Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

5ª Semana Tecnológica de Automobilística e Eletroeletrônica

15085

Entre 16 e 19 de outubro, o SENAI-Ipiranga “Conde José Vicente de Azevedo” promoveu a 5ª Semana Tecnológica de Automobilística e Eletroeletrônica, ciclo de palestras que envolveu 21 empresas com o objetivo de apresentar o futuro próximo da tecnologia que os profissionais da reparação encontrarão nas oficinas. Ao todo, 36 palestras de 21 empresas levaram conteúdo de toda a cadeia automotiva para 5 mil participantes durante os quatro dias de evento.

O principal objetivo da Semana Tecnológica é complementar a formação dos alunos do SENAI, atualizando o ensino que recebem na escola com os sistemas e ferramentas que estarão nas mãos deles num futuro próximo dentro da reparação. O conteúdo das palestras não é direcionado em apenas um caminho: todas as empresas levam diferentes temas abordando novidades que estão chegando ao mercado hoje, cuja informação ainda não é tão difundida, adiantando as tendências tecnológicas tanto para o mecânico em formação quanto para o reparador com experiência.

Entre as empresas e entidades, a Bosch fez palestra que discorreu sobre gestão e diagnósticos eletrônicos de motor. A Alfatest também falou de diagnóstico de motor com aparelhos eletrônicos, assim como a Tecnomotor, tratando de diferentes aspectos. Já a NGK/NTK abordou dois temas em duas palestras diferentes: sonda lambda e o conjunto de velas e cabos.

15102

Por sua vez, a Affinia Automotiva, através da marca Nakata, tratou sobre sistemas de lubrificação. A Visteon falou de conforto térmico dentro do habitáculo do carro, enquanto a Lelco falou de adulteração de combustíveis. A fabricante de motores Cummins tratou do tema mais importante dos últimos anos na indústria de veículos pesados: o Euro 5. O Sindirepa-SP levou sua palestra com o tema “Reparação Consciente”.

Várias fabricantes de automóveis também levaram informação técnica para a Semana Tecnológica. A PSA teve suas duas marcas representadas: a Peugeot falou do sistema de direção com assistência elétrica “DAE” do compacto 208, enquanto a Citroën explicou como funciona o sistema de acesso e partida sem chave (“keyless”) do sedã C4 Lounge. A Fiat tratou do seu câmbio automatizado Dualogic, enquanto a Volkswagen abordou seu novo motor 1.0 de 3 cilindros, que equipa o Fox Bluemotion. A BMW também esteve presente, mas abordando as novas tecnologias de sua linha de motocicletas. Já a Mitsubishi explicou os recursos nos sistemas eletroeletrônicos em seus veículos.

Eduardo Guimarães, supervisor de treinamento da Affinia Automotiva, foi um dos palestrantes da Semana. Foi sua quarta participação no evento, levando informação para uma plateia de alunos e profissionais que quiseram enriquecer seu conhecimento. Desta vez, o assunto foi “Diagnóstico de Sistemas de Lubrificação do Motor”.

O especialista conta que o conteúdo das palestras acabam agregando mais conteúdo ao que os alunos estudam em seus cursos. “Estava conversando com uma turma de Mecânica Diesel antes da palestra e eles estavam começando a estudar justamente os sistemas de Arrefecimento e Lubrificação”, conta Eduardo, que também destaca que mecânicos experientes, que estão fazendo cursos de especialização, também o procuram bastante depois das palestras.

Eduardo leva em conta o momento da indústria automobilística nacional, que, segundo ele, está em uma evolução plena. “Os lançamentos e novidades são enormes, e (o evento) é uma forma de se ter acesso a esse tipo de informação”, disse. “A informação vinda de uma fábrica de automóveis ou autopeças, hoje, se tornou mais fácil. No passado era bem mais difícil. Mas um evento como este é uma oportunidade de ter em poucos dias muita informação de muitas empresas ligadas ao ramo de autopeças e das próprias fabricantes de automóveis”, conclui.

Mundo SENAI

Paralelamente à Semana Tecnológica, o SENAI-Ipiranga também promoveu a ação nacional da entidade, chamada de Mundo SENAI, onde as escolas são abertas à visitação pública. No caso da unidade paulistana, quem entrou para conhecer a escola também pode assistir às palestras das empresas e conferir demonstrações de sistemas automotivos feitas por alunos da própria escola. (FL)

15117

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php