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Atenção com os turbos

Veja as dicas de manutenção e os cuidados na verificação do componente com eventuais problemas para não trocá-lo sem necessidade.

Carolina Vilanova

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Perda de potência, emissão de fumaça preta ou branca, ruídos e consumo excessivo de combustível são os principais sintomas que indicam eventuais falhas no sistema de turboalimentação. Ao escutar alguma dessas reclamações de um clientes, no entanto, é melhor ficar atento, pois esses mesmos sinais, na maioria das vezes, representam problemas no motor, e todo conjunto deve ser analisado antes de remover um turbo.

O item é composto por uma turbina e um compressor de ar rotativo, dispostos em cada extremidade de um eixo. Os rotores do compressor e da turbina estão dispostos em carcaças e seu funcionamento é acionado pelos gases de escape, que giram a turbina quente e por meio do eixo movimenta o rotor de compressão, que aspira o ar e o comprime para dentro da câmara de combustão, aumentando a potência e torque do motor.

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“O turbo não tem desgaste e não quebra sozinho, se as manutenções no motor, como troca de óleo e filtros, e a utilização de combustível de qualidade, forem realizadas rigorosamente de acordo com o manual do fabricante. Uma quebra pode ser provocada por sujeira nos filtros, bomba injetora desregulada, óleo lubrificante vencido, entrada de pedaços do coletor de escape ou até restos de componentes, porcas e parafusos”, explica George Norio Kikuchi, gerente de Marketing da Honeywell, fabricante dos turbos Garrett.

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O funcionamento do turbo depende dos gases de escape, que giram a turbina do ar aspirado e comprimido, e do óleo de lubrificação e refrigeração dos mancais flutuantes e do eixo giratório. O óleo é um elemento muito importante na conservação do turbo e pode acarretar problemas, por isso o mecânico deve verificar se há falta de lubrificação ou se há contaminação, deterioração e oxidação do óleo, além de procurar falhas no sistema de filtragem e vazamentos. De acordo com a Borgwarner, um turbo foi desenvolvido para ter a mesma durabilidade do motor desde que observadas as devidas manutenções recomendadas.

 

– Verifique regularmente o nível e a qualidade do óleo lubrificante.

– Inspecione as condições do filtro de ar.

– Verifique e limpe mangueiras, conexões e tubulação da linha de lubrificação. Veja se essas peças não estão dobradas, ressecadas ou amassadas.

– Substitua os filtros no prazo indicado.

– Quando trocar o filtro de óleo, encha o novo filtro com óleo novo, instale e gire o motor, sem dar a partida, até o sistema alcançar a pressão ideal. Em seguida, funcione o motor em marcha lenta até a pressão se estabilizar.

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    Peça danificada por
    contaminação, oxidação
    ou deterioração do óleo
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    Palhetas avariadas
    por possível entrada
    de objetos estranhos

 

Trocar ou não trocar?

Antes de substituir o tubo, o técnico deve verificar uma série de itens, para evitar que a peça seja trocada sem necessidade. Vale lembrar que, como os sintomas de falhas do turbo são os mesmos do motor, é necessário que se faça uma checagem no sistema motor-turbo e solucione os eventuais problemas do motor antes da remoção do turbo. “Tome cuidado para não trocar um turbo que está em bom estado, pois muitos recondicionadores agem de má-fé. Eles lavam a peça descartada e a vendem depois, como recondicionada”, alerta Norio.

No check list que o técnico deve fazer no turbo inclui a inspeção visual do turboalimentador, do rotor da turbina e da carcaça, do rotor do compressor da carcaça e quanto a folgas e ruídos. Verifique o estado de parafusos e porcas, encaixe de conexões, as condições das tubulações e da carcaça e quanto a vazamentos de óleo lubrificante.

O estado das mangueiras de admissão de ar, filtro de ar, tubulação de escape de gases, dutos de entrada e saída de óleo, filtro de óleo, óleo do cárter, lacre da bomba injetora e a condição de funcionamento do motor devem ser checados, além de danos causados por objetos estranhos.

“Nos caminhões mais antigos precisa verificar se o respiro do motor não está entupido, pois isso aumenta a pressão do cárter, impedindo o óleo de retornar, causando vazamento pela carcaça do turbo”, completa.

Outra dica da Honeywell alerta o reparador para motores que foram retificados e não passaram pela lavagem ideal, deixando cavacos de usinagem e restos da cola química utilizada como junta para fechar o motor e na fixação dos selos, que podem contaminar o óleo e comprometer a lubrificação.

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Para inspecionar o turbo sem remover a peça, o técnico deve, em primeiro lugar, remover as conexões de entrada e saída dos gases. O próximo passo é checar o estado das palhetas dos rotores e da parte interna do turbo com o auxílio de uma lanterna. Examine as pontas das palhetas e a parte interna em busca de raspagem nas peças. Gire manualmente o conjunto eixo-rotores para checar se há dificuldade de giro ou travamento. Além disso, movimente o eixo para cima e para baixo para ver se não há folga excessiva nos mancais.

 

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Lista de verificação do turbo
No sistema de admissão e vazão de ar:– presença da válvula de recirculação;

– possíveis danos aparentes, vazamentos ou excesso de óleo nas válvulas;

– a bomba injetora deve estar lacrada e sincronizada;

– a tubulação de conexão das válvulas no sistema não pode conter óleo;

– tomada de ar para o compressor de ar na tubulação de admissão de ar no motor quanto a vazamentos;

– lubrificação correta entre o compressor e a admissão de ar;

– filtro de ar avariado;

– troca de filtros e óleo feitas no prazo determinado pelo fabricante;

– presença de obstrução ou dano na tubulação de admissão e vazão de ar, como trincas, trincas e amassados;

– condições do intercooler em relação a trincas e amassamentos;

– estado das mangueiras do sistema.

No sistema de alimentação e vazão de óleo:

– possíveis danos na tubulação de entrada do lubrificante ao turbo;

– avarias nos tubos de retorno do óleo;

– nível do óleo no limite

– eventuais vazamentos de óleo no motor;

– troca do filtro no prazo determinado.

No sistema de vazão de gazes:

– verifique se o escapamento de gases está obstruído.

Sistema de alimentação e vazão de óleo:

– estado da tubulação de retorno do óleo;

– condições da solda da tubulação de entrada/retorno;

– condições das conexões do óleo (parafuso oco com olhal) em relação a borra e carbonização;

– se as juntas das tubulações apresentam restos de cola.

Se for necessário remover o turbo, faça depois a checagem do sistema de admissão e vazão de ar:

– excesso de lubrificação na tubulação de admissão de ar, entre o filtro de ar e o turbo, e nos dutos que levam ao intercooler;

– excesso de óleo na tubulação primária do escape;

– obstrução da tubulação de escape;

– estado das mangueiras e abraçadeiras entre o turno e o intercooler.

 

Lista de verificação do turbo
Cuidado para não derrubar peças no coletor de escape.
Verifique se as mangueiras do retorno de óleo não estão trincadas ou ressecadas e se o flexível de lubrificação não está furado ou ressecado, pois em caso de ressecamento, pode soltar pedaços de borracha e entupir os canais de lubrificação do turbo novo.
Ver a mangueira do filtro de ar se não está ressecada, pois também pode soltar pedaços e picotar o rotor de compressão do turbo.
Na hora de trocar o turbo, sempre troque o óleo do motor e filtros de óleo e ar.
Limpe o intercooler, pois muitas vezes o óleo pode ficar acumulado no intercooler, diminuindo sua eficiência de resfriamento e sua durabilidade, canos danos no motor.
Nunca utilize cola nas juntas, pois pode entrar pelos furos e entupir o canal de lubrificação do turbo.
Verifique a junta do coletor em relação a vazamentos.
Certifique-se que o aperto dos parafusos estão com o torque indicado.
Se há trincas ou porosidade no coletor.
Se há vazamentos na junta da flange de entrada de gases na turbina.

 

Pirata não!Os fabricantes alertam para a pirataria dos componentes. De acordo com a Honeywell, os turbos piratas não detém a tecnologia do produto e trabalha com medidas e tolerâncias ineficazes, já que essas medidas são segredos de fábrica. As peças internas da peça não são originais e sem qualidade, além do material e a espessura dos componentes comprometerem a durabilidade do produto e a segurança do usuário. A menor eficiência do turbo cópia, pode ocasionar, excesso de temperatura, aumento do consumo de combustível, perda de potência e fumaça.

É importante que o técnico saiba também como diferenciar uma peça remanufaturada de uma recondicionada. A BorgWarner explica que uma peça remanufaturada de fábrica atende todos os padrões de qualidade exigidos nos novos, com a utilização de peças internas originais, medidas apropriadas e eixo Standart. Para esse equipamento a empresa oferece 1 ano de garantia nacional.

Já a recondicionada é feita fora da fábrica sem a utilização de peças originais. Os mancais são feitos sob medidas inexatas e os eixos são recuperados. Algumas vezes, são utilizadas ” soldas” para recuperar carcaças. Os recondicionadores não possuem equipamentos para regulagem das vávulas Waste Gate e balanceamentos de altas rotações. O preço mais é menor do que o remanufaturado, mas a durabilidade é comprometida e a garantia também.

 

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44 comentários em “Atenção com os turbos

  1. Olá, Fábio. Para direcionar sua pergunta para nosso consultor técnico, por favor, envie a dúvida pelo formulário no link https://omecanico.com.br/contato/. Selecione “dúvida técnica” no assunto e inclua o link da reportagem a que se refere, se for o caso. Assim que tivermos retorno enviaremos a resposta por e-mail.

  2. Tenho s10 2014 diesel de 300 mil km, minha desde zero com revisões normais e preventivas em dia, e começou a sair fumaça preta com perda de potência e aumento de consumo
    Averiguamos que a mangueira de borracha com anéis metálicos estava furada
    Trocamos a mangueira e o carro voltou ao consumo normal mas o mecânico acha que a turbina está com ruído
    Este furo que provocou alguma perda de óleo pode prejudicar a turbina?
    Melhor recondicionar ou trocar

  3. Boa tarde comprei um micro onibus wolkswagem com motor x10 que o vendedor fez o motor.Verifiquei que a mangueira de retorno de oleo da turbina está dobrada na entrada da carcaça do motor e a turbina está vazando oleo, pode ser por causa da mangueira dobrada?

  4. Boa tarde, tenho uma carrinha Mazda draft 2006, não perde força, liberta uma fumança preta me acelerações e em algum momento especie de fogo no escape.

    Mudei pela terceira vez o turbo e sempre liberta óleo na turbina, faz me crer que o problema não esteja no turbo.

    Tirei a vareta de medição do oleo para ver se existe alguma discompressão, mas não tira fumo nenhum,

    Aguardo por uma dica.

    Saudações

  5. Não recomendamos adaptações. Mas precisaríamos de mais detalhes para esclarecer sua dúvida. Você se refere a lubrificar a turbina antes da partida ou a um possível vazamento durante a primeira partida? No momento da instalação do turbo, sim, a região do eixo do turbo deve estar lubrificada com o mesmo óleo do motor. Já se for um vazamento, não, nunca é normal e a instalação deve ser revista. Uma instalação de um componente desse tipo sempre deve ser baseada em uma documentação técnica de uma fabricante experiente para que você tenha certeza de que o serviço será bem sucedido para seus fins. Mas, reforçamos, não recomendamos adaptações ao projeto original do veículo.

  6. Amigo boa noite estou montando um vecctra turbo retifiquei a turbina instalei a mangueira de entrada de oleo e retorno para o carter tbm esta tudo pronto ! A duvida eh na primeira partida joga se um pouco de oleo dentro p que fazer ? Muito obg

  7. Olá, recomendamos procurar um mecânico para fazer uma avaliação do veículo, somente com uma verificação presencial é possível fazer o diagnóstico correto.

  8. BOA TARDE TENHO UMA AMAROK E ACUSA IMPULDO EXCESSIVA NO TURBO COMPRESSOR ACENDE A LUZ DE AVARIA PO234000

  9. Boa tarde. Tenho ranger 3.0. E ja estragou 2 turbinas . Primeira vazava oleo coloquei a segunda nova e agora danificou toda e ainda pegou fogo. E na.lenta bate motor , quando acelera pra de bater. O q faço

  10. Boa noite tenho um 16 20 eletrônico e ele tá consumindo muito olé dizel e também óleo de motor notei que ele está fumaçando muito mas não está fraco já troquei os bicos e também as unidades enjetoras ele está com 600 mil km rodado

  11. tenho uma ford focus 1.6 tdci 109cv e recentemente foi me o motor a baixo, dava a chave e pagar nada, quando reparei óleo na estrada fui ver o turbo e estava partido, óleo no motor nada.
    gostava de saber porque motivo o motor ficou sem óleo e o porque de a carrinha não pegar será que esta carrinha tem algum dispositivo que ao ficar sem óleo deixa de trabalhar

  12. tenho uma S10 2008 executive 2.8 a diesel 4×4, está acontecendo que a camionete desliga o motor e em seguida acende o ícone de injeção no painel. Foi trocado o filtro de ar. Foi passado scaner, verificamos que duas mangueiras tem uns cortes próximo a braçadeira, pode ser isso o problema?

  13. isso é só mentiras porque o meu carro não tem desses problemas, sabe porquê? porque nao tem turbo logo é tudo farça

  14. Tenho uma master 2006 e acabei de fazer o motor,meu turbo está com uma folga minima,tem necessidade de por um novo.

  15. Tenho uma frontier 2011 chegando com mais de 150 mil km, desde sempre passa um pouco de óleo do respiro do motor para a turbina e intercooler, até onde sei é normal, pouco, desde que não seja vazamento.
    próximo aos duzentos mil km e turbina perfeita.

  16. Tenho um gol 1.0 16 vauvola está sem a turbina mais ando com mais quando acelerar ele corta é por causa do turbo que não rei

  17. Boa noite tenho um caminhão 1620 motor 366la já troquei 4 turbinas cada uma rodou mais ou menos 10 mil km elas estoura. Gostaria de saber se o uso do freio motor pode colaborar com o desgaste pré maturo da turbina

  18. Senhores tenho um axor 2540 esta fraco para subir enqto outros sobem de 5 marcha meu sobe de 3 marcha , ja troquei os 6 bicos , troquei turbina, testei intercooler , troquei sensor de rotaçao de comando nenhum mecanico consegue resolver o problema nao sei mais o que pode ser .

  19. Amigo tenho Mercedes 1418
    Deu problema na turbina troquei a turbina fiz o teste drive tudo ok… porém depois já em marcha lenta percebi um barulho no motor conclusão….o motor bateu
    Não entendi o motor quebrou
    ….
    Será que forssei esse motor quando a turbina quebrou percorri ainda depois de quebrada cerca de 30km

  20. Bom dia minha frontier 2006 está com um vazamento de oleo que acredito que seja na mangueira de saida da turbina o que pode ter ocasionado isso?

  21. sou novato na mevanica estou com uma maquina que ta envermelhando o turbo e a tubagem por que acontece isso

  22. Senhores, em uma Hilux 2008 3.0 com 160mil km, passamos a ouvir um ruído da turbina vindo pelo escapamento. O ruído é baixo e muda timbre com a aceleração. A princípio ainda não temos diferenças de consumo nem fumaça. Talvez uma leve variação na marcha lenta, ou uma oscilação mesmo quando acelerando a 2 mil rpm.

    Alguma dica em especial? A turbina desse carro é fabricada por quem?

  23. Boa tarde .tenho um MB 1620 /98 na ultima viagem ele apresentou um barulho no turbo tipo grilando e perda de potencia em baixa e media rotação quando em alta rotação o barulho (grilo)para e fica com a potencia normal .
    Oque pode ser ?

  24. Boa tarde,sera que voceis sabe me dizer se posso colocar uma turbina em um trator ford new holland 4630 ese voceis acham que sim que tamanho devo colocar.pois vou fazer o motor dele completo.

  25. bom dia eu tenho uma toyota hilux 4CD SR5 4×4 ano 99 com motor 2.8 esses dias notei que esta metendo óleo nas mangueiras do turbo tanto na admissão como na do filtro de ar mas não esta trancada e nem quebrado o eixo rotor notei um pouco de folga no eixo mas quando fui verificar as mangueiras elas estavam frouxas tanto admissão como a do filtro do ar sera que era por isso que estava metendo óleo

  26. boa tarde, tenho uma Renault master 2.5 ano 2012 esta soltando uma fumaça preto quando acelera fica tipo afogado dai sai aquele tufo de fumaça preto, já foi mexido na turbina e não resolveu .
    alguém tem alguma dica ?

  27. Não poderia passar. Ou o tubo de retorno de lubrificante está entupido ou as vedações internas falharam.

  28. Agostinho, não temos esse veículo no mercado brasileiro, portanto, não temos informações técnicas sobre ele. Um abraço.

  29. Olá! O meu carro é uma Mazda bt 50 de 2007, o problema que ela apresenta é de babar óleo no turbo através da entrada de ar do filtro, ja reapertei a braçadeira que liga ao turbo, continua mesma e sem pressão.

  30. Quero saber porquê quando eu faço o teste do intercooler ele perde ar no suspiro do bloco e un 113 importado sou do paraguay

  31. Bom eu gostaria muito de saber quais são as folgas exatas que tem uma turbina.
    Quero saber qual é o valor da folga axial e radial que tem uma turbina nova, folga máxima e folga mínima.
    Estou fazendo essa pergunta porque foi trocado uma turbina de um motor do VOLVO um D13 e uma turbina de um motor CASE motor IVECO Cursor 9.
    E o fornecedor meu o que fez o reparo nessa turbina enviou uma outra turbina já revisada para mim e eu ao verificar essa turbina antes de montar estava com uma folga axial excessiva, até onde eu sei não existe folga axial em uma turbina nova ou recondicionada existe sim uma folga radial e essa folga eu sei que existe em todas.
    Então eu preciso de um manual de montagem de turbinas que me mostre se tem as folgas e quais são as folgas os valores dessas folgas.
    Porque o fornecedor diz que é normal e eu não acredito nisso porque até hoje eu nunca identifiquei esse tipo de folga axial e sim apenas a folga radial.
    Espero que alguém possa me ajudar nesse requisito.

  32. Boa tarde
    Tenho um duivda:
    Ao invés de furar o cárter não poderia usar uma flange no filtro de óleo (aonde tem duas saidas para radiador de óleo) para lubrificar e também fazer o retorno do óleo para o motor?

  33. Bom dia. Tenho uma ranger limite diesel com 7000km. Quando desligo o carro a variável da turbina se move várias vezes, e faz barulho ” nheque, nheque. E depois para. Isso com o motor desligado. Isso é normal?
    Infelizmente as três concessionárias da ford que eu levei não soberam me responder. Se o sr tiver enteresse tenho um vídeo isso.

  34. Tenho uma ranger 2000 na viagem ela começou a fazer barulho na turbina e sol fumaça e pede pressão e vazar olho do motor abrir a tampa do olho estava pressão para cima parrou o motor

  35. Amigo bom dia, tenho uma pagero ano 1999 gls 2800; Fiz o motor estava fumando. Ou seja, queimando óleo lubrificante.
    Ficou bom, queimando azul, só que notei pela manhão quando liguei o mesmo uma rajada de óleo no chão lançado pela descarga.
    Gostaria de obter alguma informação a respeito deste problema grato.

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