimentação dos injetores, mantêm a pressão de combustível no sistema constante, deixando para o módulo de controle eletrônico do motor (PCM) a tarefa de gerenciar os bicos injetores.
O módulo PCM monitora e processa os sinais recebidos dos sensores e envia pulsos elétricos aos bicos injetores para controlar a abertura e fechamento da passagem de combustível nos mesmos, gerenciando, deste modo, a quantidade necessária de combustível para todos os estados de operação do motor.
O Ford EcoSport 2.0L Duratec possui um sistema de injeção eletrônica do tipo multiponto sequencial. Entre seus diferenciais estão o Sistema Anti-Furto Passivo (PATS), sistema em que a chave do veículo possui um chip com um código encriptado de 64 bits. “Toda vez que se dá a partida, o sistema eletrônico do motor verifica a combinação da chave. Caso a combinação seja incorreta, o módulo impede o funcionamento do motor”, explica Paulo Natali, engenheiro de Serviços da Ford.
Dentre os sensores, destacamos o sensor T-MAP, capaz de medir a temperatura e pressão absoluta do coletor de admissão em um único componente. A segurança em caso de acidentes é garantida por meio de um interruptor de corte inercial, que atua em caso de colisão frontal, interrompendo o funcionamento da bomba de combustível, para que não ocorra derramamento de combustível.
Para facilitar a interpretação do técnico ao consultar os Diagramas Elétricos, a Ford disponibiliza o material dividido em sistemas, tais como: ignição, partida, controle eletrônico, alimentação, entre outros. Os diagramas normalmente descrevem os circuitos iniciando pelos positivos e fusíveis na parte superior e os aterramentos na parte inferior, relacionando os módulos ao centro.
Item | Grupo | Descrição |
1 | 14401 | Chicote – Principal |
2 | 6C319 | Chicote – Motor 2.0I Duratec |
3 | 2C011 | Chicote – ABS |
4 | 14290 | Chicote – Frontal / Módulo |
5 | 14517 | Chicote – Central elétrica da bateria (BJB) |
6 | 14300 | Chicote – Tensão de saída da bateria |
7 | 14301 | Chicote – Terra da bateria |
8 | 14A584 | Chicote – Porta do motorista |
9 | 14A584 | Chicote – Porta do passageiro |
10 | 17K400 | Chicote – Porta traseira |
Chicotes Elétricos – visão geral
Ecosport 2.0I Duratec
Sistema de Alimentação de Combustível
Ecosport 2.0I Duratec
Vanessa, sugerimos a plataforma do MecânicoPro, lá você receberá o atendimento imediato por técnicos especializados. O serviço é disponibilizado por meio e uma assinatura mensal. Acesse o site omecanico.com.br/mecanicopro/
Boa tarde
Onde fica o modulo da bomba de combustível da Ecosport?
Olá, Marta, tente buscar recomendações de profissionais com amigos e parentes. Somente um mecânico poderá avaliar e fazer um diagnóstico dos problemas no veículo
Boa tarde.
Tenho uma ecosport 2.0 Duratec 2008 gasolina. Não estamos com sorte em encontrar um mecânico confiável estamos gastando muito e o carro volta com mais problema q antes.
Dessa vez as funções do painel não funcionam, a bateria descarrega rápido, as portas não travam quando fecho na chave e o alarme não funciona fica sempre piscando no painel um símbolo de cadeado. Por favor nos oriente com informações e até nos ajudando indicando um bom e honesto eletricista em Petrópolis RJ. Uso o carro para transportar meus 3 filhos e temo pela segurança deles. Obrigada fico no aguardo.
Tenho uma eco 2009 2.0 duratec.
Só pega de manhã com o pé até o final, temperatura do coletor hora fica 70°+ ou 40-, já foi trocado sensor de fase e sensor map e nada se resolveu. Só melhorou quando foi feito um jump em um dos terminais só sensor map com a caneta de teste mas ficou ruim de novo e consumindo muito combustível.
Tenho uma eco sporte 2.0 motor duratec 16 válvulas . e levei no auto center condenaram o coletor. mas ao entrar embaixo dela identifiquei que não era , ela está perdendo a rotação toda consumo muito alto de gasolina no gás não funciona e está dando pipocos com entrada de ar em uma peça de ferro abaixo do coletor que parece ter alguma válvula q caiu na rua
Boa noite, gostaria de saber aonde encontrar uma porca de silicone que fica na tampa do refil da bomba do Ecosport modelo Argentina
O meu eco esta apresentando esse problema, como resolve-lo?
Ola! Tenho uma ecosport 2009 quando ligo o ar condicionado o marcador de temperatura chega no vermelho…na pista funciona normal mas dentro da cidade em 1 e 2 marcha depois de 20 minutos tenho que encostar o carro…porque isso acontece?
Minha ecosport 2009 automatica a marcha lenta ocila um pouco, fica falhando. O que pode ser
O meu é um Duratec 2.0 16v do a partida mas não liga a bomba nem as velas , por favor me dê uma luz acho que ele entrou em modo proteção ,foi depois que mi há filha estável brincando com o controle .
Alguém pode me ensinar como reseta a central
agradeço desde ja se tiverem alguma informação
bom dia a luz interior da minha eco esport 2013 não acende em posição alguma
ja medi a tensão no conector das lampadas e não esta chegando tensão verifiquei todos os fuziveis e estão bons. o que pode ser. ressalto somente as luzes de cortesia não acendem.
bom dia a luz interior da minha eco esport 2013 não acende em posição alguma
ja medi a tensão no conector das lampadas e não esta chegando tensão verifiquei todos os fuziveis e estão bons. o que pode ser. ressalto somente as luzes de cortesia não acendem.
Bom dia,gostaria de saber em guau temperatura trabalho o motor da EcoSport xlt 2.0 flex 2012,motor Duratec automatico
Bom dia, vcs poderiam informar-me quantos e quais sao os sensores do motor duratec 2.0 gasolina ( ecosport 2008 automatica XLT)
se possivel informamr me suas referencias codigos .
agradeço vossa atençao.
salvador
Gostaria de saber em guau temperatura arma a ventuinha do motor duratec2.0 16v de um Ecoesport
tenho uma ecosport 2005 4wd 2.0. estou com problema na ignição. ligo a chave e nao da contato. no painel aparece a imagem do cadeado sobreposto que fica PISCANDO intermitentemente. ja fiz chip, nova chave, etc e nao conseguir resolver a questao.
previso de ajuda/orientação.