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Alimentação do EcoSport

Conheça o esquema elétrico do sistema de alimentação do EcoSport, equipado com o motor 2.0 l Duratec, movido a gasolina.

Carolina Vilanova

O sistema de alimentação tem a função de controlar a distribuição de combustível para os bicos injetores do motor. A bomba de combustível, localizada dentro do reservatório, e a válvula de retorno, localizada no tubo de alimentação dos injetores, mantêm a pressão de combustível no sistema constante, deixando  para o módulo de controle eletrônico do motor (PCM) a tarefa de gerenciar os bicos injetores.

O módulo PCM monitora e processa os sinais recebidos dos sensores e envia pulsos elétricos aos bicos injetores para controlar a abertura e fechamento da passagem de combustível nos mesmos, gerenciando, deste modo, a quantidade necessária de combustível para todos os estados de operação do motor.

O Ford EcoSport 2.0L Duratec possui um sistema de injeção eletrônica do tipo multiponto sequencial. Entre seus diferenciais estão o Sistema Anti-Furto Passivo (PATS), sistema em que a chave do veículo possui um chip com um código encriptado de 64 bits. “Toda  vez que se dá a partida, o sistema eletrônico do motor verifica a combinação da chave. Caso a combinação seja incorreta, o módulo impede o funcionamento do motor”, explica Paulo Natali, engenheiro de Serviços da Ford.

Dentre os sensores, destacamos o sensor T-MAP, capaz de medir a temperatura e pressão absoluta do coletor de admissão em um único componente. A segurança em caso de acidentes é garantida por meio de um interruptor de corte inercial, que atua em caso de colisão frontal, interrompendo o funcionamento da bomba de combustível, para que não ocorra derramamento de combustível.

Para facilitar a interpretação do técnico ao consultar os Diagramas Elétricos, a Ford disponibiliza o material  dividido em sistemas, tais como: ignição, partida, controle eletrônico, alimentação, entre outros. Os diagramas normalmente descrevem os circuitos iniciando pelos positivos e fusíveis na parte superior e os aterramentos na parte inferior, relacionando os módulos ao centro.

Item Grupo Descrição
1 14401 Chicote – Principal
2 6C319 Chicote – Motor 2.0I Duratec
3 2C011 Chicote – ABS
4 14290 Chicote – Frontal / Módulo
5 14517 Chicote – Central elétrica da bateria (BJB)
6 14300 Chicote – Tensão de saída da bateria
7 14301 Chicote – Terra da bateria
8 14A584 Chicote – Porta do motorista
9 14A584 Chicote – Porta do passageiro
10 17K400 Chicote – Porta traseira

 

Chicotes Elétricos – visão geral
Ecosport 2.0I Duratec

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Sistema de Alimentação de Combustível
Ecosport 2.0I Duratec

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18 comentários em “Alimentação do EcoSport

  1. Vanessa, sugerimos a plataforma do MecânicoPro, lá você receberá o atendimento imediato por técnicos especializados. O serviço é disponibilizado por meio e uma assinatura mensal. Acesse o site omecanico.com.br/mecanicopro/

  2. Olá, Marta, tente buscar recomendações de profissionais com amigos e parentes. Somente um mecânico poderá avaliar e fazer um diagnóstico dos problemas no veículo

  3. Boa tarde.
    Tenho uma ecosport 2.0 Duratec 2008 gasolina. Não estamos com sorte em encontrar um mecânico confiável estamos gastando muito e o carro volta com mais problema q antes.
    Dessa vez as funções do painel não funcionam, a bateria descarrega rápido, as portas não travam quando fecho na chave e o alarme não funciona fica sempre piscando no painel um símbolo de cadeado. Por favor nos oriente com informações e até nos ajudando indicando um bom e honesto eletricista em Petrópolis RJ. Uso o carro para transportar meus 3 filhos e temo pela segurança deles. Obrigada fico no aguardo.

  4. Tenho uma eco 2009 2.0 duratec.
    Só pega de manhã com o pé até o final, temperatura do coletor hora fica 70°+ ou 40-, já foi trocado sensor de fase e sensor map e nada se resolveu. Só melhorou quando foi feito um jump em um dos terminais só sensor map com a caneta de teste mas ficou ruim de novo e consumindo muito combustível.

  5. Tenho uma eco sporte 2.0 motor duratec 16 válvulas . e levei no auto center condenaram o coletor. mas ao entrar embaixo dela identifiquei que não era , ela está perdendo a rotação toda consumo muito alto de gasolina no gás não funciona e está dando pipocos com entrada de ar em uma peça de ferro abaixo do coletor que parece ter alguma válvula q caiu na rua

  6. Boa noite, gostaria de saber aonde encontrar uma porca de silicone que fica na tampa do refil da bomba do Ecosport modelo Argentina

  7. Ola! Tenho uma ecosport 2009 quando ligo o ar condicionado o marcador de temperatura chega no vermelho…na pista funciona normal mas dentro da cidade em 1 e 2 marcha depois de 20 minutos tenho que encostar o carro…porque isso acontece?

  8. O meu é um Duratec 2.0 16v do a partida mas não liga a bomba nem as velas , por favor me dê uma luz acho que ele entrou em modo proteção ,foi depois que mi há filha estável brincando com o controle .
    Alguém pode me ensinar como reseta a central

  9. bom dia a luz interior da minha eco esport 2013 não acende em posição alguma
    ja medi a tensão no conector das lampadas e não esta chegando tensão verifiquei todos os fuziveis e estão bons. o que pode ser. ressalto somente as luzes de cortesia não acendem.

  10. bom dia a luz interior da minha eco esport 2013 não acende em posição alguma
    ja medi a tensão no conector das lampadas e não esta chegando tensão verifiquei todos os fuziveis e estão bons. o que pode ser. ressalto somente as luzes de cortesia não acendem.

  11. Bom dia,gostaria de saber em guau temperatura trabalho o motor da EcoSport xlt 2.0 flex 2012,motor Duratec automatico

  12. Bom dia, vcs poderiam informar-me quantos e quais sao os sensores do motor duratec 2.0 gasolina ( ecosport 2008 automatica XLT)
    se possivel informamr me suas referencias codigos .
    agradeço vossa atençao.

    salvador

  13. Gostaria de saber em guau temperatura arma a ventuinha do motor duratec2.0 16v de um Ecoesport

  14. tenho uma ecosport 2005 4wd 2.0. estou com problema na ignição. ligo a chave e nao da contato. no painel aparece a imagem do cadeado sobreposto que fica PISCANDO intermitentemente. ja fiz chip, nova chave, etc e nao conseguir resolver a questao.
    previso de ajuda/orientação.

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