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Saiba como realizar a manutenção da caixa de câmbio manual F15

manutenção da caixa de câmbio manual F15
manutenção da caixa de câmbio manual F15

Acompanhe nessa reportagem as dicas de manutenção da caixa de câmbio manual F15 e a desmontagem dos itens que o compõem o sistema presente nos carros da Chevrolet com motor 1.4 litro

Carolina Vilanova

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Para que serve a caixa de transmissão? Como o próprio nome diz, para transmitir a rotação do motor para o diferencial ou diretamente para as rodas, fazendo com que a potência do motor se transforme em velocidade e o carro se movimente. O sistema faz o escalonamento do eixo de saída para aproveitar melhor a potência gerada pelo motor, ou seja, quanto maior a rotação do motor em relação à rotação do eixo, maior será a força e, quanto menor a rotação do motor em relação à rotação do eixo, maior será a velocidade.

Pura mecânica, não é mesmo? Mas o funcionamento perfeito do conjunto depende de uma série de variáveis, tendo o cuidado na hora da operação por parte do motorista uma das mais importantes. Como ele dirige, o lugar por onde passa e a quilometragem do odômetro. Não tem como fazer uma manutenção preventiva, vale orientar o seu cliente a trocar de marchas com “carinho”, evitar arranhar e fazer mudanças bruscas.

Nessa matéria fizemos a desmontagem da caixa de transmissão da linha Chevrolet Corsa equipada com o motor 1.4 litro, incluindo os modelos hatch, sedã, a Montana (antiga) e a Meriva. A relação de marchas depende de cada modelo.

“A verificação da caixa é feita quando já apresenta problemas no conjunto, seja a dificuldade no engate de uma ou mais marchas”, explica o técnico da General Motors do Brasil, Marcos Lacerda. O óleo lubrificante é do tipo Full Life, ou seja, não precisa ser trocado a não ser que aponte vazamentos ou depois de uma intervenção.

Para começar os procedimentos, é importante colocar os equipamentos de proteção individual, que nesse caso são: Óculos, luvas, sapato de biqueira de aço. Antes de calçar as luvas passe um gel de proteção nas mãos.

Tirar e colocar no veículo

O primeiro passo para a desmontagem de uma caixa de transmissão, é tirá-la do carro, para isso, solte os parafusos tome cuidado para não fazer movimentos na transversal em relação ao eixo piloto para não prejudicar o disco de embreagem. Use um cavalete para apoiar o conjunto, tenha por perto uma bancada com uma morsa, uma prensa e as ferramentas necessárias.

Atenção para a sequência de montagem, que é a inversa respeitando os respectivos torques. Todas as juntas e retentores devem ser substituídos por componentes novos na instalação.

1) Comece removendo a tampa (cover) do trambulador, o rolamento e o conjunto de diferencial. Antes de remover o trambulador, certifique-se de que o câmbio está em ponto morto, girando livremente para os dois lados.

2) Folgue a tampa do trambulador com uma chave 11 mm, sempre no sentido horário e com seqüência cruzada. Remova a junta e substitua por uma nova depois. Na montagem da tampa, o torque é de Ma = 12Nm (Mpmin. = 9Nm / Mpmáx. = 15Nm).

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Obs.: Vale lembrar que o sistema de trambulador dos modelos Corsa é por cabo e na Meriva é por varão.

3) Faça a retirada da tampa da quinta marcha, que fica fora da caixa de transmissão. A sequência de desaperto feita das extremidades para o centro de maneira cruzada. Use uma chave torx 45 com cabo de força para desapertar. Comece soltando e desaperte alternadamente. U se a catraca somente para tirar o parafuso.

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4) Depois remova os outros parafusos com uma chave torx 10. Sempre cruzando em sentido anti-horário. Retire a tampa, que é de plástico.

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Obs.: a General Motors usa um limitador de aperto para não danificar a tampa. O torque é de Ma = 8Nm (Mpmin. = 6Nm / Mpmáx. = 10Nm).

5) Agora desconecte a placa de rolamento (bearing plate), onde é fixado todo conjunto de transmissão. Para isso, use a manivela e uma chave 13mm. De novo, na forma cruzada.

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6) Para continuar, remova a proteção do eixo piloto, coloque uma chave de fenda na carcaça e force um pouco para remover a placa. Retire o conjunto dos eixos pilotos, eixo de entrada que leva a força do motor e o eixo de saída que manda o movimento para as rodas, para o carro se locomover.

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Obs.: O técnico da GM desenvolveu um dispositivo para desmontagem: uma carcaça velha que foi adaptada para inserir o conjunto dentro dela e facilitar a desmontagem e a montagem. Foram feitos alguns recortes na carcaça para encaixar o câmbio e apoiar os eixos e sem remover os sincronizadores e sem entortar o eixo.

7) O passo seguinte é retirar o conjunto da quinta velocidade, ou seja, as duas engrenagens, a motora e a movida. Use um alicate divergente para remover as travas do conjunto. Sempre apóie para que a trava não escape. Agora, remova a trava da engrenagem motora.

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8) Faça a remoção do garfo ou forquilha da quinta velocidade. Atenção para retirar os parafusos que são colocados com trava química e podem dificultar a retirada. Engrene a quinta velocidade e coloque a chave. Se não conseguir, use o aquecedor para derreter a cola. Retire a forquilha do alojamento.

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Obs.: Na montagem, esse conjunto oferece somente uma posição de encaixe.

9) Retire em sequência o conjunto da quinta velocidade, primeiramente a engrenagem movida e depois a motora. Use um sacador com um dispositivo para evitar o contato com o eixo secundário. Com uma chave estriada de 19 mm, gire a ferramenta em sentido horário. Retire a luva, a engrenagem e os “cachorrinhos”. Na montagem, não inverta o lado da luva (9A) e (9B).

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    9A
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    9B

10) Remova a engrenagem movida em seguida, e observe se o sincronizador cônico apresenta desgaste no interior, nas estrias, e nos ângulos do dentes, que não podem ter rebarbas, que dificultariam o engate da quinta marcha.

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11) Em seguida, faça a retirada do rolamento da engrenagem, que reduz o atrito do eixo. O maior rolamento em altura é o da quinta velocidade, não permitindo outro no lugar. Na montagem, olhe as entre-pontas encaixadas.

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12) Depois, tire a engrenagem motora, com a utilização do mesmo saca e o dispositivo para evitar o contato direto com o eixo. Use uma chave 19 mm para soltar a engrenagem.

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Obs.: Para travar o conjunto, engate uma velocidade baixa e uma ré.

13) Retire a engrenagem, o lado de montagem é do maior rebaixo virado para baixo. A parte pintada para cima. Ângulo maior fica para baixo para facilitar a entrada na estria

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14) Use uma ferramenta sextavada de 5 mm para tirar o parafuso de fixação do pino trava, no qual também é aplicado trava química. O torque de montagem é de Ma = 7Nm (Mpmin. = 5Nm) com trava química.

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15) Em seguida, remova os parafusos da lingueta, que são diferentes em tamanho em relação ao pino trava. Remova o outro parafuso e já segure em baixo para remover a lingueta, que tem a função de bloquear para não engatar duas marchas ao mesmo tempo.

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16) Na sequência, retire os quatro pinos bala, um para cada eixo de marcha. Use a ferramenta específica que encaixa no pino para sair por impacto.

 

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Obs.: o pino bala tem a função de travar os eixos de cada marcha para evitar que numa hora de bater num buraco, a marcha não salte, voltando para o ponto morto. Para encaixar é só bater com um martelo de plástico.

17) Coloque a caixa em 90º para remover os pinos elásticos, com ajuda de um toca pino e um martelo, primeiro o da terceira marcha e o da quarta.

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18) Com a marcha em ponto morto, ou seja, os três garfos alinhados, remova o eixo da terceira e quarta velocidade

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19) Agora, retire o pino elástico de remoção e o eixo da primeira e segunda marchas. Tenha cuidado nessa operação, pois o conjunto vai deslocar e o pino pode danificar o dente da engrenagem. Segure o pino trava para não cair no chão.

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20) Vamos remover em seguida o garfo de terceira e quarta, deslocando-o e removendo.

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21) E depois, o garfo da quinta velocidade, deslocando para trás, gire um pouco para cima e vai deslocando até sair.

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22) E em seguida, remova o garfo da primeira e segunda marchas.

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23) Desloque o eixo da ré, para isso tire o terceiro pino elástico, com a ajuda do toca pino.

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Obs.: Esses pinos devem ser trocados todas as vezes. Para colocar é só bater com o martelo de plástico.

24) Desencaixe o conjunto da placa de rolamento por meio do parafuso de fixação. O conjunto sai praticamente inteiro.

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25) Retire o eixo da ré antes de levar até a prensa. Use um alicate com jeito sem machucar o conjunto. Aproveite e tire o garfo da ré.

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26) Agora tirar o pino trava que bloqueia a ré na hora de engatar uma marcha a frente e vice-versa.

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Na prensa

1) Use um dispositivo para apoiar o conjunto na prensa e o coloque com a placa voltada para cima, com a ajuda da ferramenta que vai possibilitar a força nos dois eixos simultaneamente. E um terceiro dispositivo, que é um pino onde será exercido a força, em média de 2,5 ton. Segure em baixo para que os dois eixos e a engrenagem da ré não caiam no chão.

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2) Remover a pista do rolamento da quinta velocidade e a placa de rolamento. Além do imã, que capta as limalhas que se formam durante a vida útil do conjunto. Não tem posição, na montagem é só encaixar no alojamento.

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3) Em seguida, coloque a ferramenta para desmontar as engrenagens em dois diâmetros diferentes. Leve o conjunto até a prensa e com a ajuda de um prolongador, aplique um pouco de força.

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4) Agora com o conjunto na morsa, retire a engrenagem movida e o rolamento correspondente. Veja que o lado da montagem é com a parte que vai o sincronizador voltada para baixo. Tem que girar até cair no alojamento corretamente.

Obs.: Verifique se os rolamentos estão danificados ou se faltam roletes.

5) Remova o sincronizador e marque a posição de cada um, já que o de primeira e de segunda marchas são iguais. Os componentes já estão acomodados e não vão funcionar bem de outra maneira. Observe se há desgastes.

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6) O próximo passo na desmontagem do eixo secundário é tirar a trava da luva de primeira e segunda marchas, que facilita o engate dessas marchas e o acoplamento da marcha ré. Use o alicate divergente.

 

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Obs.: Na montagem, a posição é com o rebaixo voltado para baixo.

7) Recoloque o conjunto na prensa para remover a luva. Para isso, encaixe o dispositivo e centralize na prensa. Aplique a força e retire o conjunto composto por luva de primeira e segunda e a engrenagem movida.

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8) Na sequência, retire o rolamento da segunda velocidade. Retire o anel externo da trava e a trava meia lua da engrenagem movida da terceira.

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9) O próximo passo é tirar as engrenagens da terceira marcha. Retire o rolamento.

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10) Depois, faça a retirada do sincronizador da terceira velocidade, que é diferente dos outros.

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11) Temos mais uma trava que fixa a luva da terceira e quarta marchas, que deve ser removida com o alicate específico.

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12) O anel espaçador deve ser tirado com uma chave de fenda.

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13) Com a ferramenta especial de apoio tire a luva, que acaba saindo com o conjunto completo. Leve até a prensa e aplique a força necessária para a remoção do componente

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14) Remove tudo junto, luva com a engrenagem movida da quarta marcha. Mais uma vez tem o sincronizador.

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15) Depois, faça a retirada do rolamento da quarta velocidade.

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Diferencial

1) Para desmontar o diferencial, que reduz a velocidade da rotação de entrada, marque a posição da porca-rolamento antes de abrir, para depois fazer a regulagem da pré-carga de rolamentos.

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Obs.: Se não for trocada nenhuma peça do conjunto, volte no mesmo ponto de antes. Caso troque alguma peça é necessário regular a pré-carga conforme determinado na tabela da montadora.

2) Retire o tampão dos dois lados e a trava que será removida com uma chave 10mm sextavada.

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3) Remova a porca-rolamento do diferencial, para isso use a ferramenta específica com cabo de força. Gire até sair a peça. O anel “o’ring” deve ser trocado para não dar vazamento.

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4) Para retirar a tampa do diferencial, solte os 10 parafusos com uma chave 11 mm sextavada, sempre em diagnonal da extremidade para o centro de forma cruzada. Depois que desapertar, pode retirar os parafusos com a pneumática. O torque é de Ma = 23Nm (Mpmin. = 15Nm / Mpmáx. = 25Nm) com trava química.

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5) Desencaixe a tampa com um martelinho de plástico. A junta vai ser substituída.

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6) Agora, remova por completo a porca-rolamento que foi desapertada anteriormente. Lubrificar e substituir o “o’ring” retirado.

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7) Faça a remoção do conjunto do diferencial.

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Obs.: Não esqueça de retirar a arruela espaçadora da engrenagem reversa, que evita o desgaste da carcaça. Se esquecer, vai entrar a ré, mas vai estragar o veículo.

8) Por fim, examine dentro da carcaça o estado das buchas em que se apóiam os eixos, o rolamento interno do eixo piloto e o rolamento do eixo secundário do pinhão.

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3 comentários em “Saiba como realizar a manutenção da caixa de câmbio manual F15

  1. Boa tarde esse site e muito bom …se possível gostaria de saber quantidades de dentes das engrenagens dos câmbios da caixa astra 2.0 E 1.8 E 1.4

  2. Boa noite, vocês poderiam tirar uma dúvida.
    Tenho um celta 2014 1.0 completo. Acho a 5 marcha dele muito curta, ele anda pm o rpm muito alto a 120 km/h, seria possível colocar a 5 marcha do 1.4?
    Resolveria o problema pra ele anda mais aliviado?

  3. muito bom material parabens estas materias nos ajudam muito nos que somos autonomos e muitas vezes ficamos perdidos buscando soluçoes para diversos tipos de problemas que encontramos nos veiculos.Obrigado pela informação.

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