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Gates alerta para a troca correta de correias dentadas

Devido à pesquisa contínua de novas formas e materiais, a Gates está ampliando a vida útil da correia dentada e tornando o problema da quebra cada vez mais raro. A empresa explica que o erro mais comum é a aplicação de correias de Cloropreno, projetadas para motores mais antigos, nas novas gerações de alta performance, que necessitam de correias em HNBR, um elastômero muito mais resistente ao calor, óleo lubrificante e ao ozônio do ar.

Como muitos motores mantiveram a mesma estrutura ao longo dos anos, é possível montar peças das gerações antigas nas novas. No caso da correia dentada, o proprietário pode “economizar” cerca de R$ 20,00 se trocar o item original em HNBR por outro de Cloropreno. Porém é preciso lembrar que os populares 1.0, por exemplo, ganharam mais de 50% de potência desde a sua criação. Como a exigência e o calor são muito maiores, a correia errada romperá em pouco tempo. O resultado final é o carro no guincho e o motor com sérios danos.

“Quando montadas nos motores indicados, nossas correias em HNBR duram, em média, 60.000 km e as Cloropreno 40.000 km. O problema é instalar a correia errada, seja por desconhecimento ou para economizar. Já atendemos casos em que a peça se rompeu com pouco mais de 1.000 km”, explica Plinio Separovic Fazol, supervisor de Marketing e Engenharia da Gates.

Plinio orienta também que carros fabricados após 1995 precisam usar correia dentada em HNBR. “As correias Gates nesse material trazem a sigla XS ou HNBR gravada na embalagem e na própria peça. Se a correia nova não tiver o código, está errada”, esclarece Plinio Fazol.

8 comentários em “Gates alerta para a troca correta de correias dentadas

  1. Troquei a correia dentada do meu carro rodei 3 mil quilômetros e ela quebrou,resumindo gares no meu carro nunca mais já e a terceira q eu troco e quebra até mesmo pq sou mecânico mas achei q era problema dos proprietários dar tranco nós carros ,mas o meu nunca dei tranco quebrou comigo na BR numa velocidade de 100 quilômetros por hora

  2. Comprei correia dentada e tensor para meu civic 2004…já rodei 30mil kms….quanto mais ainda posso rodar..ou já tenho q trocar???

  3. VOU COMPRAR UM KIT PARA CORREIA DENTADA NO EXTRA SUPERMERCADOS O MEU MEDO É SOMENTE SE É ORIGINAL
    PALIO EDX 98 / 1.0 VALOR DO KIT R$76,00

  4. Mandei instalar uma correia gates HNBR em minha FIAT STRADA e ela durou 14213km. E arrebentou do nada. Tomei um prejuizo de 1500 reais. Els disseram que a correia não é a culpada. Porém ela perdeu boa parte dos dentes. Separando o elastômero dos cordonéis.

  5. Olá boa noite amigos,fiz uma pesquisa sobre as correias dentadas gates e gostei do q li,comprei para meu carro um honda civic 2002 1.7 aut.estou aguardando chegar na verdade comprei o kit correia e tensor.abç.ate próxima

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