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Troca de amortecedores do Ford Fiesta

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Confira o procedimento de manutenção preventiva dos amortecedores traseiros e dianteiros do Ford Fiesta 1.0, ano 2011

Fernando Lalli

 

Que o amortecedor é a peça-chave da suspensão do veículo, todo mecânico está cansado de saber. É o item que controla a ação da mola na absorção dos impactos e, mantém os pneus em constante contato com o solo. Um amortecedor mais firme ou mais macio vai influenciar diretamente no conforto e na segurança dos ocupantes. O comportamento e a dirigibilidade do veículo dependem diretamente da calibração do componente, da manutenção e, mais ainda, da qualidade da peça e sua aplicação correta. Não à toa, o Inmetro determina a certificação obrigatória para todos os amortecedores que serão fabricados a partir de janeiro de 2013.

 

Um amortecedor ruim ou desgastado deforma a banda de rodagem do pneu, compromete o funcionamento e a vida útil de todo o sistema de suspensão do veículo. “Quando o amortecedor se desgasta, começa a sobrecarregar o coxim, o batente, a bandeja e suas buchas, enfim, todo o conjunto de peças da suspensão”, alerta o coordenador de treinamento da Monroe, Juliano Caretta.
Consciente desse risco, o proprietário do Ford Fiesta 1.0 ano 2011, utilizado nesta reportagem, foi fazer a manutenção preventiva dos amortecedores do seu veículo: uma atitude que deve ser incentivada pelos mecânicos. “Como o desgaste do amortecedor é gradual e a longo prazo, o motorista acaba se acostumando com a mudança de comportamento do carro, fazendo com que a manutenção preventiva se torne ainda mais importante”, atenta Juliano.

 

O técnico da Monroe conta que, para se ter uma idéia do trabalho pelo qual é responsável, o amortecedor se movimenta, em média, 2.600 vezes por quilometro, controlando o trabalho da suspensão do veículo. A vida útil normal vai depender exclusivamente da forma como o motorista utiliza o carro, e também das condições de ruas e estradas por onde ele anda. A recomendação é que a substituição dos amortecedores seja realizada próxima aos 40 mil km, mas é recomendável que sejam examinados periodicamente a cada 10 mil km ou quando percebido qualquer problema na suspensão.

 

Na substituição, é muito importante que as especificações da peça sejam seguidas à risca como estão no catálogo de aplicação do fabricante. Lembre-se que a troca de amortecedores também implica obrigatoriamente na avaliação dos batentes, coxins e guarda pós. Como são peças que trabalham em conjunto com os amortecedores, o recomendável é que também sejam substituídas.

 

Para executar os procedimentos de troca, Juliano atenta para os EPIs básicos que devem ser usados: luva, óculos de proteção e botas com biqueira de aço. Além disso, é necessário proteger o carro do cliente contra riscos e pancadas com o uso de uma capa protetora de pára-lama.

 

Substituição dos amortecedores traseiros

 

1) Remova a roda, deixando como referência a porca no prisioneiro mais próximo ao bico de enchimento. Faça isso para que, na recolocação, seja preservada a posição da roda balanceada e alinhada.

 

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2) Levante o carro para ter acesso às fixações inferior e superior. Não é necessário abrir o porta-malas para acessar a fixação superior do amortecedor, já que ela é do tipo “top mount”, que pode ser desconectada por baixo, apenas desaparafusar as duas porcas 13 mm.

 

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3) Utilize uma chave 15 mm para tirar o parafuso da fixação inferior, mas não o remova completamente. Em seguida, com o carro ainda no alto, apenas afrouxe as porcas da fixação superior. (3a)

 

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4) Para evitar que o eixo fique solto, pouco antes de terminar a retirada do parafuso inferior e das porcas superiores, abaixe o carro até a altura necessária para apoiar o eixo com um cavalete, evitando uma sobrecarga nos componentes.

 

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Obs: A suspensão traseira do Fiesta é do tipo semi-independente. Por isso, não desmonte os dois amortecedores traseiros ao mesmo tempo. Caso isso aconteça, o eixo pode ficar suspenso e as molas podem perder sua posição original.

 

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5) Com o eixo apoiado, remova as porcas 13 mm da fixação superior e o parafuso inferior. O amortecedor já estará solto, mas, se necessário, abaixe sua haste para que a remoção fique mais fácil.

 

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6) Na bancada, prenda o amortecedor na morsa e utilize uma chave 13 mm para soltar a porca da haste, que prende o conjunto. Não se esqueça de segurar a haste com uma ferramenta especial, para evitar que ela gire e cause qualquer dano nas válvulas internas. Isso é importante para preservar o amortecedor em uso, caso o mecânico não vá substituí-lo no procedimento.

 

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7) Ao retirar a porca, remova o conjunto de coxim, batente e coifa (ou guarda pó). Em seguida, inutilize o amortecedor para evitar que a peça estimule a ação de recondicionadores.

 

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Obs: Caso o batente seja reaproveitado, mesmo que não pareça velho, há o perigo de pequenos pedaços esfarelarem e caírem no retentor do amortecedor, prejudicando a peça. Por isso, o recomendável é substituir o batente.

 

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8) Com o amortecedor novo em mãos, faça o movimento de sangria ou escorvamento. Para isso, tire a fita que segura a haste e estenda-a até o final do curso. Depois, vire a peça de cabeça pra baixo e feche a haste apoiando-a na bancada. (8a) Repita o movimento três ou quatro vezes. O procedimento é importantíssimo para eliminar o ar ou o gás que esteja no tubo de pressão, para que fique cheio apenas com óleo e trabalhe com a calibração correta, aumentando sua eficiência.

 

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9) Monte o novo conjunto de coxim, batente e coifa, e coloque sobre o amortecedor, apertando a porca de 13 mm. Segure a haste novamente para evitar danos às válvulas internas. Para facilitar a montagem no carro, posicione o coxim de forma cruzada em relação ao parafuso inferior.

 

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10) No reaperto do parafuso inferior, evite utilizar a chave catraca. Isso evita que se dê um torque maior do que o necessário e danifique o parafuso e também a ferramenta. O restante da montagem segue a ordem inversa da desmontagem.

 

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A vez dos dianteiros

 

1) Após remover a roda, retire o flexível de freio do suporte do amortecedor, no qual está preso por duas fixações.

 

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2) Com uma chave 18 mm, solte o parafuso inferior que prende o amortecedor na manga de eixo.

 

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3) Levante o carro para acessar a fenda por trás da manga de eixo. Utilize uma ferramenta para abrir essa fenda e aumentar o diâmetro do local que segura o amortecedor para facilitar sua retirada. Deixe a ferramenta no lugar para manter a fenda aberta.

 

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4) Abaixe um pouco o carro para forçar com as mãos a manga de eixo para baixo, assim fazendo com que o amortecedor se solte dela.

 

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Obs: Não utilize martelos ou alavancas nesse movimento. Pancadas podem danificar a junta homocinética e até mesmo o eixo motriz. A ferramenta que está abrindo a fenda tem justamente a função de diminuir o esforço da retirada do amortecedor.

 

5) Abaixe o carro um pouco mais para ter acesso à fixação superior do amortecedor. Apoie a manga de eixo em um cavalete, evitando que a bandeja fique suspensa e cause danos aos flexíveis do freio. Então, abra o capô e comece a soltar a fixação superior. Para isso, basta soltar as três porcas 13 mm que seguram os prisioneiros do coxim. Vá soltando as porcas aos poucos, alternando o desaperto.

 

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6) Ao perceber que a coluna do amortecedor está soltando, segure-a com uma das mãos enquanto termina de desrosquear as porcas com a outra. Ao fim, retire a coluna.

 

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7) Com o amortecedor na bancada, alivie o aperto da fixação superior do conjunto antes de posicionar o compressor de mola. Não desrosqueie a porca até o final, porque a mola pode se soltar e causar um acidente.

 

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8) Em seguida, posicione as garras do compressor de mola a 180º uma da outra, pegando o máximo de elos possível. Após comprimir a mola, verifique se o coxim está girando livre. Se estiver, a fixação superior pode ser removida por completo sem que a mola proporcione qualquer risco.

 

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9) Tire o coxim soltando primeiro a parte de baixo do guarda pó. O conjunto sai por inteiro. Depois, retire o batente.

 

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10) Retire a mola sem descomprimi-la. Não se esqueça do calço inferior da mola, que evita o contato da espiral com o prato de mola, reduzindo o ruído. O recomendável é que o calço seja trocado, assim como o coxim, o guarda pó e o batente. (10a)

 

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11) Monte o kit de coxim e guarda pó começando pela arruela, que deve ser posicionada por dentro do guarda pó com os dentes pra fora. Depois, fixe o rolamento do coxim aos dentes da arruela, e o topo do coxim ao rolamento, fechando tudo com as mãos. (11a)

 

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12) Após colocar o calço inferior novo no prato de mola, posicione de volta a mola, ainda comprimida, prestando atenção ao encosto correto no prato.

 

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13) Depois da mola, coloque o batente e o kit coxim/guarda pó e parafuse-os na haste do amortecedor. Ao final do aperto, dê um ligeiro torque, não muito forte, para evitar que, com o uso do carro, a rosca possa se quebrar devido a aperto excessivo.

 

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Obs: Fique atento à posição do coxim antes de liberar a mola. Ele possui uma seta de indicação que deve apontar para a dianteira do veículo e uma nervura que deve ficar direcionada à traseira. A colocação errada do coxim pode causar problemas na geometria do carro (câmber e cáster) e também provocar ruídos no esterçamento do volante.

 

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14) Com o coxim corretamente posicionado e guarda pó encaixado, libere a compressão da mola. Assim, a coluna do amortecedor estará pronta para ser reinstalada no carro.

 

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7 comentários em “Troca de amortecedores do Ford Fiesta

  1. Muito boa as dicas
    Até que é fácil
    Que pena que não tenho como prender a mola
    Porque eu gosto de comprar a peça e eu mesmo arrumar

  2. Parabenizo pelo formidável ensinamento exposto; indispensável a todas as oficinas que na maioria não qualificam seus mecânicos e tais serviços não são executados com a devida perfeição.

  3. Gostaria de saber, como posso levantar a frente do fiesta 1.0- 2011, pois é baixa para minhas necessidade. Existe alguma reforçada pra frente, ou poderia adaptar algo.

  4. OTIMAS EXPLICAÇOES,,ASSIM FICOU FACIL TROCAR AMORTECEDOR QUALQUER AMADOR CONSEGUE TROCAR.
    BEM ,TENHO UM FORD FIESTA SEDAN 2006 1,6 FLEX
    ESTOU COM UM SERIO PLOBLEMA COM A SUSPENAO TRASEIRA,
    NAO SEI BEM O NOME DA PEÇA,MAIS E O SUPORTE ONDE FICA OS PARAFUSO DE FIXAÇAO SUPEROR DO BATENTE.
    TRINCOU JA MANDEI SOLDAR ,A SOLDA NAO AGUENTA E TRINCA NOVAMENTE.
    ESTOU GASTANDO COM TROCA DE BATENTE.
    JA PROCUREI EM ALGUNS FERROS VELHOS AQUI EM GOIANIA-GO PRA COMPRAR ESSA PEÇA ,MAIS NAO ENCONTRO.
    O QUE FAÇO?
    ONDE ENCONTRAR ESTA PEÇA?

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