Diretor de Marketing da Rede Âncora, Sandro Vivian fala sobre as iniciativas da associação de varejistas; na opinião do executivo, o mercado vai se aproveitar do aumento da frota circulante nas ruas em 2016
Revista O Mecânico: O que é a Rede Âncora e como ela surgiu? A qual demanda a iniciativa veio atender?
Sandro Vivian: A Rede Âncora surgiu em maio de 1998, em São Paulo/SP, quando Álvaro Pereira e outros 12 empresários se uniram para, juntos, buscar novas soluções para a administração de seus empreendimentos, trazendo ao mercado um modelo de negócios inovador. A ideia deu tão certo que, hoje, a Rede se destaca por ser uma das maiores distribuidoras de autopeças do país, com atuação no segmento de reposição automotiva nas linhas leve, pesada e mista.
O Mecânico: Hoje, como está estruturado o negócio da Rede Âncora?
Sandro: A Rede Âncora vem passando por uma grande evolução nos últimos anos, buscando adequar sua gestão às melhores práticas de governança corporativa. Desde 2013, contratamos a Fundação Dom Cabral, a fim de trabalhar a capacitação da diretoria e alta gerência da empresa e traçar um planejamento estratégico alinhado às tendências e demandas do mercado. Nosso escritório nacional está sediado em Curitiba, no Paraná, e é nele que são tomadas as decisões estratégicas e onde fica a estrutura executiva da Rede, composta pelos departamentos: Comercial, Desenvolvimento e Expansão, Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Marketing & Marca Própria e Tecnologia da Informação (TI). Temos ainda 16 centros de distribuição, divididos entre 14 estados brasileiros e o Distrito Federal, e um total de 750 lojistas associados.
O Mecânico: A Rede possui inclusive marcas de fluidos de arrefecimento e aerossóis. Por que a associação decidiu investir em marcas próprias para esses produtos?
Sandro: A Rede Âncora sempre se destacou por ter um modelo de negócio inovador e, neste contexto, permanece atenta às tendências e demandas do mercado. Uma das questões primordiais a se ter em conta atualmente é que os consumidores estão cada vez mais atentos, bem informados e, consequentemente, muito mais exigentes, portanto precisamos nos aprimorar constantemente. Desta forma, a marca própria foi desenvolvida e continua sendo trabalhada para agregar valor e diferencial competitivo aos nossos associados. Todos os nossos produtos têm posicionamento premium e são vendidos exclusivamente às lojas que fazem parte do nosso sistema.
O Mecânico: Recentemente, a Rede Âncora inaugurou nova sede do Centro de Distribuição de São Paulo. Quais benefícios essa medida trará para a associação?
Sandro: A reinauguração do Centro de Distribuição de São Paulo em uma nova sede se deu, primordialmente, para otimizar a logística, colocando-o em um local com melhor acesso a rodovias. O acontecimento marca ainda uma nova fase de atuação do CD, simbolizando um processo de crescimento e expansão. As novas instalações são maiores e com melhor infraestrutura, proporcionando um local de trabalho mais privilegiado para seus colaboradores. O estado de São Paulo ocupa hoje um lugar de destaque na Rede Âncora e a ideia é continuar trabalhando cada vez mais para um desenvolvimento contínuo e crescente.
O Mecânico: A Rede promove a série de seminários “Força Âncora” para seus clientes. Do que tratam esses seminários e para quais públicos são direcionados?
Sandro: Os seminários “A Força Âncora” se traduzem em uma ferramenta de inteligência e treinamento. Este é mais um diferencial que buscamos levar aos nossos associados. Os públicos aos quais foram direcionados foram os proprietários e equipes de lojistas Rede Âncora. Ao todo, foram 12 eventos, entre abril e novembro, nos estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Pará, Alagoas e Bahia. Contamos com a participação de mais de 2600 pessoas e conquistamos um grande sucesso, obtendo um nível de satisfação de 97%. A programação teve como foco o treinamento e capacitação das equipes de nossos lojistas, abordando temas como excelência em vendas, marca própria e questões específicas de indústrias parceiras.
O Mecânico: Qual é a importância do mecânico independente para a Rede Âncora?
Sandro: A Rede Âncora vê o mecânico independente como um público de extrema importância. Ele tem um perfil com alta capacidade técnica, além de trabalhar com multimarcas, o que o faz absorver muito bem o amplo e diversificado portfólio de marcas e produtos da Rede. O mecânico também é uma figura que transmite confiança aos clientes e, dessa forma, assume papel de formador de opinião.
No nosso país, o mecânico é uma figura muito representativa, com a qual os donos de veículos criam elos de confiança muito relevantes. Uma boa parte dos motoristas entende a opinião do mecânico como um diagnóstico preciso, por isso, ele acaba tendo um poder de influência significativo, tornando-se, sim um formador de opinião no mercado de reposição automotiva.
O Mecânico: Quais ações a Rede Âncora destina para atender o mecânico independente?
Sandro: Nós trabalhamos com eventos de capacitação e ações específicas como o “Café & Happy Hour”, no qual levamos palestras técnicas, novidades e informações à parte desse público que está inserida no grupo de associados Rede Âncora. Buscamos sempre agregar conhecimento, pois temos consciência de que é essa a base da construção de profissionais de excelência.
O Mecânico: Como foi o ano de 2015 para os associados da Rede? A crise afetou os negócios de autopeças?
Sandro: Este foi um ano muito positivo para a Rede Âncora e todos os nossos associados, repleto de crescimento e consolidações. Organizamos 13 eventos de treinamento e capacitação: os 12 seminários estaduais e o 1º Simpósio Top 100, no qual premiamos nossos lojistas de maior destaque ao longo de 2015, proporcionando a eles muito conhecimento, além, é claro, de momentos de diversão e entretenimento. Tivemos ainda a reinauguração do Centro de Distribuição de São Paulo, em um local maior e mais privilegiado, e a abertura de um novo Centro de Distribuição em Uberlândia, para atender à alta demanda de lojistas do Triângulo Mineiro (uma boa parte, fruto do interesse gerado através da participação da Rede na Feira Minasparts).
Acredito que a crise afeta, direta ou indiretamente, todo o país. O segmento de reposição não é uma exceção. Porém, para a Rede Âncora, este acabou sendo um momento propício para rever e otimizar processos, desta forma, nos colocamos na contramão deste cenário de instabilidade política e econômica e conquistamos um ano de expansão e desenvolvimento, em todos os níveis.
O Mecânico: Quais são as suas expectativas para o mercado de reposição automotiva no ano de 2016?
Sandro: Apesar das dificuldades enfrentadas pelo país de forma geral, minhas expectativas são de um ano mais estável, com perspectiva de crescimento para este mercado. Hoje, o segmento de reposição automotiva conta com um residual de 5% sobre o volume de vendas da frota circulante em território nacional. Considerando ainda que, conforme apontam diferentes estudos, os brasileiros só costumam recorrer às concessionárias durante o período de garantia, enquanto o número de veículos no país continuar aumentando, a projeção para o mercado de reposição permanece sendo de crescimento. Sem contar que, mesmo que haja uma estagnação na venda de automóveis, aqueles que estão em circulação ainda vão precisar de manutenção.