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Motor turbo interage muito bem mesmo em diferentes segmentos

Equipados com motor turbo 1.6 THP, os modelos Peugeot 308 CC e 508 e o esportivo Citroen DS3 apresentam, além do design, comportamentos diferentes, mas sempre com pontos positivos em relação a potência e torque

Texto: Carolina Vilanova

Um motor turbinado impulsionando com eficiência veículos de diferentes categorias. Com esse propósito foi projetado o THP da PSA Peugeot Citroën, em parceria com a BMW, um conjunto que se destaca, pela tecnologia e baixo custo de manutenção.

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O primeiro modelo da Peugeot a sair dá fábrica com o THP foi o crossover 3008, já com o conceito do downsizing, ou seja, baixa cilindrada com alta potência e já trazia uma alta disse de tecnologia. Em seguida, vieram o 308 CC, o RCZ, o 508, o 408 e o compacto 308 na versão Feline. Já na Citroen, o conjunto é adotado nona seguintes modelos: DS3, DS4 e DS5. Pelo menos entre os modelos que vêm para o Brasil.

Tudo da mais alta tecnologia e modernidade foram aplicados na construção do engenho. A sigla THP vem de Turbo High Pressure, um conjunto motriz fabricado em bloco de alumínio e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados. A engenharia dá PSA explica que a performance desse motor deve-se ao desenvolvimento de diversos componentes com o propósito de redução de atrito, gerando, assim, economia de combustível e baixíssima emissão de poluentes na atmosfera.

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Alguns pontos fortes dá construção vem dá tecnologia de acionamento pilotado para componentes como alternador, a bomba de óleo, a turbina do motor, a válvula termostática, a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão. Isso significa que eles são comandados segundo uma estratégia definida eletronicamente pelo módulo da injeção eletrônica. Isso permite um controle muito mais preciso de seu funcionamento, sem perda de energia comum nos motores convencionais, segundo a marca.

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Veja mais sobre o comando pilotado na edição 204 dá nossa revista, ou clicando no link: https://omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=584&edid=49&topicid=2

Também foi esclarecido que as folgas internas neste tipo de motor também são muito pequenas comparadas aos motores convencionais, isso porque em sua fabricação são utilizados maquinários modernos, assim como padrões de usinagem, que geram maior durabilidade.

Para acompanhar toda tecnologia do THP, a PSA adotou uma alimentação de combustível por meio do sistema de injeção direta de gasolina. Essa fórmula resulta em muita potência, toque alto mesmo em baixas rotações, com economia e menos poluente na atmosfera. São 165 cavalos de potência a 6.000 rpm, com torque máximo de 24,5 kgfm disponível a 1.400 rpm, permitindo acelerações rápidas, com velocidade final e muita agilidade nas retomadas, principalmente em casos de ultrapassagens na estrada.

MOTOR THP
Número de cilindros: 4
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1,6 l
Potência máxima: 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo: 24,5 Kgfm a 1.400 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica direta

Completando o powertrain, a PSA oferece dois tipos de câmbio, automático sequencial de seis marchas e o manual também de seis marchas. O primeiro equipa a maioria dos modelos, principalmente, os mais luxuosos, como o 308 CC, o 508 e o 408. O DS3 dá Citroen por sua vez, aproveita seu apelo esportivo para carregar a caixa manual, com muita suavidade e agilidade nas trocas. Um caimento perfeito em termos de powertrain.

A caixa automática é um conjunto que trabalha utilizando o melhor regime de rotação do motor, com trocas rápidas e suaves. A engenharia explica que foi adotado o conversor de torque pilotado, no qual uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o efeito de “freio motor”. O objetivo é que se tenha a mesma sensação de dirigi um carro equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo “freia” pelo motor, proporcionando economia dos freios e de combustível, já que não há injeção de gasolina nessa condição.

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Peugeot 308 CC
Todo charme do conversível da Peugeot, que ganha.com o conjunto de tem de força, tem por trás uma engenharia que privilegia conforto e segurança, com uma arquitetura de rigidez em relação a torção, que deve ser tratada para ser transformável e ter bom comportamento na cidade e estrada.

A suspensão, que confere estabilidade e dirigibilidade ao modelo, é composta pelo conjunto McPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, oferecendo simultaneamente rigor de comportamento e filtragem no eixo dianteiro. Na traseira utiliza travessa deformável com barra estabilizadora oca e soldada, proporcionando rigor, controle das vibrações e bom comportamento da carroceria.

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O sistema de direção conta com assistência variável eletro-hidráulica com uma potência de 650 watts, que varia em função da velocidade do veículo, da velocidade de rotação do volante e da temperatura do óleo de direção. A Peugeot explica que a secção do êmbolo e a lei da válvula foram adaptadas às características desta silhueta para oferecer uma grande precisão, uma boa sensação de utilização e ausência de vibrações.

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Os amortecedores dianteiros são construídos com uma haste de 22 mm (em vez de 20 mm), de modo a propor uma excelente capacidade direcional, compensar o peso do veículo e suportar os esforços. Foram escolhidos calços em duas matérias, 20% mais rígidos que no hatcback, com vantagens para o comportamento da carroceria e o conforto.

Ficha técnica

Tração: Dianteira
Caixa de marchas: Automática sequencial 6 velocidades
Direção : Com assistência eletro-hidráulica variável

Suspensão
Dianteira: Rodas independentes, pseudo McPherson, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados
Traseira: Rodas independentes, com travessa deformável e amortecedores hidráulicos pressurizados

Freios
Dianteiros: Discos ventilados de 302 x 26 mm
Traseiros: Discos sólidos de 249 x 9 mm
Assistência: ABS (Bosch 8.1) com repartição eletrônica de frenagem (REF) e ajuda à frenagem de emergência (AFU)
Pneus 225/40 R18

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Peugeot 508
O THP também equipa o requintado 508, atrelado à caixa automatizada. O sedã de luxo vem cheio de tecnologia e equipamentos de segurança. Os destaques do modelo são o sistema Open & Go, que substitui a chave convencional pelo botão de acionamento do motor; o Park Assist, que conta com sensores de estacionamento com medidor de vagas; o Hill Assist, um assistência ao arranque em situações de rampa; o freio elétrico de estacionamento automático e o Head Up Display colorido, além da central multimídia com tela de alta resolução.

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Ficha técnica

Tração: Dianteira
Caixa de marchas: Automática sequencial 6 velocidades
Direção: Com assistência eletro-hidráulica variável

Suspensão
Dianteira: Rodas independentes, pseudo McPherson, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados
Traseira: Rodas independentes, com travessa deformável e amortecedores hidráulicos pressurizados

Freios
Dianteiros: Discos ventilados de 304 x 28 mm
Traseiros: Discos sólidos de 290 x 12 mm
Assistência: ABS (Bosch 8.1) com repartição eletrônica de frenagem (REF) e ajuda à frenagem de emergência (AFU)
Pneus: 235 / 45 R18

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Citroen DS3
Com muito estilo e um apelo bastante esportivo, o DS3 é concentrado de energia, segundo a Citroen. Tem design moderno, recursos tecnológicos e alguns destaques como a possibilidade de personalização e o teto “flutuante”. Na estrada se transforma num” kart”, é veloz e ágil, porém muito seguro e estável. Isso se deve ao casamento perfeito do chassi e o sistema de suspensões, que passaram por um trabalho de ajuste de alta precisão.

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No DS3, o sistema Overboost (ou sobrepressão), é um recurso do motor que, ao ser ativado, aumenta temporariamente a pressão do turbo, garantindo ainda mais esportividade, e está disponível em 3ª, 4ª, 5ª e 6ª marchas.

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Para finalizar, a Citroën aposta também no baixo custo de manutenção do modelo, com plano de manutenção com preços fixos, em intervalos regulares de 10.000 km. Veja a tabela de preços das revisões do modelo:

Revisão e Preço
10.000 km 3 x R$121,00
20.000 km 3 x R$185,00
30.000 km 3 x R$166,00
40.000 km 3 x R$185,00
50.000 km 3 x R$185,00
60.000 km 3 x R$270,00

Ficha técnica

Tração: Dianteira
Câmbio: 6 marchas manual
Direção: Elétrica com assistência variável

Suspensões
Dianteira: Rodas independentes, eixo McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação.
Traseira: Travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação

Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos
Rodas: Liga leve modelo Bellone diamantada preta 17″
Pneus: 205/45 R17

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