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Saiba a função dos sensores do motor 1.0l 8V VHC Flex

Confira a função dos sensores do motor 1.0l 8V VHC Flex que equipa o Chevrolet Corsa 2006, além de conhecer as suas dicas de diagnóstico e manutenção dos componentes

Carolina Vilanova

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Desde que foi adotado nos idos de 1990 e ampliado para uso em todos os veículos, sem exceção, o sistema de injeção eletrônica trouxe facilidade e complicação, ao mesmo tempo, para o reparador. Facilidade porque a tecnologia aplicada permite que um rastreamento feito com o auxílio de um scanner detecte eventuais avarias no conjunto e complicação porque exigiu dos técnicos conhecimento em eletrônica e informática para realizar manutenção e reparos.

Em suma, o sistema faz o gerenciamento e a alimentação de combustível de um motor, permitindo controlar de maneira mais eficaz a mistura ar/combustível ideal para a queima e funcionamento do motor, a fim de extrair a melhor performance, menor consumo e redução do limite de emissão de gases na atmosfera.

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Para isso, o sistema conta com uma unidade eletrônica, chamada de ECU (Eletronic Controll Unit), que faz a leitura de diversos sensores distribuidos pelo motor com o objetivo de examinar as informações reais e com base em outras informações gravadas em sua memória enviar comandos para os atuadores efetuarem a ação.

Entender como funcionam esses sensores, saber identificar as suas falhas e substituí-los quando necessário é trabalho para um bom mecânico. Um trabalho que exige conhecimento técnico e muito cuidado na aplicação.

 

Esquema de injeção

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De acordo com a MTE-Thomson entre os principais sensores estão: sensor de rotação, sensor MAP (pressão absoluta do coletor de admissão), sensor MAF (mede a massa do ar admitido), sensor de oxigênio ou sonda lambda, sensor de velocidade e sensor de temperatura do líquido de arrefecimento. Para funcionar com eficiência, todos esses componentes devem trabalhar em conjunto no envio das informações.

Preventiva

Em relação à manutenção preventiva dos sensores, o técnico deve seguir o que está especificado no manual do proprietário do veículo, o que em média, deve contar com uma inspeção entre 60 e 80 mil Km. Para fazer o check up desses itens é essencial o uso do scanner automotivo ou do multímetro e/ou osciloscópio, cujos valores registrados devem ser comparados com a literatura técnica.

Sempre que existe uma anomalia no sistema, inclusive nos sensores, uma luz indicativa vai acender no painel do veículo, exigindo que se faça o rastreamento para consultar na memória de avarias qual o código de falha e providenciar os reparos.

De acordo com a MTE-Thomson, os sensores são componentes eletrônicos muito sensíveis, por isso demandam cuidado no manuseio e aplicação, por isso, evite que sofram quedas ou pancadas. Além disso, na hora da instalação não exagere no aperto final e lembre-se de que o local deve estar limpo e livre de impurezas. Tenha em mãos a literatura técnica e esquemas elétricos necessários para realizar os comparativos de diagnóstico.

Um por um

1) Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento: verifica a temperatura do motor alterando os valores de resistência conforme a temperatura do líquido de arrefecimento. Antes de instalar no veículo, coloque o multímetro na escala de resistência em Ohms (?) e realize a medição, comparando o valor encontrado com o da literatura técnica.

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2) Sensor TMAP: de dupla função, mede a pressão absoluta do coletor de admissão e temperatura do ar admitido. Com as informações desse sensor, a unidade de comando conhece a carga do motor e pode ajustar a relação ar/combustível, além de calcular o avanço da ignição.

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3) Sensor TPS: indica a posição da borboleta de aceleração que também é um parâmentro de solicitação de carga do motor e faz o ajuste do avanço da ignição, além de controlar a relação ar/combustível, conforme a solicitação do motor.

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4) Sensor de rotação do motor: constituído de um imã permanente e de uma bobina elétrica, esse componente envia um sinal digital que varia a frequên-cia conforme a rotação do motor, a partir da captação do sinal dos dentes da roda fônica, localizada no eixo do virabrequim. Assim, permite que a ECU controle o avanço da ignição, mais especificamente a parcela do avanço que depende da velocidade de rotação, além da determinação do momento da injeção de combustível.

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5) Sensor de oxigênio ou Sonda Lambda: instalada no coletor de escapamento do veículo, a sonda lambda informa à unidade de comando a presença ou falta de oxigênio nos gases de escape. Atualmente existem dois tipos de sondas encontradas nos veículos: a planar e a convencional. A sonda do tipo planar é geralmente encontrada nos veículos mais novos e do tipo flex e a convencional nos veículos mais antigos, movidos a gasolina.

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O mais adequado é checar o manual de aplicação do veículo para saber qual sonda equipa o modelo. A sonda do tipo planar possui uma resistência maior, que pode ser medida antes da montagem na parte do aquecedor. Possui quatro fios, sendo dois de aquecedor, um de sinal e um de massa. Como comparação, a sonda planar possui os furos na região frontal da sonda e a convencional apresenta os furos nas laterais.

Obs.: Para um diagnóstico rápido do tipo de sonda que equipa o veículo, podemos comparar a posição dos fios conectados no componente. Na sonda planar os fios do aquecedor são paralelos entre si. Já na sonda convencional os fios do aquecedor se encontram em posição oposta. “Essa é uma regra simples e eficaz que ajuda a diagnosticar qual é a sonda que se encontra no veículo. A presença de oxigênio nos gases de escape indica uma queima de mistura pobre. A falta de oxigênio indica mistura rica ou estequiométrica”, afirma. A partir desta informação, a unidade de comando ajusta a quantidade de combustível injetada a fim de manter a relação ar/combustível no valor mais adequado às condições de funcionamento do motor. Os valores apresentados em condições normais de funcionamento oscilam entre 0 e 900 milivolts.

 

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Testes dos sensores

1) No veículo, podemos checar o funcionamento do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento com o motor ligado. Na instalação, tome cuidado ao manusear a peça e aplique torque entre 40 e 60 Nm. Com o motor na temperatura normal de trabalho, ou seja, em torno dos 90ºC, e com o multímetro em escala de resistência, faça a medição. O valor encontrado para os 90ºC deve ser em torno de 241 ?.

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2) Como parâmetro de verificação, o sensor de pressão absoluta e temperatura do ar admitido deve ser alimentado com 5 volts. Para conferir os valores, conecte o multímetro nos pinos A e B e com a ajuda do osciloscópio, vamos medir a variação da depressão interna do coletor, conforme a solicitação do motor. Conecte o osciloscópio na bateria e a ponta de provas no terminal 1 do sensor MAP. Por possuir uma resistência baixa, a variação do sinal gerado por esse sensor é pequena.

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3) Agora vamos inspecionar o sensor de aceleração ou de posição da borboleta, conectando o multímetro nos fios A e B para conferir a alimentação em torno de 5 volts. Para verificar o sinal gerado pelo sensor, faça a conexão das pontas de provas nos terminais A e C. Em seguida, acione o pedal de aceleração e cheque se o sinal emitido varia, aumentando os valores na aceleração e diminuindo os valores na desaceleração.

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4) Com a ajuda de um osciloscópio, verifique a tensão gerada pelo sensor de rotação, para isso, conecte o positivo no pino 2 do conector do sensor. O resultado é um gráfico de ondas ou frequências, que possuem medidas em Hertz, variando 5 e -5 volts. Ao acelerar o veículo, a frequência diminui e a amplitude aumenta. A falha apresentada no gráfico indica a falta de dentes da roda dentada, indicando o PMS (ponto morto superior) do motor.

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5) O próximo teste a ser feito é sobre a tensão de alimentação da sonda lambda, feita pela unidade de comando do motor, com 12 volts. Conecte o multímetro nos fios do aquecedor e, com a escala de 20 V, cheque os valores. Agora, na escala de 2 V, faça a verificação do sinal da sonda, que deve oscilar entre 0 e 900 milivolts.

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Dica importante

De acordo com a MTE-Thomson, sempre que chegar um veículo em sua oficina com a luz da injeção acesa no painel de instrumentos, inicie os procedimentos com o scanner automotivo para realizar o diagnóstico por meio da memória de avarias. Somente após a realização de leitura da memória de avarias devemos realizar esses procedimentos de diagnóstico diretamente nos sensores instalados no veículo.

Colaboração Técnica: Super G Auto Center

59 comentários em “Saiba a função dos sensores do motor 1.0l 8V VHC Flex

  1. Estou com um problema. O carro não dispara. Foi feito o motor. Trocou sonda lambda e sensor de temperatura. Ele está incandenscendo o coletor de escape

  2. Olá. Fiz a medição no sensor da borboleta TPS porém o mesmo começa no 8.13v no multimetro e quando acelero o número cai gradualmente. Acredito que o certo seria em torno de 5.0, correto? Troquei velas, cabos de vela, limpei o TBI e comprei uma bateria nova. E continua não querendo dar a partida… patina mas nada. Será que preciso trocar o sensor? Obrigado

  3. Olá, recomendamos consultar um mecânico para avaliar o veículo e fazer um diagnóstico preciso do problema.

  4. Boa tarde tenho um Corsa 2006 e tá acendendo a luz de óleo , já troquei a cebolinha a bomba de óleo já foi carbonizado e nada , alguém pode me ajudar ?

  5. Boa tarde!
    Tenho um celta 2009 VHC 1.0 8V e apresenta o seguinte problema:
    Pela manhã, com temperatura em torno de 10 até uns 15º não pega e fica injetando gasolina até afogar.
    Após meio dia (qdo a temperatura ambiente estiver mais que 20º) ele pega encostando na chave sem injetar combustivel da partida a frio.

  6. Boa noite tenho um Corsa classic 2006 1.0 flax
    Tô com um problema quando eu ligo ele a ventilação do radiador com uns 5 segundo ela liga ..já troquei sensor de temperatura novo e nada me falaram que e módulo de injeção ..
    Alguém pode tira minha dúvida..

  7. Oi, Boa Noite tenho um Corsa sedan Joy 2006 eu estava vindo pela rodovia e sem mais nem menos ele deu umas engasgadas e falhar com muita dificuldade porque eu pisava no acelerador e é como se ele não existisse cheguei em casa ele morreu como era já a noite deixei no outro dia fui ligar ele pegou normal mais o acelerador é como se não existisse já veio o mecânico o eletricista e ninguém acha o problema…o que pode ser?

  8. bom dia.
    gostaria de saber qual a cebolinha correta pra usar no corsa 2001. 1.0, Millennium, pois me informaram que tem amperagem, de acordo com mecânico o ele colocou na maquina e esta disparando normal. mas no marcador do painel, esta disparando acima de 100.
    algume pode me ajudar?

  9. Vi muita reclamação de o carro ficar acelerado depois de quente… Ou com rotação mais alta falhar…. Sensor TPS que seria o de posição da borboleta verificar primeiro! Mas o vilão quando o carro tá quente manter acelerado principalmente nas trocas de marcha,é uma trinca no cabeçote…e ela só vista na retifica com raio x. O carro aquece a trinca abre e fica a merda. Espero ter ajudado…

  10. Amigo boa tarde, você não falou sobre o sensor de velocidade, veja se pode me ajudar, preciso saber da localização do sensor de velocidade, e gostaria de saber qual a melhor marcar de sensor de velocidade? Desde já agradeço!

  11. Bom Dia! o meu corsa classic 2005, e o problema que persiste é no marcador de rpm ou conta giros no painel, o motor do carro continua com rotação normal, mas o conta giros as vezes marca a mais ou a menos no painel, o que pode ser?

  12. Eu tenho um corsa clasic 2007 troquei o radiador que furou em uma batida e ele ficou falhando e gastando muito os dois bujao do ezcapamento furarao seria esse o poblema ou e a sonda lambda que deu poblema

  13. Boa tarde eu tive este mesno defeito e o computador não reconhece essa falha eu troquei o sensor de temperatura e o carro fico muito bom

  14. meu classic nao esta aquecendo normalmente como antes, o ponteiro na estrada anda no primeiro estagio, sera que é a válvula termostatica

  15. Boa noite tenho corsa 98 1.6 8 válvula. Já troquei tudo na injeção.perde potencia na subida a ponto de fica muito fraco .já FIS ate o cambio.coroa e piao original.nao ascende luz de injecao.muito fraco de asceleracao.ruim de saida.me ajuda.os mecanicos fala que e normal.desde ja obrigado

  16. Quantas sonda de oxigênio( sonda lambda tem o corsa maxx 1.0 8 v ano 2004? 1 só no coletor de escape ou tem outra também pós o catalisador?

  17. Eu tenho um celta 2007 ,ele fica acelerando sozinho já troquei atuador de macha lenta,vela , cabo de vela,fiz limpeza de bico troquei a bateria e ainda continua consumindo muita gasolina ,ele está fazendo de 8A9 por quilometro

  18. Tenho um classic 2008. Quando ligo o carro (estando frio o motor) ele fica acelerado por quase 2 minutos (aprox. 1500 rpm), depois volta ao normal. Além disso, se eu ligá-lo nessas condições e arrancar com ele imediatamente, a aceleração aumenta ainda mais quando passo a marcha.
    Já fiz limpeza do TBI e troquei o sensor sonda e esse problema específico não parou.
    Tem sido um mistério esse caso, pois até agora nenhum dos mecânicos que levei o carro soube dizer o que está acontecendo.

  19. Olá tenho um corsa maxx 2005 as vezes ele sobe a rotação e fica acelerado, outras vezes ele costuma apagar, foi rastreado porém não detector nada. O que poderia ser?

  20. O meu corsa de 3cilindros nao pega o que sera ja mudei velas ja mudei a limpeza das fixas e como se desmonta a pessa que esta na frente dos injetores obrigado pela atencao

  21. Bom dia , tenho um corsa life classic 2005, troquei o sensor de velocidade MTE-THOMPSON E FOI VERIFICADO A CORRENTE,MAIS O VELOCIMETRO FUNCIONA QUANDO QUER.

  22. Meu corsa 2004 eu acelero 1500rpm seguro o pe logo apos a celeracao cai e depois sobe de novo por acaso e problema no tps

  23. Meu corsa 2004 eu acelero 1500rpm seguro o pe logo apos a celeracao cai e depois sobe de novo por acaso e problema no tps

  24. Bom Dia! o meu corsa classic 2005 ele tem um problema ,todas as vezes que chove e passo numa poça de água o carro fica sem foça e tenho que repassar a macha para o carro não apaga mais e so seca que volta normal, outra coisa troquei a correa do alternador e o carro não que pega também,me tira uma duvida o carro de injeção sai do ponto como coloco no ponto de volta

  25. bom dia, eu tenho uma montana 2004 1.8 ela as vezes oscila muito a aceleração chegando a 3 mil giros sem eu estar nem pisando no acelerador mesmo eu desligando e ligando o carro denovo a aceleraçao ja sobe denovo , depois de um tempo ela para e volta ao normal , muitas vezes a rotação sobe quando piso na embreagem.
    Ja foi passado o scanner 2 vezes e não constava nenhum defeito , foi trocado sensor da borboleta e a limpeza, sensor da bomba , da sonda , troca de velas … ja gastei 1200 reais e não encontram o defeito ,me de uma luz por favor kk

  26. Tô com problema no meu Corsa 2004, paro no sinaleiro ele fica oscilando a velocidade e vai caindo até ele desliga, e se ele não desliga ele acelera sozinho até próximo de 2 a 3 rpm, depois volta ao normal, o que pode ser isso?

  27. tenho um corsa sedan clasic 2008 2009 flex gostaria de saber pq motivo seguda mente esta queimando o sensor do que amrca a velocidade ja levei em muitos mecanicos e tecnicos e o problema persiste gostaria de saber se tem algum motivo pra isso ta acontecendo abraço

  28. Fiz a limpeza arrefecimento, porém quando liga a ventuinha, a mangueira do retorno do enche o reservatório… desligo o motor e começa a descer o nível até o normal… fiz cacaca?

  29. Meu celta ano 2009/2010 quando motor ta frio so pega se pizar fundo no acelerador. Passou o scanner e nada consta.

  30. Corsa 2003 frente montana
    esquento o carro c acaba
    fica fraco bebe mais q um opala n anda o motor parece q vai explodir pq forca muito pra anda sobe cheiro d catalizador
    com ele frio e uma blz parece carro novo

  31. tenho um corsa 2006/2007 quando funciono ele é normal ate que começa a tracionar ai ele dispara a açeleraçao.. so quando ando mais ou menos 2 km é que ele fica normal……o q pode ser ja troquei atuador de marcha lenta sensor de temperatura de borboleta não resolveu o q pode ser

  32. O veículo foi escaneado? Qual o código de falha que foi gravado na unidade de comando? Um abraço.

  33. Tenho um corsa frente montana 2005 com 200mil km, quando chega a 4mil giro ele corta o combustível, no painel aparece a luz de manutenção.

  34. Tenho um corsa 98 e quando acelero a rotação demora a cair depois q tiro o pé do pedal,já troquei tudo,menos o sensor TMAP,será q é ele?

  35. ola pessoal estou precisando de ajuda com um corsa vhc flex,esse veiculo esta com dificuldade de entra em funcionamento na maioria das vezes em pega.ja troque cental o chicote sensor de borboleta sensor map com tudo isso nao consigo encontrar 5v nos sensores citados.espero que consigam mi ajudar,desde ja eu agradeço

  36. Olá, Jefferson. De que natureza seria o cheiro? Queimado? Fumaça? Enxofre do catalisador? Combustível? Uma das possibilidades é o sistema de escapamento estar vazando.
    Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  37. qual seria o problema da ventoinha nao ligar e onde se localiza a cebolona do radiador do corsa flex power 2008

  38. Tenho um corsa frente Montana 2005 quando ele esquenta começa a subir um cheiro muito forte dentro do carro ser a possível q o sensor do coletor não esteja funcionando perfeitamente

  39. Olá, Victor. Pela sua descrição, trata-se de uma falha típica de componente elétrico desgastado que entra em pane quando quente. Cabo de vela costuma fazer isso quando aquece. Vela também. Bobina nova com defeito? Difícil, mas não impossível. O sensor de rotação apagaria o motor todo e não apenas um cilindro. Para fazer o diagnóstico, elimine o mais simples primeiro. Mas, em um carro dessa idade, até mesmo a unidade de comando pode falhar. Outra hipótese: bico injetor de combustível. Inverta o bico com o de outro cilindro e verifique se a falha passa a acontecer no outro cilindro. Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  40. estou com um corsa 1.0 2005 vhc que perde a força e o map
    trabalha com medidas superiores ja subtituir e td mas n resolveu alguem ja pegou algo assim

  41. Boa noite!corsa 1.0 maxx o digital odometro ou quilometragem apagou como posso tentar resolver isto? É simples! fusível ou sensor?se localiza a onde?painel ou motor?

  42. Gostei muito do site e leio frequentemente ,hoje vou interagir com a equipe..
    tenho um corsa 2005 mpfi 1.0 quando frio a lenta normal , quando testo ele nas rodovias chego a ter que parolo pois entra uma falha de pistão que pude indentificar que é o 4º resolvi dar o diagnostico que seria bobina , assim substituila, e o defeito continua quando o veiculo aquece os 90º ou chega aproximar 100km/h entra novamente a falhar 1 pistão, minha duvida é:
    O sensor de rotação influi na corrent e cem telha da bobina, pois posso mais acreditar que seja cabo de vela ou vela ou fui muito sortudo de pegar uma bobina nova com defeito, quando se passa aproximadamente 20 minutos o veiculo retorna a ligar normalmente e na lenta o teste de centelha é continuo com uma faisca muito forte nos 4 cabos, obrigado a equipe boa semana para nós.

  43. Amigo tenho um corsa, funciona normal, porem quando ligo o ar condicionado ele interrompe, mim informaram q pode ser o sensor iac, pois revisei o ar o o rapaz disse q nao havia problema no ar.

  44. Um diagnóstico a distância é difícil, por isso, recomendamos que você leve o veículo ao seu mecânico de confiança para uma inspeção geral do sistema. O problema pode estar em outro elemento do conjunto.

  45. Um diagnóstico a distância é difícil, por isso, recomendamos que você leve o veículo ao seu mecânico de confiança para uma inspeção geral do sistema. O problema pode estar em outro elemento do conjunto. Atenciosamente.

  46. Eu tenho um corsa premiun 2006 flex sedan .ele ocorre o seguinte problema ele perde a força e depois retoma au normal pode ser algum sensores deses q esta com defeito.obrigado.

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