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Funcionamento do sistema de injeção da Chevrolet Captiva

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Conheça como funciona a injeção eletrônica do utilitário importado da Chevrolet, que conta com componentes diferenciados, com destaque para o módulo de controle da bomba de combustível

Carol Vilanova

 

O Chevrolet Captiva tem uma missão muito importante: representar a marca da gravata dourada no segmento dos utilitários aqui no Brasil, o que não é tarefa fácil, considerando a quantidade de concorrentes e do alto nível que apresentam. Apesar de ser produzida no México, conta com a vantagem de ter o respaldo da ampla rede da marca, que está espalhada por todo território nacional. Mas também tem seus segredos em relação aos componentes que adota, como o sistema de injeção eletrônica, que abordamos nessa reportagem.

O modelo na versão Sport, de ano 2008, foi o primeiro a chegar por aqui, ainda com o potente motor Alloytec 3.6 litros V6, já utilizado na linha Omega, que vem da Austrália. São 261 cv de potência a 6500 rpm e toque de 32,95 kgfm a 2.100 rpm. Entre os componentes da construção do motor, podemos destacar o cabeçote, pistões e bloco de alumínio, além do coletor de admissão variável e o comando de válvula variável, que otimiza a entrada de ar/combustível e, consequentemente, o regime de rotação do motor. Assim, quem ganha é o meio ambiente, pois o nível de emissões é bastante baixo.


Manutenção

Segundo Marcos Antonio da Cruz Luis, instrutor técnico do módulo GM do SENAI-Vila Leopoldina, a manutenção do veículo deve seguir o manual do proprietário, mas existe uma questão importante sobre o motor, que ele explica: “de construção altamente tecnológica e por conter sistema que altera o diagrama das válvulas (comando variável), esse motor é muito exigente com relação a especificação correta do óleo lubrificante. Alterações de viscosidade ou de qualidade do lubrificante pode causar falhas de funcionamento. Muitas vezes, o reparador coloca o fluído fora da especificação, o que além das falhas, também aumenta o consumo de combustível e a emissão de poluentes”, explica. O óleo lubrificante usado na Captiva V6 é do tipo mineral com especificação 5W30 e a troca deve ser feita a cada 5 mil km ou 6 meses.

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Injeção e sensores

O sistema de injeção eletrônica conta com sensores modernos para leitura e envio de informações para a unidade de comando eletrônica. Vamos conhecer todos os sensores e suas funções no conjunto:

1) Sensor MAP (Manifold Air Pressure) ou Sensor de pressão do ar – faz a leitura da pressão absoluta do coletor de ar e fornece informações instantâneas de pressão de admissão para a unidade de controle eletrônico do motor (ECM). O ECM utiliza a informação do MAP para realizar alterações no cálculo do tempo de injeção em função da alteração da densidade do ar que é afetada pela altitude onde o veículo transita.

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2) Sensor MAF (Mass Air Flow) – é do tipo filme aquecido, faz a leitura do fluxo ou massa de ar do coletor de admissão e é integrado ao sensor de temperatura do ar.

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3) Sensores de fase CMP (Camshaft Position): indicam a posição do comando de válvulas para o módulo de injeção. Uma particularidade destes sensores é o fato de que cada sensor possui dois elementos Hall alimentados com uma tensão de 5V fornecido pelo ECM. Como se trata de um motor em V existem quatro sensores, dois para cada eixo de eixo de comando.

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4) Sensor de rotação CKP (Crankshaft Position): indica ao ECM a posição e rotação do motor. Seu princípio de funcionamento é baseado no princípio da relutância magnética (sensor indutivo).

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5) Válvulas de controle de comando variável: o ECM ajusta o ponto de cada uma das quatro árvores de comando das válvulas através de pulsos PWM, no qual é possível adiantar em até 25° o ponto da comando de admissão e em até 25° o ponto da comando de escape.

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6) Corpo de borboleta: equipado com os sensores de posição de borboleta, regula a quantidade de ar que entra no motor em função da posição do pedal do acelerador. É do tipo Drive By Wire, ou seja, sem cabo, o que movimenta a borboleta é um servo motor controlado pela unidade de comando.

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7) Módulo ECM: módulo de controle do motor (Engine Control Module), unidade que controla o sistema de injeção eletrônica, recebe os sinais dos sensores, gerando comando para os atuadores, formulando mistura, controlando a variação de fases dos comandos, e ajustando o ponto de ignição.

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Obs: Nunca faça manutenção do módulo sem proteger a bateria, para evitar um curto-circuito.

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8) Galeria de combustível: distribui combustível para as válvulas injetoras. Possui (na maioria dos casos) uma tomada de teste da pressão e vazão da bomba de combustível.

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9) Válvula injetora: injeta combustível no cabeçote próximo a válvula de admissão para formar a mistura. Nas situações de manutenção, é fundamental uma análise criteriosa do filtro primário instalado na entrada de combustível. Em caso de suspeita, este filtro deverá ser substituído nas seis válvulas.

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10) Tomada para verificação de pressão de combustível: Local para instalação do manômetro para fazer os testes de pressão e vazão de combustível.

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11) Transformadores: são individuais para cada cilindro e dispensam a utilização de cabos de alta tensão aumentando a confiabilidade do sistema. Neste motor foram instaladas velas de ignição com eletrodo central de platina, o que aumenta consideravelmente o prazo de substituição e dispensam ajuste da folga de trabalho.

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12) Sensor de Oxigênio: estão instalados quatros sensores de oxigênio, dois sensores de banda larga que ficam antes dos catalisadores e dois sensores tipo planar que ficam após os catalisadores.

Sensor planar: Possui 4 fios, é alimentado com tensão de 12V pós-chave e tem o aquecedor acionado através de pulsos PWM, utilizando uma célula com o princípio de Nernst, ou seja, produz tensão contínua na faixa entre 100mV até 900mV, considerando que valores até 450mV indicam mistura pobre, entre 450mV e 500mV uma mistura ideal e acima dos 500mV indicam uma mistura rica. É importante a mudança entre as três faixas de tensão.

Sensor de banda larga: Possui 6 fios, é alimentado com tensão pós-chave com o aquecedor também acionado através de pulsos PWM. Após aquecido, o sensor de banda larga, além de utilizar o princípio de Nernst, também informa ao ECM duas correntes de monitoramento, chamadas de corrente de bombeamento e corrente de ajuste. Como vantagem, o ECM, além de identificar se a mistura está rica ou pobre, consegue identificar o quanto a mistura está fora do ideal.

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Obs: Existe um fixador de posicionamento do conector da sonda lambda que a prende num local seguro, evitando que encoste, por exemplo, na ventoinha.

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13) Válvula do sistema de emissão evaporativa: fica na parte de trás do motor, controla a purga do canister. Trata-se do envio dos vapores de combustível armazenado no canister para coletor de admissão.

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14) Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento: trata-se de um termistor NTC (Negative Temperature Coefficient) submetido diretamente ao líquido de arrefecimento. Sua alimentação de 5V é fornecida pelo ECM.

No elevador

Com o carro no elevador, destacar os seguintes sensores:

1) O tanque é dividido pelo diferencial, do lado direito tem a bomba de combustível e um dos sensores de nível, e o outro sensor está no lado esquerdo. A visualização não é possível, pois estão dentro do tanque.

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2) Cânister: o cânister está à frente do tanque e tem esse tamanho grande devido às dimensões do motor e do tanque de combustível. Sua função é armazenar vapores de combustível provenientes do tanque.

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3) Sensor de detonação na parte frontal do bloco do motor, com acesso por baixo, sua função é ler as vibrações provocadas pela detonação da mistura, possibilitando correção do avanço da ignição.

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Sistema de combustível

Os componentes do sistema de combustível da Chevrolet Captiva têm seus diferenciais, mas muitos dos sensores são comuns aos de outros veículos. São eles: sensores de pressão MAP e MAF, sensores de temperatura do ar e do líquido de arrefecimento, sensor de rotação, quatro sensores de fase, válvulas de controle de comando variável, corpo de borboleta com sensores de posição de borboleta, galeria de combustível, válvulas injetoras e filtro de combustível. Todos que já vimos acima. Alguns modelos da Captiva não contam com filtro de combustível, como é o nosso caso.

Entre os diferenciais, o destaque é o modulo FPCM (Fuel Pump Control Module, inglês para módulo de controle da bomba de combustível), um sistema que faz controle eletrônico da pressão e da vazão da bomba.

“O módulo de controle da bomba de combustível faz o controle da pressão de combustível em diversas condições do motor, como marcha lenta, condições de carga e potência. A bomba de combustível é controlada através de pulsos com largura modulada PWM (Pulse Width Modulation), o que propicia um controle mais eficiente do funcionamento da bomba”, explica Marcos.

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Este sistema dispensa a utilização do relé da bomba e do regulador de pressão, para o controle são utilizados dois pressostatos, que são sensores responsáveis pelo monitoramento da pressão do combustível e estão instalados um sobre o tanque e outro próximo à roda dianteira esquerda.

O pressostato montado sobre o tanque monitora a pressão do combustível logo após a bomba. Devido à proximidade com peças aquecidas no cofre do motor, foi instalado um segundo pressostato para verificar se a pressão do combustível foi alterada.

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Obs: “Existe a informação incorreta de que este veículo possui duas bombas de combustível, mas na realidade existem dois sensores de nível e uma única bomba. Isto ocorre devido ao formato diferenciado do tanque. A função do segundo sensor de nível é contabilizar o combustível que está no lado oposto ao da bomba, principalmente, em condições de nível baixo”, finaliza Marcos.
Desmontagem do módulo da bomba

1) O acesso ao módulo da bomba é feito por meio do porta-malas. Para soltar o conector do módulo da bomba, faça o movimento indicado pela seta.

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2) Os dois fios trançados são os fios que vão para a bomba de combustível.

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Colaboração técnica: Senai – Vila Leopoldina

58 comentários em “Funcionamento do sistema de injeção da Chevrolet Captiva

  1. Olá, Cristiano. Para direcionar sua pergunta para nosso consultor técnico, por favor, envie a dúvida pelo formulário no link https://omecanico.com.br/contato/. Selecione “dúvida técnica” no assunto e inclua o link da reportagem a que se refere, se for o caso. Assim que tivermos retorno enviaremos a resposta por e-mail. O prazo varia de 10 dias a 30 úteis.

  2. Boa noite
    Gostaria de saber se o senhor teria a informação da ordem de ignição da captiva 3.6 v6 ano 2008
    Para me passar? Obrigado

  3. Bom dia,tenho uma capitiva 2008 v6 3.6 as vezes ela passa marcha normal e as vezes ela não passa já levei no mecânico e ele não soube responder ,se alguém estava com esse problema e conseguiu resolver por favor me ajude fico muito grato

  4. Bom dia me chamo Marivaldo, tenho uma Captiva Sport v6 3.6 ano 2008 que quando esquenta o motor e a ventuinha aciona ela morre e acende todas as luzes no painel e da sinal de partida já foi consertado o módulo de injeção já troquei bomba d’água válvula termostática limpeza de radiador e ninguém acha o defeito. Alguém pode me dar uma dica. Desde já agradeço.

  5. Boa noite meu nome é Marivaldo, tenho uma Captiva v6 3.6 2008, quando ela esquenta o motor ela morre e acende tudo as luzes no painel e depois de uns 3a4 pega e depois pega anda um pouco e morre em 8km chegou a morrer 7 vezes já gastei muito dinheiro e nenhum mecânico acha o defeito
    Alguém pode me dar uma dica.desde já agradeço.deus abençoe a todos.

  6. Tenho uma captiva v6 2011 ,ela vira a partida mais não pega. Joguei wd lá no corpo ela pega ,queima o produto que joguei e morre. Parece falta de alimentação de combustível o que pode ser ?

  7. Tenho uma 3.6 2008,e a luz da injeção está acessa,e quando está acessa as ventoinhas ficam ligadas diréto,e o ar condicionado tbm n funciona,fasso o sangramento na bomba de água,e a luz se apaga ,e fica tudo normal depois de alguns dias volta a acender!os poderia ser??

  8. Bom dia, tenho uma Captiva 2010 2.4, ultimamente quando estou andando ela perde força e morre, isso andando no plano em condições normais.
    Alguém tem ideia do que pode ser ? Já se depararam alguma vez com esse problema ?

  9. Gostaria de saber onde fica o fio da bomba de combustivel para que eu instale um rastreador. Cortei o fio cinza trançado com vermelho no módulo que fica na mala e mesmo assim o carro funciona normal com o fio cortado.

  10. boa tarde…gostaria de saber se alguém tem o esquema elétrico ,captiva 3.6 v6..obrigado

  11. Tenho uma captiva 3.6 2009 e está falhando o ultimo cilindro
    Não e bico não é bobina e nem vela alguém pode me ajudar obrigado

  12. Boa noite tenho uma capitiva 2012 2.4 16 v. Quando ela ta encrinado em uma ladeira que eu vou dar a re ela começa a falha gostaria de saber o que pode ser pois na reta não falha

  13. Boa noite!

    tenho uma captiva 2.4 2012 que morre no transito quando aperto no freio! olhei algumas matérias que pede a troca do sensor do pedal de freio. Pode me responder se tem algo a ver.

  14. Boa noite tenho uma capitva 3.6 v6 sport 2009 …
    Meu arcondicionado funciona muito bem quando o motor do carro esta com a temperatura entre 50 e 90 graus chegando ate 103 graus aparti de 95 o compressor desarma verifiquei as duas ventoinhas e está funcionando oque ser a que pode ser ?

  15. Bom dia! meu nome é Carlos, tenho uma captiva 3,6 v6 2008 modelo 2009 e ela está com um barulho estranho no motor na partida a frio só na hora da partida. O barulho acontece questão de 2 segundos e para daí fica normal, levei no mecânico e ele pasou o scaner e acusou defeito no sensor de detonação e sensor de rotação. fiz o pedido das peças para serem substituidas, mas vi que o mêcanico não estava seguro em seu diagnóstico, aí pensei se podia ser tuchos ou outra coisa. O carro está fuincionando normal apenas esse problema será que vc poderia me dar uma luz. Agradeço demais!!!

  16. e um prazer falar com voces,estou com uma capitiva 2.4 16v 2009 automatica a 15 dias.
    arraque sem partida e sem pulso e sem 12v , em todos se ores e atuadores.
    por favor me ajudem muito grato, Flavio.

  17. Tenho uma Captiva 2009 ela tá com um problema quando eu ando certa distância ela morre e ficar parecendo que faltou combustível mesmo tendo combustível . Ai depois de mas ou menos uma 1 hora ela pega mas anda certa distância é morre dinovo

  18. Tenho uma captiva 2011 2.4 e tive o mesmo problema a luz da injeção não apaga mas o carro anda normalmente…Coloquei em 50 litros de gasolina 10 litros de alcool….O carro andou 10 km e a luz da injeção apagou…Boa sorte

  19. Tenho uma capiva 3.6 v6 depois de meia hora andando ela vem falar é morre aí espera uns 5 minutos da na partida ela pega aí eu vi que o modulo da boba de combustível fica quente

  20. Bom dia Fábio tudo bem com você.

    Espero poder lhe ajudar.
    Respondendo sua pergunta, o procedimento correto para a solução do seu problema. Seria utilização de um aparelho de Injeção Eletrônica específico para seu veículo, aparelho esse que nos mostra todo o funcionamento de todos os sensores do veículo, possibilitando assim a verificação de um todo bem antes que se trocar alguma peça do veículo.
    Outro ponto importante Fabio, neste motor que equipa o seu veículo e indispensável a utilização de ferramentas específicas do motor, pois o mesmo trabalha com diversos pontos de referência para o seu perfeito sincronismo.

    MOTOR ZOOM REPARAÇÃO AUTOMOTIVA.

    Rua: Catequese 812 – Bairro Jardim – Santo André – Sp
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  21. Bom dia!
    Tenho uma captiva V6 ela está com problema que ninguém consegue descobrir, no painel aparece a mensagem ” Reduzida a potência do motor” e acende a luz da injeção com uma seta pra baixo, só que desliga o motor , em qualquer velocidade. Por favor quem sobre o que seria me diga, pq já troquei catalizador fiz uma revisão, infelizmente não foi em concecionaria.

  22. ola boa noite tenho uma captiva 2011 2.4 e ela esta com a luz da injecao acessa e nao apaga a tempo nao parece nenhuma anormalidade no funcionamento dela o que pode ser e tambem os vidros no alarme nao sobem o que pode estar acontecendo sera que vc pode me ajudar

  23. A minha captiva 2011 também a luz da injeção não apagava….São os bicos da injeção que estão com sujeira devido a nossa gasolina ser mais ou menos…Em meio tanque de gasolina comum coloquei 5 litros de alcool combustível .Rodei 30 minutos e a luz apagou…….Mujito bom

  24. ola boa tarde tenho uma captiva 2011 2.4 e ela esta com a luz da injecao acessa e nao apaga a tempo nao parece nenhuma anormalidade no funcionamento dela o que pode ser e tambem os vidros no alarme nao sobem o que pode estar acontecendo sera que vc pode me ajudar

  25. Boa noite! Tenho uma captiva 3.6 que, a partir da segunda ou terceira marcha, perde muita rotação e passa o restante das marchas em baixa rotação. Não aparece nada nos scaners de motor ou câmbio. Até agora já passei por 3 mecânicos que não sabem o quê é. Acho que vou mandar ela para a nasal kk. Se puder me ajudar com sua experiência eu ficarei muito grato. Marcos

  26. Tenho uma capitiva spot 3.6 motor v6 ano 2010 consumo alto fãs 3.4 há 3.7 km por litro na cidade algum mecânico falou pra trocar cabos de vela e velas , mas o carro não falha não perde força , só consome muito

  27. Boa noite! Estou com uma capitiva v6 com o seguinte defeito, ela não atua nenhuma das 4 válvulas de controle do comando variável!
    Já programei outra Centralina fis continuidade do chicote e ela continua com as mesma falha! Ai ela está ruim pra desenvolver porquê não tem variação nos comandos. Se alguém pôde me ajudar ficarei grato!

  28. Gostei muito da matéria. Tenho uma Captiva 3.6 v6 2009 e ela não apaga a luz da injeção. Além disso, ela corta a aceleração como proteção, quando estou em viajem com a velocidade acima dos 110km/h. Já passei o scanner e disseram que é algum problema de catalisador. É possível reparar ou tem que trocar mesmo?

  29. Gostei muito da matéria. Tenho uma Captiva 3.6 v6 2009 e ela não apaga a luz da injeção. Além disso, ela corta a aceleração como proteção, quando estou em viajem com a velocidade acima dos 110km/h. Já passei o scanner e disseram que é algum problema de catalisador. É possível reparar ou tem que trocar mesmo.

  30. Tenho uma Captiva 3.0 2011 e também esteou com o problema relatado aqui. Sempre que abasteço o carro não quer pegar. Não tenho problemas com a partida a quente. Alguém tem alguma informação a respeito?

  31. Estou querendo saber onde fica o filtro de combustível da capitva, pois estou com a minha falhando e acredito que seja sujeira.

  32. Também tenho este problema. Mas é interessante que é somente após o abastecimento, e o problema não ocorre quando o motor está quente necessariamente.

  33. Junior, o sintoma que você descreveu indica que o motor tem problema de partida a quente. O combustível pode estar fervendo dentro dos dutos. É preciso que um profissional especializado examine melhor seu veículo. Um abraço.

  34. Nilton, infelizmente, não dispomos desse material. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.

  35. Olá…gostaria de saber pq tem captiva com dois escapamentos e outras com, é verdade que quando tem dois escapamento ele economiza combustível?

  36. Gostaria muito de receceber de você as modernidades do tipo de novas injeçôes cambio CVT e tipos de injeção , ex: celta e outros

  37. Boa noite, tenho uma capitiva q nunca me deu problema, porém a luz de injeção não apaga, mais o carro não perde potência e não apresenta problemas. mais a luz não apaga. Já levei em algumas concessionária mais não souberao explicar, pq no capto não acusa nada. Obrigado.

  38. estou com capitiva 3.6 codigo de falha p0496 valvula do canister ja troquei e nada pode dar uma dica desde ja muito obrigado

  39. boa tarde,estou com problema com a minha captiva 2011 2.4 ecotec .o mecanico não consegui apagar o cod p0017 . no aparelho dele mostra que o sensor do comando de valvula do escap não está funcionado…fica 00 mas ele colocou de uma outra captiva e não resolveu.
    eu perguntei pra ele ,será que tem que trocar as polias do comando ,ele disse que não….
    você podem me ajudar?
    abraços

  40. Tenho uma Captiva 2010 V6 e está com problemas, passei ela no aparelho e segundo o mecanico, acusou ser valvula de avanço do comando, essa peça seria a descrita no item 3 de sensores? Sensores de fase CMP (Camshaft Position).

    O problema é que não acho essa peça.

    Obrigado.

  41. Desde final de 2010 a a Captiva recebeu motores de injeção direta diferente desse. A cilindrada é 3.0 com 268 CV de potência.

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