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Mudanças automatizadas com reparo independente

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Kit Free Choice da Magneti Marelli agora pode sofrer intervenção desde que com preparação adequada. Veja nesta reportagem o processo de diagnóstico e a desmontagem da versão aplicada no câmbio Dualogic da Fiat

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Dentro dos câmbios Dualogic (Fiat) e I-Motion (Volkswagen) está o mesmo sistema: o kit Free Choice da Magneti Marelli de automação de troca de marchas e acionamento da embreagem em transmissões mecânicas. O sistema trabalha através do cálculo feito com os dados do regime do motor e da demanda de aceleração, de acordo com a programação em sua Unidade de Comando. Para quem dirige, o resultado é semelhante ao de um câmbio automático. O sistema é exatamente o mesmo que ficou conhecido na Fórmula 1 como “câmbio semiautomático”.

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Kit Free Choice na bancada: sistema agora pode ser reparado fora da concessionária, desde que a oficina esteja preparada

Mas mesmo equipando veículos brasileiros desde 2008, o Free Choice ainda é um mistério para o mecânico independente. Antigamente, o sistema só podia ser mexido nas concessionárias – e mesmo assim, se houvesse algum problema, o kit era trocado por inteiro, sem possibilidade de reparo. Agora, a Magneti Marelli coloca na reposição as peças que podem ser substituídas no conjunto.

No entanto, para fazer qualquer procedimento de reparo no kit, o mecânico precisa dispor de um ambiente limpo e de uma bancada: a Magneti Marelli recomenda que, impreterivelmente, o sistema seja aberto apenas fora do carro. O software de diagnóstico específico para rastrear a memória de erros da unidade de comando do câmbio é fornecido pela Magneti Marelli na reposição e pode ser utilizado via plataforma autônoma ou via PC. É necessária toda uma preparação para atendera essa demanda na sua oficina.

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Peças do kit Free Choice já podem ser encontradas na reposição: eletroválvulas, sensores, chicote, reservatório, conjunto motor/bomba elétrica e acumulador de pressão

Nesta reportagem, vamos abordar o câmbio automatizado Dualogic, da Fiat, composto pela caixa de velocidades manual C510 de cinco marchas e o kit Free Choice.

Princípio de funcionamento

O kit Free Choice é dividido em duas partes: a de geração de pressão hidráulica (chamada de “power pack”) e a parte de atuação mecânica sobre o câmbio (ou “actuator pack”). Funciona da seguinte forma: a pressão hidráulica gerada no “power pack” aciona as eletroválvulas que, por sua vez, acionam a embreagem e movem os cilindros de seleção e engate. Esses cilindros são os responsáveis por movimentar o câmbio e engatar propriamente as marchas.

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Cilindros de seleção e engate

As eletroválvulas são geridas por uma Unidade de Comando, que possui uma programação de seleção de marchas de acordo com o regime de funcionamento do motor. Para saber qual marcha está engatada, a Unidade de Comando recebe a informação dos sensores de posição dos cilindros. Com essa informação, a Unidade de Comando aciona as eletroválvulas necessárias para engatar a marcha pretendida. Cada eletroválvula foi projetada para funções específicas, como veremos mais tarde.

Diagnóstico de falha com scanner

Para a demonstração, foi utilizado um Fiat Palio equipado com a transmissão Dualogic, na qual foi simulado o problema no atuador de seleção de marchas ao desligar seu conector.

1) Quando um veículo equipado com Free Choice chegar à sua oficina, no momento da partida, uma luz irá acusar no painel se o problema está no câmbio. No entanto, algumas falhas só podem ser confirmadas após algumas manobras.

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2) O funcionamento do scanner é basicamente o mesmo dos que já são conhecidos no mercado com outras funções. Após a seleção do modelo e motorização do veículo, irá aparecer o menu com as opções dos sistemas que podem ser escaneados. Escolha a opção “Eletrônica Caixa de Câmbio”. Depois, selecione a opção de câmbio Dualogic.

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3) Dentro da opção “Eletrônica Caixa de Câmbio”, é possível acessar os parâmetros de funcionamento dos elementos do câmbio; a memória de erros; fazer a diagnose ativa dos atuadores; além de funções necessárias para execução de intervenções mecânicas no conjunto; dados da Unidade de Comando, relatório e ficha técnica do diagnóstico. A aba “Ativações” do scanner possui ainda diversos itens específicos para cada procedimento de reparo que devem ser seguidos de acordo com o problema identificado.

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4) Na leitura feita pelo scanner, o rodapé do software indica com o sinal que existe um erro no sistema. Clicando na aba “Erros”, aparece o código DTC equivalente à falha simulada.

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Obs: Após a manutenção do câmbio, a memória de erros deve ser apagada e os “contadores” devem ser “resetados” para que os valores apresentados sejam fiéis ao tempo de vida útil do sistema. Veja como proceder com o restante da rotina no tópico “Procedimentos de reaprendizado do sistema” ao final desta reportagem.

Apresentação dos componentes para substituição

O analista de serviço da Magneti Marelli, Marco Aurélio Broglia, explica que os nove componentes descritos a seguir podem ser encontrados no mercado de reposição. Nenhum outro que não esteja descrito a seguir é passível de reparo, segundo a fabricante. Os componentes que podem ser substituídos no kit são os seguintes:

1) Reservatório de óleo e tampa do reservatório: a tampa do reservatório possui uma membrana que, faz a vedação (separar o meio externo do interno) e equaliza a pressão do sistema de acordo com a variação que acontece dentro do reservatório quando a bomba de pressão é acionada.

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2) Óleo: o sistema deve receber um único tipo de óleo: o Tutela CS Speed, o mesmo utilizado pela Ferrari na Fórmula 1. Qualquer outro tipo de fluido pode danificar as peças internas, como o acumulador de pressão, e inutilizar totalmente o sistema. De acordo com Marco Aurélio Broglia, esse óleo é feito para durar toda a vida útil do câmbio e não precisa ser trocado. No entanto, seu nível deve ser verificado para monitorar possíveis vazamentos.

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3) Acumulador de pressão: este componente tem por objetivo armazenar energia hidráulica. Ele possui uma membrana em seu interior com gás pressurizado. Quando a bomba pressuriza o óleo, ele comprime o gás. Se a membrana tem algum problema, ela rasga e todo o gás vai para o sistema, enquanto o acumulador se enche de óleo, o que deixa a peça mais pesada. A peça funcional tem aproximadamente 680 gramas, mas, se estiver preenchida com óleo, pode chegar ao dobro do peso.

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4) Motor elétrico: sua função é mover a bomba de pressão.

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5) Bomba de pressão: por sua vez, sua função é gerar pressão hidráulica no sistema.

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6) Eletroválvulas: fazem a movimentação dos cilindros de seleção e engate. Todas as eletroválvulas estão disponíveis na reposição

Função de cada eletroválvula:

EV0: válvula proporcional de vazão; faz o controle da embreagem. Exclusiva dessa função.
EV1: válvula proporcional de pressão; faz o controle de engate das marchas ímpares.
EV2: válvula proporcional de pressão; faz o controle de engate das marchas pares.
EV3: válvula “on/off” (apenas liga e desliga, sem controle proporcional); comanda o cilindro de seleção para o engate de 1ª e 2ª marchas.
EV4: válvula “on/off” (apenas liga e desliga, sem controle proporcional); comanda o cilindro de seleção para o engate da 5ª marcha e da ré.

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Obs: Quando a EV3 e a EV4 são acionadas simultaneamente, as válvulas “sobem” o cilindro de seleção para a posição central (ou de ponto morto) permitindo o engate das 3ª e 4ª marchas.

7) Sensores de posição de seleção e engate: são dois sensores, iguais e comutáveis, e do tipo “Contact-Less”, o que significa que não sofrem desgaste em função do uso. O sensor de posição de seleção tem uma eletrônica interna que, em função da posição do cilindro de seleção, transmite uma tensão de zero a 5 volts para a Unidade de Comando. Já o sensor de posição de engate tem a mesma função, mas localizado no cilindro de engate.

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8) Sensor de pressão: este sensor emite uma pressão de zero a 5 volts proporcional à pressão. A faixa de trabalho de pressão do sensor vai de zero a 80 bar.

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9) Chicote elétrico: as ramificações do chicote são específicas de cada posição. Nas eletroválvulas, é possível ver colorações diferentes para cada conexão (branca para a EV3 e azul para a EV4, por exemplo), mas, no caso da remoção do conjunto que esteja em uso, é provável que essa marcação esteja descolorida pelo desgaste do tempo. Por isso, faça marcações próprias para não inverter as conexões. Caso as conexões sejam invertidas, o câmbio não funcionará.

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Preparação e início da remoção das peças

Para mostrar o Free Choice na prática, Marco Aurélio Broglia utilizou um kit já usado, mostrando a condição na qual o mecânico encontrará o sistema na oficina. Percebe-se que o conjunto está levemente sujo por fora, o que é normal, porque esteve em uso. Por isso, o mecânico deve tomar cuidado para não deixar que essa sujeira contamine o interior do sistema: as eletroválvulas, de alta precisão, não aceitam impurezas. O parâmetro tolerável é uma partícula de 0,4 mm. Caso as eletroválvulas entrem em contato com essas impurezas, elas podem travar.

1) Antes de fazer a intervenção mecânica no câmbio automatizado, deve ser feita a despressurização do acumulador de pressão. Isso deve ser feito através da função no scanner que está dentro da aba “Codificações”. O programa executa o passo a passo e o mecânico deve seguir as instruções que aparecem na tela. A pressão no kit pode chegar até a 70 bar, mas, na hora da desmontagem, deve estar a zero.

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Obs: Esta reportagem foi feita com o kit já separado da caixa de câmbio. O procedimento de desmontagem do câmbio deve atender ao descrito no manual de reparo de cada veículo equipado com Dualogic.

2) Para a desconexão do kit Free Choice da caixa de câmbio, é necessária a remoção da tampa do eixo de seleção (2a). O torque desse parafuso de fixação é de 3,6 (± 0,6) Nm. Depois, observe a fenda que existe na ponta do eixo de seleção. Com uma chave de fenda, gire a ponta do eixo a 90° no sentido horário (2b). Se o mecânico forçar a remoção sem girar o eixo de seleção, ele vai quebrar e o kit todo terá de ser trocado.

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3) Com o kit Free Choice já desconectado do câmbio e localizado sobre uma bancada limpa e livre de impurezas, comece a operação fazendo a retirada do chicote desligando todos os seus conectores. Nos sensores de posição de seleção e engate, observe a trava plástica que faz a fixação do conector.

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4) Utilize um soquete torx para soltar o parafuso que fixa o suporte do chicote.

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5) Os conectores possuem uma resina chamada Nyogel, que protege os pinos contra a sujeira e a umidade, evita curtos-circuitos e facilita a conexão. No caso da substituição, o chicote não possui essa resina que, portanto, deve ser aplicada em cada conector do componente novo.

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6) Para a remoção do sensor de posição de engate, é necessário a remoção da chapa do suporte do chicote elétrico (6a). Em seguida, solte os dois parafusos torx que prendem o sensor. O torque dos parafusos de fixação é de 3,6 (± 0,6) Nm. (6b)

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7) Para remover o sensor de posição de seleção, basta retirar os dois parafusos torx que fazem sua fixação. O torque dos parafusos de fixação é de 3,6 (± 0,6) Nm.

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8) Daqui em diante, serão desmontadas as peças em contato com a parte hidráulica, o que demanda o esgotamento do óleo do sistema. Isso deve ser feito através da mangueira de retorno de óleo. Com um alicate apropriado, abra a braçadeira e desconecte a mangueira (8a). Muito cuidado para não quebrar o conector plástico, porque essa peça não possui reparação. Se ele quebrar, o kit completo deve ser trocado. (8b)

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9) Em seguida, utilize um recipiente apropriado (livre de impurezas) para despejar o óleo pela mangueira de retorno. Retire a tampa do reservatório para facilitar a operação. O óleo pode ser reutilizado, desde que não esteja contaminado.

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Obs: A tampa do reservatório tem torque: 3,5 (± 1) Nm.

10) Para separar o “power pack” do “actuator pack”, utilize uma chave de boca apropriada para desconectar a mangueira de alta pressão. O torque da conexão é de 17 (± 1) Nm.

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11) Use um soquete torx para soltar os parafusos do reservatório de óleo. O torque desses parafusos de fixação na montagem é de 3,6 (± 1) Nm. Mesmo tendo esgotado o óleo do reservatório, ainda restará um pouco no sistema; portanto utilize um pano que não solte fiapos para conter o óleo que cairá na bancada.

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12) Atente para o o’ring que fica no alojamento na desmontagem. (12a) Na montagem, entretanto, ele deve ficar posicionado no reservatório. (12b)

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13) A bomba de óleo parece ser fixada por quatro parafusos , mas, na verdade, é presa apenas pelos dois parafusos torx. Remova-os para soltar a peça. Os parafusos allen restantes fazem a fixação da carcaça da peça.

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Obs: O torque especificado dos parafusos de fixação na montagem é de 5,5 (±1) Nm. Na montagem, fique atento: torque de aperto muito elevado pode danificar o conjunto Motor Elétrico/Bomba.

14) Na face da bomba de óleo que fica presa ao conjunto, observe que a peça possui um o’ring, um retentor e um quadring. Esses anéis fazem parte da bomba e não são vendidos separadamente.

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15) Existe mais uma peça que faz o acoplamento entre o motor e a bomba de óleo. Ela é simétrica, ou seja, pode ser montada de qualquer lado.

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16) Para remoção do motor elétrico, é necessário respeitar uma sequência. Primeiro, o parafuso que faz a ligação à massa. Depois, remova os dois parafusos de fixação. O torque especificado dos parafusos de fixação na montagem é de 6 (± 1) Nm.

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17) Na remoção do motor elétrico, observe se existe óleo nas regiões do motor e seu alojamento, indicadas nas fotos. Caso haja, é sinal de que a vedação dos anéis da bomba de óleo falhou, logo, o motor elétrico também foi danificado, já que não tolera a presença de óleo.

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18) Com o corpo do “power pack” preso em uma morsa, solte o acumulador de pressão utilizando um soquete e uma chave de força. O torque de fixação da peça é de 90 (± 9) Nm.

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19) Para a remoção das eletroválvulas, é necessário apenas a soltura dos dois parafusos de fixação. Todas as cinco peças são fixadas da mesma forma. Utilize um pano que não solte fiapos para evitar a contaminação do sistema. Nunca utilize estopa ou materiais que contenham impurezas. O torque dos parafusos de fixação é de 3,6 (± 0,6) Nm.

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Obs: A eletroválvula EV0 pode ser identificada pela tarja amarela na etiqueta da peça. As eletroválvulas EV1 e EV2 são intercambiáveis entre si. As válvulas “on/off” (EV3 e EV4), também são intercambiáveis entre si e são identificáveis por serem menores que as outras três.

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20) No caso da remoção da eletroválvula EV1, é necessária a remoção do tubo de pressão da embreagem para ter acesso ao parafuso de fixação superior. O tubo possui uma chaveta em sua conexão com o corpo do kit, que deve ser retirada com a ajuda de uma chave de fenda. Vale lembrar que o tubo de pressão não está à venda na reposição.

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21) Retire o sensor de pressão com uma chave de boca apropriada.

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Obs: Toda a montagem é feita da mesma forma, respeitando a ordem inversa.

Procedimentos de reaprendizado do sistema

1) Assim que o câmbio automatizado é novamente montado no veículo, é necessário plugar novamente o scanner para executar o autoaprendizado de engate e seleção das marchas. A opção está dentro da aba “Codificações”. Seguindo as instruções que aparecem na tela do computador, o sistema começará a movimentar o câmbio, algo que pode ser percebido pelo barulho do engate de marchas e pelo computador de bordo no painel.

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2) Outro procedimento que deve ser feito pelo scanner, após qualquer intervenção de reparo no câmbio ou na embreagem, é o ajuste da posição da embreagem. A opção também está dentro da aba “Codificações” e o mecânico deve seguir as instruções que aparecerem na tela como, por exemplo, manter o motor em funcionamento durante o processo.

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Veja a relação dos part numbers do kit Free Choice:

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Colaboração técnica: Magneti Marelli Cofap Aftermarket

63 comentários em “Mudanças automatizadas com reparo independente

  1. Bom Dia

    Senhores, gostaria que me ajudassem a identificar a falha do Fiat Bravo 198 mod 2009, que permanece em marcha neutra ou estacionária, e não faz mais alterações, até depois de 6 horas.

  2. Bom dia Erico,
    O sistema pode estar em curto-circuito, recomendamos que você procure um mecânico de confiança para uma avaliação mais precisa, uma revisão nos chicotes pode sanar o problema.
    Atenciosamente,
    Revista O Mecânico.

  3. BOM DIA! EU TENHO UM GRAND SIENA 2016 COM 34.000 KM RODADO. ELE COMEÇOU QUEIMAR FUSÍVEL QUE ALIMENTA A BOMBA DUALOGIC COM UMA CERTA FREQUÊNCIA E A MARCHA FICA PARADA ONDE ESTAVA E NÃO TROCA DE MARCHA. QUANDO COLOCO NOVO FUSÍVEL, VOLTA A FUNCIONAR NORMALMENTE ATÉ QUEIMAR DE NOVO, EM INTERVALOS DE 20 DIAS. GOSTARIA DE SABER O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO E NO QUE DEVO PEDIR PARA OLHAR E SANAR O PROBLEMA.

  4. Olá, bom dia! Eu tenho um Fiat Idea Essence que adquiri em 2015 (seminovo) e que depois que passou por um recall (AT 3831) aciona a eletrobomba de 3 em 3 minutos, mesmo com o carro desligado. Já conversei com várias pessoas e ninguém soube “decifrar” a razão. O câmbio sempre funcionou perfeitamente, entretanto a bateria é que sofre, pois mesmo uma bateria nova de 60A descarrega com apenas dois dias sem usar o carro. Qual poderia ser o problema? Tem receio de levar em uma oficina especializada sem ter noção do problema para não ter que trocar peças desnecessárias. Nunca houve problema no funcionamento do câmbio ou do veículo (que agora está com 40 mil km), os inconvenientes são mesmo o barulho de 3 em 3 minutos e a descarga da bateria.
    Agradeço qualquer informação que possa me ajudar.

  5. Nas válvulas solenóide não estão marcadas como EV0 ,EV1 , EV2 , EV3 , EV4 e sim com códigos numerais , como vou saber se estão na posição exata ?

  6. Se eu mexer somente no robo pra fazer um reparo de um vazamento por ex.devo fazer o acoplamento da enbreagem ou nao ou posso fazer somente a sangria e o aprendizado das marchas ouvi dizer que se vc fizer o acoplamento se nao trocou a enbreagem o carro nem pega mais .tenho essa duvida .ai tera que trocar por que o sistema nao reconhesse a enbreagem velha .desde ja agradeço .

  7. BOA NOITE ESTOU COM UM SIENA , E QUANDO TROCO O FUSIVEL ELE QUEIMA DE NOVO,JA PASSEI O SCANER E ACUSA SENSOR DE PRESAO DO HIDRAILICO ,TROQUEI TAMBEM MAS NAO FUNCIONA , SO FICA QUEIMANDO O FUSIVEL, ALGUEM PODERIA DAAR ALGUMA INFORMAÇAO?

  8. ola estou com um bravo que queima o motor direto ja troquei uns 4 verifiquei a corrente do motor com amperimetro e não passa dos 3 amps bomba tambem ja troquei e nada alguma sugestão grato

  9. Boa noite, tenho um Fiat punto 2013 dualogic plus, sempre que o carro esta frio tem problema de engatar a marcha re, preciso tentar várias vezes até ela engatar, o que pode ser?

  10. Bom dia tenho um polo imotion .. Estou tendo problemas ele engata o D mais não ta saindo da 1 não engata as outras marchas. Engata Somente se eu colocar no manual. O que pode ser?

  11. Boa noite, meu imotion estava queimando fusível direto, levei no mecânico e foi trocado o motor elétrico, mas continua queimando só que com uma frequência menor, alguém pode me ajudar?

  12. Boa noite,

    Tenho um Punto 1.6 2011 dualogic o mesmo apresenta o seguinte problema:
    A parece o sinal de controlar o câmbio, consultar manual, mas no manual nada esclarece.
    Ele de repente fica sem controle, vai para o neutro e depois entra no modo de segurança (3ª), ai paro desligo aguardo um pouco e ligo de novo e volta ao normal, mas logo volta a apresentar o mesmo sinal de problema.
    Já completei o fluido do câmbio que estava vazio, com o recomendado pela fiat, mas como o scaner do meu mecânico não faz a despressurização para antes de comnpletar.
    Gostaria de saber se tem alguma forma de ser feito isso, ou qual seria a melhor forma de resolver esse problema, pois cada mecânico fala uma coisa e da um preço absurdo, na autorizada nem pensar, pois o valor fica quase no preço do carro.

    Obrigado

  13. Tenho um stilo 2010 dialogic acontece que quando ando mais de 20 min sem pausa ele acende a luz cambio no painel e da um aviso para consultar o manual e o velocímetro para de marcar km/r o que sei o ploblema?

  14. Boa noite, troquei o reparo de orings para solucionar vazamento do robô de um Punto 1.6 16v de um cliente e agora não aceita efetuar a seleção de marchas e fica piscando a sigla de neutro no painel. Pode me dar alguma informação?

  15. Olá amigo , tenho um bravo 2013 dualogic , acontece que ao ligar um dia as marchas não engata nenhuma e aparece no painel marcha não disponivel , passei o scanner de um amigo e constou 0942 pressão hidraulica insuficiente com 0 bar, o que pode ser ? Seria o acumulador q foi pro brejo ?

  16. Boa Tarde, tenho um Polo I-motion 2010. Até hoje não apresentou nenhum defeito no câmbio. Teria necessidade de efetuar a troca do óleo do câmbio I-motion? Nesse tipo de carro são utilizados dois tipos de óleo (um para o robô e outra para a caixa de marcha)? Se sim, qual a especificação técnica de cada um deles?

  17. boa noite, possuo um grand siena 2013 troquei a embreagem e o atuador, quando estou de 5 marcha e ele vai reduzir pra 4 as vezes nao consegue de primeira, o mesmo acontece com a re, muitas vezes nao consigo engatar de primeira, isso ja acontecia antes de trocar o conjunto embreagem atuador, achava que isso iria resolver mas continuou da mesma forma, no scanner nao apresenta nenhum erro, o que poderia ser? obrigado

  18. Tenho um stilo 1.8, 8v, 2009/10, está dando erro P2904 o que pode ser? Não engata e nem seleciona marchas, fica somente no neutro.

  19. Tenho um polo i motion 2011/2012 com 73.000 km e as vezes quando ele vai passar da 1° para a 2° ou reduzir dá 3° para a 2° ele dá um tranco e as vezes forte o que de ser.

  20. Boa noite!
    Tenho um 500 2013! Ele está apresentando vazamento de óleo e um ruido anormal na pressurização do sistema! Levei na concessionária Fiat Fattore de Itatiba, e o mecânico disse que está com vazamento nas Eletrovalvulas e que a única solução, é trocar o sistema todo! Me ajudem ou indiquem uma oficina séria!

  21. Volta mo mecanico e ele scanil de novo e o problema persiste, pergunta pode ser o volante que ele deu um passe.

  22. Volta mo mecanico e ele scanil de novo e o problema persiste, pergunta pode ser o volante que ele deu um passe.

  23. Temos um Linea Duologic 2009 que após a troca do conjunto da embreagem (plato, disco e autuador) simplesmente desligou um dia, com a mensagem controlar câmbio. Foi enviado a um mecânico especializado que realizou a troca do motor elétrico do câmbio, bomba de óleo do câmbio, sensor de pressão, eletroválvula e chicote e realizou manutenção no robozinho que estava com vazamento de óleo. A embreagem continuou a patinar, voltamos a oficina que realizou novamente a troca do autuador. Não há mensagem de erro no scanner, mas o problema persiste. O que pode estar fazendo com que esta embreagem continue patinando? Que peças devo trocar?
    Obrigado.

  24. Eu troquei o autuador e passei o computador so q o carro so passar 1,2,3 e ré e nao passa nem a quarta nem a quinta o q deve ser..

  25. Bom dia. Tenho um Fiat bravo 2013 dualógic. O mesmo está com vazamento de óleo que escorre pela caixa de marcha. Aqui em minha cidade o melhor mecânico disse que não sabe de onde vem o vazamento, se é da caixa ou do robô. Estou sem saber o que faço.

  26. Olá amigo boa noite. Estou com meu fiat Stilo Parado já a 4 meses na autorizada da Fiat e o mecânico até agora não conseguiu uma solução pro problema , ele retirou todo o kit e disse que seria necessário trocar todo o kit, ele colocou um kit de outro carro e funcionou disse que testou peça por peça e não funcionou só quando colocou o kit completo do outro carro , eu gostava muito do carro e agora perdi todo encanto pelo veículo por causa deste câmbio .
    Gostaria de saber se é possível fazer uma revisão ou manutenção do kit e se me indica um local em Belo ,Horizonte ou proximidades para tal pois o kit novo custa muito caro quase 20%do valor do veículo.

  27. Carlos, qual seria o veículo, ano/modelo e tipo de câmbio? Sem essas informações não podemos te ajudar. Um abraço.

  28. Bom dia !
    Fiaz a troca da embreagem completa, efetuei a limpeza do robot,inclusive com a troca do oLeo. Ao final fiz a programacao das marchas e sai para o teste. As marchas,estão engatando muito bem,contudo o veículo está dano muito coice ;nas marchas de força.
    Como devo proceder?

  29. Vinicius, provavelmente é o atuador de seleção de marchas que não está completando a troca na redução. Uma possível folga no conjunto. Se fosse embreagem, arranharia todas as marchas ou não trocava nenhuma. Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  30. Boa noite tenho. Línea dualogic 2010 efetuei a troca do kit d embreagem, porém após a troca começou a apresentar alguns defeitos como derrepente para de engatar entrando em n e só volta a funcionar quando desligou o cabo da bateria, em seguida e passado o scanner e não apresenta nenhum defeito no sistema de embreagem, já efetuei a troca do sensor de velocidade e ainda assim é defeito persiste o que devo fazer

  31. Boa tarde tenho linea 2010 dualogic
    Ele engata todas marchas normal tanto auto ou manual
    Mas quando reduz 2 para 1 para parar no transito ele engata neutro sozinho agora quase todas vezes alguem sabe qual seria solucao pra isso ja me disserao atuador
    Sensor pedal freio, atuador embreagem eo robozinho todo ??????

  32. valeu meu camarada eu ja estava esquecido da pergunda descupe por eu nao ter te agradecido antes ta? mais muito o brigado pelas a resposta pos e caso aja perda de pressao por uma selenoide eu vou ter q mandar o cliente comprar um selenoide completo ne? vai ser o jeito valeo meu amigo um abraço tanbem.

  33. acho que deveria ter todas as peças para reparo incluindo ate os oring de vedação fiz o reparo no meu e tive que usar oring comus

  34. Ola eu desmontei a eletroválvula ev0 para limpeza e observei que a mesma não tinha o pininho central que as outras eletroválvulas ev1 ev2 tem , isto e normal?

  35. Marcos, entramos em contato com a Magneti Marelli, que nos deu a seguinte resposta:

    “A possibilidade é remota pois os sensores tem seu próprio código de falha. Porém, não podemos descartar nenhuma hipótese. Então, ambos devem ser verificados e seus valores, controlados via Scanner, bem como realizar uma verificação física no sistema e componente (chicote e valores elétricos), conforme a seguir: Pino 28 da TCU – Negativo.
    Continuidade dos pinos 26, 65, 67, 74 e 68 da TCU com os pinos 1,2,3,4,5 sendo: Lado Joy stick x TCU (1 com 65), (2 com 26), (3 com 68), (4 com 67), (5 com 74) e (6 com 28 GND)
    Verificar os contatos no terminal do conector aéreo pinos 1,2,3,4,5 e 6. Devem estar com boa interferência, ou seja, bem conectados.
    Após estas verificações, com um voltímetro, medir os valores de resposta de troca de marchas do Joy stick de acordo com a tabela que está neste link:
    https://omecanico.com.br/wp-content/uploads/2016/09/free-choice.png
    Qualquer sinal abaixo ou acima desses valores é sinal da falha.”

    Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  36. Laecio, nesta reportagem foi utilizado equipamento de diagnóstico Magneti Marelli Extra.
    Um abraço.

  37. Ducival, entramos em contato com a Magneti Marelli para obter mais informações sobre os orings que você citou e esta foi a resposta da empresa: “Infelizmente não servem. Eles não possuem o mesmo dimensional e qualidade dos anéis originais. Estamos trabalhando para disponibilizar estes itens ao mercado na maior brevidade possível”.
    Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  38. Leone, entramos em contato com a Magneti Marelli para saber mais informações a respeito e eles afirmaram que estão trabalhando para disponibilizar estes itens ao mercado na maior brevidade possível. Um abraço.

  39. Aldembergue, entramos em contato com a Magneti Marelli para saber mais informações a respeito e eles afirmaram que estão trabalhando para disponibilizar estes itens ao mercado na maior brevidade possível. Um abraço.

  40. Manoel, entramos em contato com a Magneti Marelli para mais esclarecimentos e esta foi a resposta deles:

    “Basicamente, podemos dizer sobre a atuação do sistema Free Choice que se trata de um produto que trabalha com pressão hidráulica (bar) e tensão (V), onde temos um grupo denominado Grupo de potência (Power Pack). Essa pressão é gerada por uma eletrobomba comandada pela TCU (Unidade de controle da Transmissão) através de um sinal recebido do sensor de pressão (ativa quando indica que a pressão está baixa e desativa quando a pressão atinge o especificado) para manter a pressão constante dentro da faixa de trabalho, com valores ajustados por calibração. O aproveitamento dessa pressão hidráulica gerada e armazenada no Grupo de potência é enviado para outro grupo denominado Grupo de comando das eletroválvulas (Power Pack – controla, através das eletroválvulas, a abertura da embreagem, a seleção e engate de marchas) e, de acordo com a marcha solicitada pelo condutor/veículo (seja modo manual ou automático), a TCU comanda a abertura e/ou fechamento e deixa a pressão ser direcionada para as câmaras de pressão de deslocamento dos eixos, que estão acoplados ao eixo de engate do câmbio que movimenta os garfos de engate das marchas: 1º e 2º, 3º e 4º, 5º e Ré, além de comandar a atuação da embreagem. Esta é uma síntese da atuação do sistema Free Choice na troca de marchas de um veículo com câmbio robotizado.Para o esquema elétrico, gentileza recorrer ao nosso SAC, através do 0800-019-1638”.

    Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  41. Jorge, provavelmente, o sistema precisa sofrer procedimento de reprogramação com scanner. Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  42. Oi tenho uma dúvida em uma embreagem que troquei recentemente, depois de montado foi feito todo o procedimento de atualização do novo kit montado, o sistema não apresenta nenhuma falha no scanner, as marchas engatam perfeitamente, o problema está quando a 1 marcha ou a ré são selecionadas, logo em seguida aceleramos para o veículo andar, o que acontece: o veículo sai pulando.

  43. ola b tarde t bem? q otimo q sim bom entao como comprar os aneis orings para as eletrovauvulas e do eixo de seleçao serar q eses aneis q vedem em casas de materiais vende serve? o nao e compativel com a composiçao quimica do oleo cspid e aquele oring guadrado do acumulador eu acho q o motor de moto tem a quele redentor eu acho q serve q tal? m obrigado estou no aguardo valeu

  44. Qdo a avaria diz:
    P0823 – Sinal de Interruptor do Joystick (GLS3). (abaixo do limite), diz respeito aos sensores de posição e seleção do atuador?

  45. boa noite omaterial é muito bom e produtivo só não encotrei o esquema eletrico as vezes fas falta qual é estrategia de trabalho quer dizer atuação.

  46. Gostaria de receber os informes técnicos e dados de empresas que fornecem peças de cambio automáticos e automatizados, e se possível as que forneçam ferramentas aos reparadores.

  47. é um absurdo não ter um kit de oring´s para a reparação do mesmo no mercado acho que essa atitude da magneti marelli vai fazer o projeto ir por água a baixo eu sinceramente como mecânico não recomendo o meu cliente a comprar um veiculo equipado com esse sistema nota zero pra magneti.

  48. Amigo qual as referência dos orings de vedacao da peça o que faz a seleção de marchas do cambio dualogic pós está com fazamento de oléo pela peça de seleção das marchas

  49. Ola . gostaria de saber onde fica o local na caixa de transmissão para troca do olio ! Desde já fico agradecido. !

  50. Boa noite ,eu trabalho na fiat e peguei um línea 2013 dualogic,ele está com 30 mil km, e está apresentado dificuldade no engate da ré,removemos o câmbio e foi verif q no sensor de seleção apresenta contaminação de óleo,e na tampa q vira o eixa p remover o kit,abri a parte mecânica p ver a Eng da ré e demais pessas,estavam acinzentadas ,nesse caso efetuamos toda limpeza do robô troca do sensores ,mais ainda persiste dificuldade ao engatar ré ,q sugestão me daria ? Obrg Carlos 41 98835224 curitiba

  51. estou com um poblema aqui na minha oficina troquei um atuador de um voyage e agora ele para no n e naõ sai do lugar ja fisse de tudo so náo passei o aparelho. sera q tem outra solução para resolver sem passar o aparelho

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