Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Entrevista: Nosso mercado está amadurecendo

17324

Novo presidente da ElringKlinger do Brasil, Fernando Petrolino fala sobre os desafios que assume à frente da fabricante de autopeças e, também, a expectativa de crescimento dentro do aftermarket nacional

 

Revista O Mecânico: Como foi sua trajetória profissional até alcançar a presidência da ElringKlinger do Brasil?
Fernando Petrolino: Iniciei minha carreira na Mastra Indústria e comércio LTDA em Limeira em 1988 como aprendiz do SENAI. Depois de 10 anos me transferi para a Tenneco Inc., produtora de escapamentos, iniciando a carreira como técnico em produto e, após 15 anos, finalizei minha carreira na Tenneco como Diretor de Vendas & Engenharia América do Sul. Em Janeiro de 2012 fui contratado pela Elring-Klinger para atuar como Diretor de Vendas & Engenharia Mercosul; em setembro de 2013 iniciei as negociações com a matriz assinando o contrato para a presidência em novembro 2013 e fui efetivado no dia 1º de julho deste ano.

O Mecânico: Quais são os desafios que a ElringKlinger e você terão que enfrentar a partir de agora?
Fernando: Manter o crescimento anual médio de 8% nos mercados OEM (original) e AM (reposição); manter os investimentos na área fabril mantendo a empresa atualizada tecnologicamente. Outro grande desafio é manter a equipe motivada, visto que temos um excelente grupo de trabalho com foco em resultados.

O Mecânico: A ElringKlinger do Brasil mantém sua fábrica em Piracicaba/SP. Quais componentes são feitos na unidade e qual a capacidade produtiva da fábrica?
Fernando: Somos a principal fornecedora de juntas de cabeçote do mercado nacional na área de OEM. A companhia produz por ano, em Piracicaba, 16 milhões de juntas automotivas e 8,5 milhões de chapas defletoras, além de mais de 1,5 milhões tampas plásticas para comando de válvulas de motor e juntas planas metal soft “Ferroflex”. Já a linha de reposição é representada pelos produtos da marca Elring, composta atualmente por mais de 5 mil itens para veículos leves e pesados de todas as marcas.

O Mecânico: Qual é a importância do mercado de reposição de autopeças no Brasil para a ElringKlinger? Como você vê o panorama atual do mercado?
Fernando: A Elring-Klinger é líder mundial neste mercado. No Brasil, iniciamos nossas operações em 2008 e temos um crescimento médio deste então de 20%, com mais de 5 mil itens, tendo um dos mais completos portfólios de produtos do mercado. O cenário é positivo. Nosso mercado está amadurecendo e se auto especializando, bem como se regionalizando. Com a grande gama de veículos em circulação no nosso país, é praticamente impossível um distribuidor atender toda a demanda sem se especializar na região e na nova frota. Mesmo na garantia, 68% dos proprietários de veículos já fazem os reparos fora da rede autorizada, isso dá a dimensão do nosso mercado. Acreditamos e trabalhamos para profissionalizar o mecânico e a rede de distribuição, levando produtos de qualidade e principalmente informação ao mercado.

O Mecânico: Da produção atual, qual é a porcentagem destinada ao mercado de reposição? Há expectativa de crescimento?
Fernando: A expectativa é continuar crescendo 30% ao ano nos próximos 5 anos e se consolidar entre as marcas líderes do mercado, aumentando e consolidando nossa rede de distribuição, com produtos de qualidade diferenciada a preços competitivos. O AfterMarket representa em torno de 10% de nossas vendas.

O Mecânico: A marca ElringKlinger tem bastante força no mercado de OEM (original) de leves e pesados. A peça que vai para reposição segue o mesmo processo de qualidade e garantia que as que equipam os veículos na linha de montagem?
Fernando: Em nossa produção não existe diferenciação entre peça original ou reposição, ou seja, temos as mesmas linhas de produção e a mesma tratativa quanto à matéria prima, processo, qualidade.

O Mecânico: Quais produtos a Elring-Klinger destina para os veículos pesados? Existe uma porcentagem definida de produção entre leves e pesados?
Fernando: Temos cobertura de toda a linha pesada, com destaque para os eletrônicos Euro IV e Euro V, Mercedes, Volvo, Scania, Iveco, MAN, Cummins, MWM. A linha mecânica também é super completa e estamos investindo em novos desenvolvimentos para a linha agrícola. Mais da metade de nossa rede de distribuição é da linha pesada.

17285

O Mecânico: Em sua opinião, o mecânico é um formador de opinião?
Fernando: Sim, o mecânico determina o que será usado no reparo do motor.

O Mecânico: Qual é a maior carência de quem trabalha na aplicação da peça dentro da oficina? Quais ações a Elring vem fazendo para ajudar nesse sentido?
Fernando: A velocidade com que a informação chega à oficina não é a mesma com que acontece o desenvolvimento da tecnologia. Como participamos de 100% dos desenvolvimentos de veículos no mundo (inclusive, itens que não fomos nomeados para série desenvolvemos como “backup”), temos muita informação para compartilhar com nossos amigos mecânicos. Trabalhamos forte com palestras por todo o Brasil, através de projetos como Atualizar O Mecânico, Educação Continuada (Sindirepa-Sebrae) entre outros. Também investimos pesado em vídeos instrutivos em nosso site (www.elring.com.br), nos informativos técnicos e disponibilizamos o SAC direto com técnicos e engenheiros da fábrica (0800-7747464).

O Mecânico: Quais novidades a Elring-Klinger está preparando para o Brasil nos próximos anos? E para o mercado de reposição?
Fernando: Temos investimentos pesados em máquinas para as novas tecnologias de juntas de cabeçote, juntas especiais e tampas plásticas, desde prensas de última geração até soldas a laser – última tecnologia em juntas de cabeçote e que só a Elring domina no mundo. Para o mercado de reposição continuamos ampliando nossa linha e investindo em aperfeiçoamento da logística, onde adquirimos uma nova área exclusiva para o aftermarket triplicando a capacidade de montagem de kits, armazenamento e entrega. Nesta área, já está em fase de execução nosso centro de treinamento com 120 lugares e, em anexo, uma oficina de motores para que os mecânicos aplicarem de forma prática o que acabaram de aprender.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php