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Troca da válvula termostática do Ford Fiesta

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Acompanhe nesta reportagem os procedimentos de diagnóstico e manutenção da válvula termostática eletrônica do popular da Ford, que exige alguns cuidados na substituição, além de checagem de todo o sistema

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O sistema de arrefecimento é bastante complexo e merece atenção dos mecânicos em eventuais revisões, principalmente, porque abrange muitos componentes essenciais, como a válvula termostática. Sua função é fazer com que a temperatura ideal de trabalho do motor se eleve rapidamente e permaneça dessa maneira. Mas se isso não acontecer, aí começa a dor de cabeça para o proprietário do veículo.

Fizemos nessa edição a troca de válvula termostática do Ford Fiesta Flex, ano 2008, com 60 mil Km rodados. Alberto Maciel, técnico da MTE Thomson, explica que esse modelo é equipado com eletroválvula termostática eletrônica, semelhante a comum, exceto pela cera expansiva que é aquecida por um aquecedor do tipo PTC (Coeficiente de temperatura Positiva, em inglês), ou seja, uma resistência elétrica. Na válvula comum, a cera é aquecida pelo líquido de arrefecimento.

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“Esse tipo permite que a válvula trabalhe em temperaturas diferentes em função do combustível que está no tanque, ou seja, quando o motor está 100% etanol (9,0:1 de RAC – relação ar/combustível na mistura), seu início de abertura é a 100º C. Já quando tem 100% de gasolina no tanque (13,3:1 de RAC), sua abertura acontece a 97º C”, comenta Alberto.

O caminho que o líquido de arrefecimento percorre é o seguinte: impulsionado pela bomba d’água na fase fria, circula somente dentro do motor e, após abertura da válvula termostática, com o motor já aquecido, o líquido passa pelo radiador, retornando para o motor já resfriado. Parece simples, né, mas sem a manutenção apropriada, isso pode causar diversos danos ao motor do carro, com sérios prejuízos ao cliente.

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Diagnóstico e troca

A troca da válvula termostática é recomendada quando o sistema apresenta problemas e depois de uma minuciosa checagem e testes para certificar que o problema está mesmo na peça. “Se houver superaquecimento, é necessário testar o circuito do sistema com um termômetro. Este teste deve ser feito quando o carro chega com o motor quente e depois de trocar a válvula”, explica Alberto.

O técnico insiste que o veículo nunca deve funcionar sem a válvula, pois pode continuar o superaquecimento. “Existem casos em que a válvula termostática é retirada quando dá problema e isso é incorreto, pois a válvula possui um “by pass” que direciona o líquido para o radiador e quando ela é retirada, o líquido não é direcionado e fica circulando na galeria do bloco, levando o carro ao superaquecimento”.

Vamos realizar desta vez a troca de uma válvula termostática do motor Zetec Rocam do Ford Fiesta, 2008, com 60 mil km rodados. O procedimento será efetuado com a ajuda de Edson da Silva Moraes, proprietário e mecânico da Oficina Mecânica Moraes & Moraes.

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Alberto explica que a válvula original do Fiesta é construída com uma carcaça de plástico e a que foi colocada na reposição pela MTE é de alumínio. “Essa alternativa foi desenvolvida porque como o carro é flex, trabalha com temperatura alta, o que provoca problemas de ressecamento e empenamento do plástico. Um outro fator é que se, por ventura, vazar a água de arrefecimento, o calor da carcaça não dissipa para o “plug” eletrônico, ou seja, não informa para o módulo que o motor está aquecido. A vantagem do alumínio é que dissipa melhor o calor da carcaça, evitando o problema de empenamento”.

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Em caso de avarias, o sistema deve ser inspecionado para ver se é necessário a troca da válvula com a carcaça ou apenas o refil, de qualquer maneira, a carcaça deve ser muito bem examinada para ver se pode ser reutilizada.

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O técnico da MTE dá uma dica importante: “um erro comum no mercado é quando o técnico coloca um tampão da saída de ar quente, mesmo o carro não tendo esse equipamento como opcional. O correto é fazer uma conexão com a mangueira, pois o líquido tem que circular pelas duas galerias”.

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Testes e troca do componente

1) Teste mecânico: quando o caro chega na oficina, com o veículo funcionando, o primeiro passo é fazer um teste comparativo entre a temperatura do motor (90°) e a do radiador (50°), utilizando um termômetro especial. Se as temperaturas estiverem iguais, o sistema está adequado, pois a água está circulando, ou seja, o sistema está aberto. Caso não esteja, deve se substituir a válvula termostática e verificar também a bomba água. Em casos mais raros, pode haver obstrução do radiador.

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2) Testes eletrônicos: com o scanner automotivo, vamos ver se o problema é eletrônico. Assim, testamos não só o funcionamento do aquecimento da resistência da válvula, mas também o sensor de temperatura do motor.

3) O procedimento começa retirando o filtro de ar e soltando a abraçadeira da mangueira de admissão de ar.

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4) Coloque um recipiente embaixo do carro para escoar o líquido e abra a tampa do reservatório.

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5) Desconecte o sensor de temperatura do líquido, solte a travinha de segurança e puxe a peça com cuidado.

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6) Com um alicate especial para soltar abraçadeiras, desconecte todas as cinco mangueiras de circulação de água, para o radiador, para o sistema de ar quente e para o reservatório de expansão, para poder drenar o líquido.

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7) Com uma chave em L de 8 mm, comece a soltar os seis parafusos da fixação da carcaça, para agilizar pode usar a pneumática. Na montagem o torque é de 3kg. Os parafusos são limpos e reaproveitados.

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8) Na retirada da válvula, na parte de baixo, desconecte o conector da aquecedor da válvula termostática (PTC).

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Obs: Para ver se pode reaproveitar a carcaça, verifique se não há corrosão e se a flange está em ordem sem corrosão ou empenamento.

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9) Faça o teste da resistência do aquecedor da válvula com a ajuda de um multímetro, sem necessidade de especificar a polaridade, em escala 200 Ohms. O valor tem que ser em torno de 14 a 17 Ohms.

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10) Faça também o teste de resistência do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, que deve ser feito em escala de 200 kOhms. O valor em temperatura ambiente é em torno de 33 KOhms .

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11) Agora, execute o teste elétrico do refil, remova-o da carcaça e encaixe no conector do aquecedor um chicote de testes e as outras duas pontas na bateria do carro. Aplique 12 V. De dois a cinco minutos a válvula vai ter sua abertura.  Se não estiver abrindo, o problema é eletrônico e a válvula deve ser trocada.

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Instalação

1) É necessário que se faça um preparo para a instalação da nova válvula. Comece removendo os resíduos de vedação na superfície do cabeçote, para isso utilize um paninho com gasolina.

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2) Use também uma lixa d’água para remover imperfeições da superfície do cabeçote, deixando-a bem lisinha.

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3) Retire os recipientes do líquido e jogue num reservatório adequado para descarte.

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4) Coloque a peça nova. Certifique-se de que a superfície esteja limpa e sem irregularidades.

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5) Faça o teste da resistência do aquecedor da válvula PTC com a ajuda de um multímetro, sem necessidade de especificar a polaridade, em escala 200 Ohms. O valor tem que ser em torno de 14 a 17 Ohms.

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6) Quando colocar o sensor de temperatura novo, prenda a travinha.

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7) Faça também o teste de resistência do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, que deve ser feito em escala de 200 kOhms. O valor em temperatura ambiente é em torno de 33 KOhms.

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8) Estando tudo pronto, parafusos limpos, faça a instalação da peça no local adequado. Coloque os parafusos na sequencia cruzada e com torque de 3 kg.

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9) Siga o mesmo processo da desmontagem, mas na sequência inversa. Coloque as mangueiras e o conector do sensor de temperatura do líquido.

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10) A montagem está pronta, agora tem que encher o reservatório com fluido novo, na proporção correta que é de 40% de aditivo e 60% de agua desmineralizada.

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11) A sangria é feita automaticamente, conforme a colocação do líquido no sistema. Deixe o conector do ar quente no vermelho, mesmo sem o carro estar ligado.

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Ao final do reparo conferir:

1) O ideal é fazer novamente o teste do termômetro para checar as informações depoisdo reparo feito. Faça também o teste de funcionamento do aquecimento da resistência da válvula e o do sensor de temperatura do motor.

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2) Por fim, vamos conferir com o scanner automotivo se todos os sensores estão funcionando com perfeição.

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Colaboração técnica:
Oficina Mecânica Moraes & Moraes
Mais informações: MTE-Thomson (11) 4393-4343

134 comentários em “Troca da válvula termostática do Ford Fiesta

  1. Boa tarde, Pessoal.
    Meu fiesta 2012 rocam deve estar com problema na valvula termostatica, porque tem mangote quente na parte superior e no inferior na parte de baixo está frio. O mecanico já trocou um bomba de agua que estava enferrujada, trocou por duas vezes a valvula, colocando duas novas, agora trocou a tampa do reservatorio e o plug do sensor temperatura. O problema ocorreu após 7 km rodados a ventoinha liga e não para mais, pelo que dei uma pesquisa pode ser um problema na ECU que não está mandado sinal pra valvula funcionar, sei que estou muito preucupado com meu carro, geralmente era só trocar a valvular que funcionava normalmente

  2. Ja tive a maioria dos problemas citados do motor ROCAM, e descobri que se não apagar o erro do módulo o carro lê os parâmetros errado, ou seja: sempre que trocar um componente eletronico é preciso escanear erros e apagar, se o erro fica na memória o carro tende a apresentar as mesmas falhas. boa sorte ai pessoal.

  3. Galera, a 2 meses troquei a carcaça com a valvula termoestatica do ford fiesta 08/09 por uma de aluminio porque tinha quebrado um encaixe de mangueira. Tudo certo, funcionando OK. Agora a ventoinha aciona e não desliga mais, so anda ligada, o carro não esta esquentando. Será que é esse sensor da válvula ? Vi alguns comentarios na net que pode ser a tampa do reservatorio de agua.

  4. Boa tarde pessoal!

    Tenho um fiesta sedan 2009 e depois que troquei a válvula termostática, o carro vivia aquecendo, meu mecânico não conseguiu descobri o que era. Levei em outro mecânico que descobriu que o problema era gerado pelo ar quente, o detalhe é que está tudo correto com o aquecedor, e mesmo assim tive que isolar o aquecedor, não havendo problemas com ele. Depois disso nunca mais aqueceu, mas fica a dúvida, se o sistema de ar quente não está com problemas, porque quando religo o sistema o carro aquece?

  5. Olá Pessoal! Tenho um Fiesta 1.6 Rocam 2011/2012 com 126.000kM. No manual consta a proporção de 50% de aditivo e 50% de água. Usar “Anticongelante à base de etilenoglicol Especificação Ford WSS-M97B44-D”. Carro funcionando bem. Com Ar Condicionado ligado a ventoinha de segundo estágio não entra, só a de primeiro estágio. A de segundo estágio entra somente com o trânsito pesado e ar ligado. Fique atento a resistência de 1º estágio que trinca de forma imperceptível provocando o acionamento da ventoinha de segundo estágio de maneira aleatória. Já tive outros dois fiestas 1.6 rocam e um KA 1.0 rocam. É preciso trocar o líquido do arrefecimento anualmente e o reservatório a cada três anos. No quarto ano irá começar a aparecer pequenas trincas internas. Só utilizo o original com a tampa original também. Testei um paralelo e durou 11 meses. Nunca tive problema de aquecimento em nenhum dos carros.

  6. Boa tarde !

    Tenho um Ford Fiesta 2005, 1.6, Flex.. O carro esta com um sério problema de arrefecimento em que o segundo estágio da ventoinha é acionado, de forma eventual, e o display de temperatura acusa temperatura máxima.
    já troquei a válvulas termostáticas, foi feito limpeza no radiador, troque a ventoinha, sem sucesso.
    Não tenho mais segurança ao sair com o carro. Não sei quando que terei que encostar e aguardar o sensor de temperatura voltar ao normal.

    Alguém aqui pode me ajudar ?

  7. Eu tenho um Ford Fiesta Flex ano 2006. Foi trocado a válvula termostática e após isso, parou de funcionar o ar condicionado ( sem ar quente e frio). O que pode ter acontecido?

    grato

  8. Olá Wiliam, recomendamos consultar seu mecânico de confiança para um diagnóstico mais preciso.

  9. Boa noite, Estou com um fiesta 1.6 2008, Troquei válvula termostatica e sensor temperatura ,Fiz cabeçote até bomba de agua…Infelizmente está ligando a ventoinha com uma mangueira quente e da valvula fria,Não está circulando a agua. Conferi até radiador e nada entupido,Será que poder ser ????Abraço

  10. Oiii Bom dia estou com problema a arrefecimento as mangueira tem uma pressão muito forte e aquece muito e a ventoinha esta demorando armar. Ja foi tirada a válvula termostática e continua o problema, Para os mecânicos a primeira palavra que vem é junta de cabeçote,faz 3 meses que fiz a parte de cima do motor, sei que tem vários itens que pode causar o aquecimento. ex Bomba de água, o mal funcionamento do rele da ventoinha ventoinha,sensores temp .cabeç. sensor Vent. Eu quero saber se o mal funcionamento do fusível pode pode fazer com que a ventoinha demore para acionar?

  11. Temos um fiesta sendan 2013/2018 titanium, meu DEUS o carro a cada 6 meses está apresentando problema de aquecimento….toda vez tem que trocar um monte de coisas..já é o nosso segundo carro da FORD e o último em nossas vidas….já gastamos horrores com esse carro…lindo e potente..porém uma bomba, assim como todos os demais carros da Ford..pois como estou lendo aqui os comentários..são muitos colegas com problemas e a maioria deles parecidos o arrefecimento…..queremos trocar urgente o nosso carro…pois ficamos de oficina em oficina durante o ano…já dirigo o carro com medo de aquecer.

  12. Meu nome e Jose Alcir, tenho uma Ecosport 2006/07, queimou a junta do cabeçote, mandei plainar o caqbeçote troquei a valvula termostatica completa inclusive sensor de temperatura e continua indo pressao para o reservatorio. Que devo fazer?

  13. meu fiesta zetec rocam 2002 1.o esta com esses mesmos problemas , a temperatura sobe acima do normal quando acelero baixa um pouco quando paro o carro o primeiro estagio da ventuinha naõ liga ,que eu saiba é obrigatorio
    .mesmo com a chave desligada .e as vezes joga agua pra fora pela mangueira superior que liga no radiador . ja troquei resistencia da ventuinha e nada ,verifiquei os terminais da mesma e esta tudo ok. naõ sei mais o que fazer ,agradeço quem puder me dar uma dica . obrigado .

  14. Boa trade,

    O carro do meu pai também superaquecer , por 3 vezes foi trocada a carcaça da valvula termostática, porém na última vez, usamos uma de alumínio da MTE e um aditivo Motul laranja, faz mas de 1 ano e ele não teve mais problemas

  15. Boa trade,

    O carro do meu pai também superaquecer , por 3 vezes foi trocada a carcaça da valvula termostática, porém na última vez, usamos uma de alumínio da MTE e um aditivo Motul laranja, faz mas de 1 ano e ele não teve mais problemas

  16. Olá Bom dia! tenho um fiesta hatch 1.6 2007 / 2008 zetec rocam, mes de agosto fiz uma viagem e deixei ele na garage parado por 26 dias, quando retornei fui ver a agua do reservatorio e notei que estava bem baixo, umas 600 ml menos por ai. Ai completei a agua e dei umas voltas, uma semana depois notei que diminuiu a agua, resolvi olha por baixo dele e notei que tava molhado e pingando agua debaixo do radiador onde fica a ventoinha.. O que sera que pode ser? pode me adiantar algo? Grato..

  17. tenho um fiesta zetec 1.6 com ar,meu carro tem funcionamento perfeito ,mas percebo que quando para o carro desligo ,logo após uns minutos tipo 5 minutos ,dou a partida novamente após uns minutos ele liga a ventoinha no segundo estágio isso é normal,liga uma vez só no segundo estágio as demais liga só o primeiro estágio

  18. Estou com esse problema de aquecimento na minha Ecosport, tiro o ar do sistema dura uns dois dias e volta aquecer aperto a mangueira de retorno e fica fria parece que entra ar no sistema novamente, porem não baixa a agua do reservatório, vou realizar o teste dos dois furos na valvula termostatica, colocarei aqui o resultado.

  19. fazer dois furos nela . um na parte de cima e outro na parte de baixo da valvula temostatica, coloca isso no google e pede imagen ai vai mostrar onde são feito os furos.

  20. Troque o reservatório do líquido de arrefecimento e tampa. Se o problema continuar o seu carro pode ter queimando a junta do cabeçote ou empenado!
    Abraços

  21. Já verificou se o ar quente não está entupido ?
    Pode fazer um teste colocando um ” Jamp” nas duas mangueiras que vão para o arquente isolando as mesmas !
    Obs ( desconsidere se seu carro não tiver ar-quente )

  22. Tenho um EcoSport 2012 Flex. Troquei a válvula termostatica junto com o cavalete, depois da troca comecei usar o aditivo radiex nas proporções corretas com a água. Depois de 5 meses a válvula termostatica deu problema de novo, quando o mecânico desmontou, a válvula estava toda corroida. O mecânico disse que foi o aditivo que corroeu a válvula. Eu não uso o aditivo concentrado, só o diluído. O que pode ter acontecido?

  23. José Mauro. Independente da quilometragem, estas peças precisam de manutenção e troca.Tenho uma Ecosport 2009 comprada zero, hoje com 32000 Kms, com manutenções em dia que precisou trocar apenas a junta da válvula termostática. Nas raras vezes que precisei completar o fiz somente com aditivo. ( Celsius – cor rosa ). Desta forma galerias, bomba , radiador estão em ordem. Não troquei mangueiras de borracha ainda pois não apresentaram problema , mas para manutenção preditiva já deveria tê-las trocado pois a validade de borrachas em geral é de 5 anos.Temos ainda um New Fiesta Titanium Powershift 2013/14 , com uso diário, que nunca foi necessário completar o reservatório até esta data.Espero ter ajudado com estas dicas.

  24. Eu estava com os mesmos problemas de aquecimento relatado aqui no meu ECOSPORT ano 2008 FLEX troquei varia vezes a valvula e depois de algum tempo retornava a aquecer , resolvi o problema com 2 furos de 1/8 de cada lado na valvula na parte que veda a agua que vai para o radiador ,NÂO RETIRE A VALVULA este carro não pode trabalhar sem esta valvula faça somente 2 furos e terá seus problemas resolvidos ela abrirá normalmente quando a agua do bloco aquecer este furos não deixam criar ar no sistema e deixa passar um pouquinho de agua super aquecida para o radiador , se você retirar a valvula a agua fica circulando só no bloco do motor.

  25. Pessoal, vou relatar o meu caso aqui para poder ajudar alguém que possa estar passando pela mesma situação:

    Superaquecimento no fiesta rocam 13/14 1.6 70 mil km.
    A água nunca baixou e nem rodei sem aditivo. A carcaça original estava quebrada por dentro e foi substituída por uma mte de alumínio.
    Problema resolvido até que 15 dias depois o superaquecimento voltou.
    Trocado o sensor e a bomba o problema persiste.
    Segui a dica passada aqui nos comentários sobre o radiadorzinho da água quente. Pedi ao mecânico para desligar o sistema de ar quente e fazer um bypass na entrada e saída de água quente desse sistema de ar quente.
    Problema resolvido, pessoal!
    Claro que depois vou mandar verificar com cuidado todo o subsistema de ar quente e trocar/limpar as peças que provavelmente estão entupidas para reconectá-lo ao sistema de arrefecimento.
    Quero agradecer pelos comentários sobre esse problema, que foi o que ajudou a resolver o meu, mesmo quando os mecânicos já estavam sem idéias do que mais seria.
    Sempre acompanhe ou leve alguém que entenda um pouco de mecanica para acompanhar o serviço no seu veículo. Não confie cegamente em mecânicos.
    Abraço a todos e boa sorte!

  26. Amigo conseguiu resolver, to indo para a 3a válvula termostática, a segunda mesmo trocando a carcaça de alumínio não durou um ano, mecanico disse que é problema do carro, como resolveu o seu problema? Teve que vender o carro rsrs pois é isso que quero fazer….

  27. Amigo esse carro o sistema de arrefecimento e bem complexo.
    Mas um dos motivos e a resistencia da ventuinha que so esta ligando na velocidade 2 estagio.
    A outra coisa e a valvula retardado a abertura .
    Abracos

  28. Tenho um EcoEsporte 2007, uma vez tive problema com o suporte da válvula termostática. Sem saber que existia suporte de alumínio, coloquei um de plástico. Nunca tive problema com temperatura, sendo que já andei 135.000km com esse automóvel.
    Eu gostaria de ajuda vocês com esse problema. Verifiquem se o mecânico após trocar a válvula ou o suporte da válvula está fazendo corretamente o processo de retirada de ar do sistema, pois se isso não for feito você pode trocar uma válvula por dia que não terá exito. Após trocar a válvula, você deverá deixar o carro em funcionamento de 15 a 20 minutos na marcha lenta, com a tampa do reservatório aberta para que saia todo o ar do sistema. Só assim o serviço terá exito.
    Se o problema for válvula ou suporte de válvula, você felizmente está tranquilo.
    Obrigado.

  29. Tenho um fiesta zetec rocam, 1.0 gosto muito da ford e dos motores, ontem por volta das 07:00 da noite na BR-324, percebi que o ponteiro do marcador havia saído um pouco do centro na qual ele trabalha, quando deparei achei melhor pararmos eu juntamente com minha esposa, como sempre carrego um pouco de água, abri a tampa do capú e coloquei, percebi que a água estava abaixo do nível permetido, hoje pela manha acabei de completar e estarei prestando atenção no que precisar.

  30. olá pessoal! como é legal saber que existem pessoas com problemas de mesma natureza que o seu.
    vamos aos fatos:
    Possuo um Fiesta bahiano 2008, motor Zetec Rocam e após apanhar bastante com super aquecimento do motor.
    agora a situação é a seguinte: primeiro, não demora e a temperatura sobe. segundo, parece-me que o sistema é feito de modo incorrreto: a válvula termostática é indispensável?
    gostaria de saber o seguinte: antes estava super aquecendo e troquei a bomba dágua. o último mecânico de uma galera que já tentou acha que se trocarmos a válvula termostática e o sensor de temperatura, iremos resolver o problema . Que tal, pode dar certo? o que voçês indicam?
    Almiro Santana, feira-Bahia
    [email protected]

  31. Possuo um Fiesta Rocam 2008/09 1.6. Tive o problema com a valvula termostática e com o aquecimento das mangueiras. Feita a troca da valvula e do sensor de temperatura tudo se resolveu. Entretanto, um mes e meio depois o motor começou a aquecer, quase chegando no vermelho, porém só com o ele parado que acontece isso. Ou seja, quando estou no transito ele aquece, após andar ele volta ao normal. Levei ao mecanico novamente e ele disse que o problema já nao e mais na valvula nem no sensor, pois as duas mangueiras estao quentes. Entretanto ele afirmou que era necessário limpar o radiador para limpar, ver se tem alguma obstrução e, caso não resolva, tenha que mexer no cabeçote. Queria saber se o procedimento está correto, se é necessário olhar alguma coisa antes de fazer isso. Todos os foruns que eu entro é sempre o mesmo problema e não vejo soluções. Alguem ja deu fim neste problema?

  32. Seu Fiesta Rocan Está FERVENDO!
    Não Gaste Dinheiro tentando resolver.
    No meu foi RESOLVIDO e ficou ótimo!
    Depois de muita dor de cabeça e gastos descobri o seguinte:
    Primeiro peça pra seu mecânico colocar um pedaço de mangueira ligando-a diretamente na saída e na entrada de água quente da carcaça da termostática e assim deixando de utilizar o radiadorzinho do aquecedor, se resolver, então é porque esse radiadorzinho está entupido ou com vazamento. Então é só comprar uma mangueira elimina ar quente fiesta/ka/ecospot ou seja a mangueira do ar quente em forma de U e colocar na carcaça da termostática. Vvocê encontra em lojas automotivas ou no mercado livre. Verifique também a tampa do reservatório e as abraçadeiras, se for necessário troque também a carcaça da termostática, as de alumínio são bem melhores.
    Se isso não resolver ai sim você parte pra outras verificações.

  33. Olá turma. ..tenho uma dúvida. .É normal o ponteiro da temperatura do fiesta zetec rocam 1.0 8v estar sempre no meio? …o meu fiesta quando está quente o ponteiro fica só no meio entre o vermelho e a temperatura normal. ..É assim mesmo?

  34. A Ford devia terfeito recall nos fiestas é uma IRRESPONSABILIDADE, só no Brasil mesmo.
    Todo fiesta tem problema de arrefecimento. Comprei Fiesta sedan 2010(zero). E vire meche tou com problema. Uma hora. Seja valvula, reservatorio, bomba d’agua. Cavalete, mangueira q estoura, junta de cabeçote.

  35. o meu esta com a valvula OK, e arma o segundo estagio com o ar ligado mesmo em dias menos quentes. ai quando eu desligo, ele sobe a temperatura sozinho DESLIGADO e quando ligo, ele arma no segundo estagio e normaliza. com o carro em funcionamento nao aquece nem 1 grau a mais.

    Sera que pode ser pressostato do ar?

  36. oi. tenho um fiesta 2011 2012 o motor aqueceu o motor e foi feito troca da bomba dagua feito o serviço do cabeçote depois de dois meses aqueceu o que pode ser detalhe foi retirado a valvula termostatica. o que pode ser.

  37. O meu fiesta 2008 não esta apresentando aquecimento no painel, porem a ventuinha liga direto, e as mangueiras onde passa a agua uma fica muito quente e a outra fria.

  38. Olá pessoal tenho um fiesta 2009 e que tá me dando uma dor de cabeça.
    Primeiramente estourou uma mangueira de agua, troquei.
    depois estourou outra, sem mesmo avisar no painel, fez um barulho tipo quando batendo pino,pensei que a roda estava saindo, parei e ao ver , notei que a mangueira tinha estourado.Porém no painel não avisou, quase fundí o carro.;
    meu mecânico já concluiu que a ventuinha está normal, mas notei que ele anda esquentando, e fica com cheiro de queimado.
    e notei também que a tampa do reservatório de água anda abrindo sozinha.
    Agora ele me disse que o único problema deve ser essa válvula, porque já fiz revisão completa e não achou nada.
    Alguma sugestão?

  39. Ops.ola pimpolhos..acabei comprando un fiesta .06/ usado..com 82 mil.entao indo numa viagem .vi vazamento de oleo p.carter. e bem na valvula tbm.apenas completand os dois.so que ultimamente obs.que e uma pressao muita grand mo ssistema.vhega a trink o recipiente de espanssao.comprei uma carcassa nova de aluminio..ja fiqei com medo com o comentarios pelos efeitos colaterais da mesma.

  40. Em partida a frio é difícil… Geralmente: ou sensor de temperatura apresentando leitura errada (escanear) ou pressão de combustível zerada por vazamento no regulador de pressão.

  41. Tenho um fiesta e estou ficando arrependido da minha escolha apesar de ter se iniciado com um descuido meu poderia ter mais informações do fabricante, deixei o motor secar ( arrefecimento) por descuido a partir daí troquei carcaça termostática válvula termostática mangueira e vários mecânicos não resolveu o problema e o carro está parado na garagem pois n para braçadeira nas mangueiras e quando consegui por boas braçadeira estourou a carcaça do cabeçote. Sem contar com a temperatura alta e a mangueira de baixo do radiador fria. Decepcionado aqui

  42. Isso aconteceu com o meu, era ar no sistema. desconectei a mangueira de retorno do reservatório do radiador com o carro frio, fui colocando água nele e com o carro ligado deixei sair todo o ar. ficou bom

  43. Achei legal essas troca de informacoes,,acho que esse esse sistema de arrefecimento da Ford deveria ser melhor, parece q todos modelos/marcas apresentam o mesmo probl. Acho q o Getulio trabalha em alguma oficina Ford, tambem tenho um fiesta sedan 1.6 2012/13 com esse probl. A mais de ano, concordo q tem muito mecanico enganador,vcs js viram algum dizer que nao sabe qual o defeito? Tem uns e outros q vao condenando o q podem, sera se o probl. E so falta de manutencao e alguns mecanicos ruins?

  44. Tenho um Fiesta 2007 zetec rocam 1.0 flex, qndo o motor esta frio e ligo o carro,ele da uma rateada e custa a pegar, como se eu estivesse ligando o carro em um dia muito frio, mas ta um calor da porra. Enfim ja levei em 3 mecanicos, um falou pra trocar o bico injetor de combustivel, troquei, e mesmo problema, outro falou que era abomba de combustivel, tb troquei e mesma coisa, o terceiro é um mecanico aposentado que me disse pra levar em alguem de confiança pois a valvula do termostato não estava “abrindo” pra jogar a agua na temperatura adeuqada pra circular o motor. Minnha pergunta é se isso é possivel, pois leio todos falando q o carro supr aquece, o meu não acontece isso, sera q pode ser soo sensor que está ruim?

  45. Bom dia,tenho um Fiesta 2011 zetec rocam e começou a esquentar demais,troquei o sensor de temperatura e ficou normal,depois começou a esquentar novamente.
    Fui em uma oficina que só mexe com carros importados (BMW,Mercedes,Porsche entre outros),lá o mecânico disse que a válvula termostática estava travada, e disse que iria trocar a carcaça e a válvula,porém,, carcaça dele é de alumínio original da Ford.
    Minha dúvida é:posso trocar somente a válvula termostática sem trocar a carcaça?

  46. Boa noite amigo, para saber se sua junta esta queimada e saindo agua pelo escape e so abrir o reservatorio de agua e cheirar, se tiver com cheio de monoxido de carbono (cheiro de cano de escape) sua junta esta realmente queimada, caso contrario, vc pode estar sendo enganado.

  47. já troquei tudo do meu fod fiesta 2011 não sei mas oque fazer ando com o carro normal mas quando eu ligo o ar condicionado a temperatura vai passando do meio e as vezes chega no vermelho mas quando eu desligo o ar vorta ao normal as pouco o que pode ser me ajuda não aguento mas to quase colocando fogo no meu carro já gastei muito dinheiro e niguem da geito

  48. Boa tarde! Tenho um focus 1.6 (motor Rocam Zetec) está apresentando problema semelhante aos descritos; na cidade a temperatura não sobe o marcador chega no máximo ao meio do demonstrador de temperatura, quando saio na pista se mantem do mesmo jeito, porem, quando paro e desligo o carro, se, no mesmo instante ligar a chave o marcador de temperatura vai ao máximo nisso, aciono o motor e no mesmo instante o marcador volta ao normal.Só acontece quando pega pista.Trocamos a válvula termostática (completa) por essa com carcaça de alumínio, trocamos o ventilador da ventoinha. O carro não baixa água de forma alguma e o óleo se mantém limpo e no nível. Gostaria de orientação a respeito. Obrigado

  49. Meu ta estranho aquecendo tbm troquei válvula foi pra retifica tampa do reservatório o próprio reservatório e o mesmo continua aquecendo sendo q depois q ando por volta de uns 15 minutos notei q ele baixa a temperatura quando eu acelero somente quando eu acelero ele volta a temperatura normal com ar ou sem ar e a mesma coisa alguém pode me ajudar?

  50. Acabei de deixarmos carro em.meu mecânico de confiança , meu carro deu esse problema hoje, chegando em sampa, quando peguei trânsito começou a subir a temperatura. Reparei q tinha água, a ventoinha funcionando normalmente.
    Esperei esfriar retornei pra baixada e não esquentou na estrada, mas ao chegar no trânsito já em Guarujá voltou a esquentar. Meu mecânico vai trocar a válvula e pediu pra por original. Espero q resolva, e ele era mecânico na Ford

  51. Olá Renato Nohara, agradeço o seu retorno. Obrigado.
    Vou verificar junto à Mecânica que eu levo.
    … Cada vez que a ventoínha é acionada (e estranhamente e esporadicamente, também quando o carro está frio) fico de olho no sensor de temperatura. É quase um pesadelo.

  52. Tenho um focus 2007 1.6 gasolina , o carro é bom mas tinha um problema no sistema de arrefecimento sempre sumindo a água do reservatório ,queima de junta do cabeçote e etc , depois gastar muito dinheiro tentando resolver o problema , eu descobri dois problemas graves .Primeiro um erro da engenharia da ford e segundo os mecânicos mal formados , mal preparados , os caras acham que tem 15 anos de experiências e não precisam mais estudar se reciclar, acham que o líquido de arrefecimento de um carro serve em todos, tem mecânico que não sabe o que é etilenoglicol.Pois bem depois de trocar o conjunto carcaça e válvula termostática umas 5 vezes , reservatório umas 3 vezes e mangueiras , eu resolvi estudar um pouco sobre líquido arrefecimento e o sistema do meu carro , depois de alguma pesquisa descobri o conjunto carcaça e válvula MTE Thomson , comprei , fiz uma limpeza no sistema e comprei uma bomba d’agua nova e meus problemas acabaram, já tem um ano que troquei e nunca mais tive problema com o sistema. Só uma dica importantíssima que muitas pessoas acham que é besteira , prestem atenção no líquido de arrefecimento ele que determina o ponto de ebulição do líquido no sistema, só compre marca confiável e que passaram nos testes do Inmetro, e nunca mais nunca mesmo use água de torneira , e uma dica importantíssima , não confie tão segamente no seu mecânico , ele pode ser um cara honesto, mas tbm pode ser um cara ignorante que não se recicla que não estuda seu carro .Eu peguei o meu mecânico de confiança misturando água ao líquido de arrefecimento que já era diluído , indaguei ele , e pasmem ele não sabia a diferença de diluído com concentrado, tive que explicar pra ele que concentrado se coloca água e o diluído já vem com preparação correta.Isso iria estourar de novo meu sistema pois iria mudar o ponto de ebulição do líquido no sistema.

  53. tenho fiesta sedam 2008 quero trocar o rolamento da ventoinha q estar com barulho como tirar a ventoinha por favor min ajudem

  54. Procure um mecânico profissional. Erros no procedimento podem provocar superaquecimento do motor. Um abraço.

  55. Ora não fiquem tristes meus queridos , pois a ford jamais iria deixar um problema tão bobo estragar um projeto tão excelente como o rocam . Até um trator se agente não der a manutenção devida ele vai quebrar , esse é o problema de vcs , não dão a manutenção devida , sem contar com a falta de conhecimento da maioria e também sem contar que a maioria dos mecânicos só enrolam seus clientes .nunca fis um comentário mas apareci para deixar vcs felizes para sempre . Vamos lá : Sua válvula termostática tem que receber 12 vlts da central para abrir e fechar num tempo determinado , pois se ela travar fechada o líquido vai ficar circulando só no bloco do motor , é nesse instante que a central através do sensor de temperatura percebe que o líquido está superaquecido , então a central envia sinal para o eletro ventilador armar a segunda velocidade (vento mais forte) para salvar a pátria ou seja para não deixar o motor fundir . Obs: Não pode ficar assim , nesse caso tem que trocar a válvula . Outra obs é que geralmente a válvula trava por conta de ferrugem na água . Resumo : Mantenha o líquido de arrefecimento com água destilada e aditivo na proporção de ( 60% de água e 40% de aditivo ) , a válvula termostática , o sensor de temperatura e o radiador tem de estar bem novinho . Estando tudo dessa forma seu ford vai funcionar maravilhosamente bem com temperatura na casa dos 90º a 100º dependendo do tipo de combustível . Sempre trabalhando com a 1ª velocidade , a 2ª vai aparecer bem raramente quando o motor sofrer um esforço maior . Amo o meu fiesta ele é 2008 e funciona assim , perfeito como novo . Tá vendo porque eu amo a ford de fato sou apaixonado por carros ford . Sejam felizes para sempre . Um abraço a todos Getúlio .

  56. meu fiesta 1.6 apagou de repente e não mais funcionou, o mecânico de pois de muitos testes e troca de fusíveis disse que o problema é na válvula termostática que esquenta por ser metálica e conectada ao motor, e por isso dá curto na corrente elétrica queimando os fusíveis e cortando o funcionamento do veículo. Pergunto, há alguma relação entre o funcionamento da válvula termostática e o restante do sistema elétrico do carro?

  57. Vilson, o sistema foi sangrado? O radiador está limpo? É necessário escanear o sistema para verificar o mostrador do painel. Um abraço.

  58. Tamara, provavelmente, havia bolhas de ar no sistema por falta de sangria do sistema. Um abraço.

  59. Vanessa, mantendo a tampa do reservatório aberta e o motor ligado, o sistema expulsa as bolhas de ar pelo reservatório de expansão. É só observar as bolhas saírem. Mas, assim que as bolhas saírem, fechar o reservatório. Um abraço.

  60. Amigo porque deixar ar quente no vermelho ? não entendi está parte ,vou trocar a válvula termostática e não sei como é o processo de tirar e colocar a água , pois se for mal feito pega ar no sistema né,poderia por gentileza me orientar?

  61. Olá, estou aqui no carro esperando o guincho e procurando por válvula termostática quando encontrei esse excelente site. Acontece que meu fiesta 1.6 2012 estourou uma mangueira que vai conectada entre a carcaça da válvula e o ar quente de veículos. Com isso o motor ferveu. Agora preciso descobrir oq é pois pelo visto o problema pode ser:
    – válvula não abriu por defeito nela mesma
    – sensor de temperatura não mediu corretamente
    – ptc
    – ECU não leu/mandou informações para a válvula
    – trocador de calor de ar quente entupido
    – radiador entupido

    Amanhã é feriado quero ver pra resolver isso.

  62. Eu tô triste com a ford. Pelos comentários vi que esse problema com o sistema de arrefecimento é crônico da ford. Meu carro ta super aquecendo e ninguém resolve.

  63. Por favor, poderia me tirar uma duvida?
    Na seção de sangria, no tópico diz que esta é feita automaticamente.
    Poderia elaborar? Se significa que é só completar a água mesmo e o sistema deixa o ar sair pela tampa do reservatório..e se sim ou não… como funciona exatamente a sangria automática.
    Grata.

  64. Antônio, se carcaça arrebentada já foi trocada resta saber: as mangueiras foram bem apertadas? O sistema foi sangrado? Um abraço.

  65. Antonio Carlos Bednarczuk, Caso houvesse passagem de água para o cárter seria possível visualizar através da vareta de nível, pois o óleo quando se mistura com água fica leitoso, parecendo um doce de leite. Também pode ser checado abrindo o bujão do carter pois a água é mais pesada que o óleo e sai antes.
    Você pode checar também a resistência do acionamento da ventoinha que fica na parte inferior do radiador e manda o sinal para ligar o 1º e o 2 º estágio da ventoinha, geralmente ela queima e carboniza o conector do chicote, fazendo necessária a troca dos dois itens.

  66. Amigo!!! o problema do seu fiesta eh a ventoinha do radiador,provavelmente a resistência esta queimada,com o ventoinha ligando somente no terceiro estagio,deixando assim o liquido de arrefecimento esquentar demais.

  67. Olá.
    Arrebentou a carcaça da válvula termostatica do Meu fiesta 2008.
    Agora quando aquece ele fica tipo como fora de ponto e o nível da água está baixando bastante. E ouço um barulho de água correndo dentro do carro.
    O que acham?

  68. No seu caso poder ser alguma mangueira obstruída,principalmente a que vai até o reservatório de expansão, ou até mesmo o próprio radiador,se seu carro possui ar quente também é bom inspecionar. Observe se o fluxo de água no reservatório de expansão, deve ser constante….tem muito mecânico ruim…caso seu carro já tenha fervido….pode ter queimado a junta do cabeçote….pode ser isso que tenha sumido a água….

  69. Olá, primeiramente quero parabenizar a equipe do site pelo excelente conteúdo disponibilizado, muito bem explicativo. Agora minha dúvida é o seguinte, comprei uma válvula igual a essa para instalar em um Ford Ka Flex 2009, porém só na hora de instalar que percebi que o chicote do sensor de temperatura do Ka é diferente ao plug da válvula e estou com um pouco de dificuldade de encontrar esse conector aqui em Curitiba. Vc saberia me dizer qual é o modelo de chicote que devo utilizar para essa válvula ? e pra finalizar não é mesmo necessário cola de junta na montagem? Desde já agradeço. Grande abraço!!
    Att
    Vinicius

  70. O meu carro e um fiesta 2008, ele vazou agua 1x, (depois disso não derramou mais), ai levamos dias depois na oficina para verificar, o rapaz solicitou a troca do radiador, trocamos o radiador, e no caminho mesmo para casa da oficina, o carro começou a ferver…. ai voltamos no rapaz e ele ja disse q agora ja era a valvula termostatica… Isso pode? se antes de trocar o radiador não ferveu e apos a troca ferver, não foi problema causado (erro) pela troca do radiador?

  71. sou eletricista eu tenho ka motor rocam obeserve si seu carro ta faltando terra massa para o motor problema de temperatura ventoinha e falta de aterrmento

  72. Bom dia tenho uma EcoSport 2005 gasolina estou com um problema de aquecimento já troquei o motor válvula carcaça sensor radiador bomba dágua e o problema persiste.
    Ela liga o primeiro estágio da ventoinha logo em seguida liga o segundo ai o marcador passa do meio é vai lá pra cima aí se eu acelero ele baixa aí a ventoinha desliga fica o tempo todo assim .
    Só q verifico as mangueiras a de cima está quente e a debaixo fria .
    Se eu desligar o carro é esperar um pouco o sistema volta ao normal.
    Já estou com o carro a 6 anos e agora q me deu esse problema.
    Alguém pode me ajudar ?

  73. André, não precisa e não é um procedimento recomendado. Faça uma limpeza no bloco em toda a região de contato da peça para remoção de resíduos, como está indicado no texto. A superfície deve estar ideal para que o anel de vedação da válvula termostática consiga cumprir sua função. Utilize silicone apenas onde sua aplicação é indicada pela fabricante das peças. Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  74. Boa tarde!

    Preciso colocar um fio de silicone junto à guarnição de borracha?

    Obrigado!

  75. Eduardo, qual a temperatura de trabalho desse motor? Ela foi medida? Com que temperatura a ventoinha está entrando? E saindo? Não conseguiremos opinar sem estes dados. Um abraço.

  76. Tenho um fiesta supercharge 2003 e a temperatura dele está oscilando mas para baixa temperatura quando ele atinge os 90 graus ele volta para 45 graus ja troquei o sensor ja resetei o módulo e o problema continua me ajudam por favor

  77. Sera q esse priblema pode ser conflito de informações dos sensores e se passar o computador no sistema podera ser acusado algum erro e ser resolvido com a limpeza dos dados?

  78. Tenho um for ka 2009/2010 coloquei a carcaça de alumínio, e depois disso percebi q a ventuinha dispara sem precisão e principalmente a noite ela aciona e fica ligada por muito tempo mesmo com carro em movimento e só para depois q desligo o carro. Ja troquei a válvula termostática, o sensor de temperatura( cebolão) . o motor do carro foi feito a pouco tempo…preciso de ajuda ja não sei mais o q fazer…

  79. um mecanico colocou uma pastilha d,agua na crcaça do meu fiesta 2008 durou aprocimadamente um ano ele disse q os carros da ford tem defeito de fabrica nessa area

  80. Edson, não temos as informações específicas do seu veículo, mas o período de troca determinado pela fabricante consta no manual de manutenção ou reparo de cada veículo, assim como os atenuantes de uso severo. Um abraço.

  81. Meu ecoSport 2008 está no mecanico hoje dia 9 de agosto estou trocando bomba dàgua e v.termostática com carcaça de alumínio, espero que vai ficar bom. Quero saber com quantos km rodados devo trocar estes componentes?

  82. Alessandra, passei por isso recentemente. Meu carro é um Focus com motor Zetec Rocam. Troquei bomba d’água e válvula termostática. A carcaça de plástico foi substituída por uma de alumínio e troquei também o sensor de temperatura mas mesmo assim continuou aquecendo. Tudo isso foi necessário mas o meu radiador estava completamente obstruído. Mandei reparar mas começou a apresentar vazamentos nele e só colocando um novo que resolveu o problema. Dá uma volta com seu carro e coloque a mão na mangueira inferior do radiador e veja se ela está quente. As duas tem que esquentar.

  83. Na verdade, não foi empenamento do cabeçote, e sim uma trinca no quarto cilindro. Troca de cabeçote, na certa.

  84. Aconteceu comigo. No caso, houve empenamento do cabeçote e havia vazamento de pressão dos cilíndros para o sistema de água, causando excesso de pressão e sobreaquecimento. Tive de desempenar o cabeçote na retífica.

  85. Boa tarde. Gostaria de uma dica ou ajuda. Sou oficina e aqui tem uma eco 04/04 gasolina. Carro aquecia. Então realizamos troca d bomba dágua”havia pq vazamento” reservatório carcaça da válvula, válvula instalamos MTE eliminamos o ar quente. Mas o carro continua aquecendo hora funciona normal hora não liga a primeira velocidade em seguida liga a segunda. A mangueira inferior fica fria.ah já instalei radiador pra fazer um teste. Também. Detalhe junta não está queimada aparentemente pois não soprando não está misturando e não está jogando no escapamento. Alguém tem alguma sugestão ?

  86. Amigo, tenho uma Fiesta Rocam 1.6 2014 flex com 26 mil km, com 11 mil km começou a vazar água na carcaça da válvula termostática original, mandei trocar (paralela) e agora está vazando na mesma, com 26 mil KM. Onde eu posso comprar essa carcaça de alumínio da MTE pro meu fiesta?

  87. Olá. Boa noite tenho um fiesta 2013 e tenho verificado que o adtivo tem baixado de forma irregular o mecânico me disse que tinha um vazamento na válvula termostática. Qual a solução? Será preciso trocar a válvula…obrigado

  88. Boa tarde,
    foi trocado o cavalete junto a válvula termostática porem ela aciona sempre a 2 velocidade que seria a de emergência, o motor fica na temperatura normal, e pós o acionamento da ventoinha ela não desliga mais, queria saber se pode ser um problema elétrico ou na válvula , passam o computador mas o diagnostico deu falha mas o mecânico falou que apresentava como se fosse para te elétrica. o meu fiesta é 2009, ja estou com esse problema a meses, nesse momento esta no eletricista mas tbm foi uma vez e tive que voltar no dia seguinte.

  89. Oi tenho um fiesta 2005 2006 1.6 flex.tem uns quinze dia que comecou a esquenta mas a ventoinha liga e a baixa de imediatamente eu não sei oque fazer.ai continuo andando e começa de novo mas ia a ventoinha liga abaixa ma ai ela demora a liaga ai sobe de novo..

  90. Estou tendo o mesmo problema que a Alesandra postou já tentei de tudo, agora suspeito que pode ser o chicote da válvula termostática com mau contato ou o módulo de injeção com problemas, alguém pode dar uma luz?

  91. Já ouvi relatos de algumas marcas dessa carcaça de alumínio q em alguns meses os bicos que receberão as mangueiras simplesmente rompem-se. Acontece isso com essa MTE? É realmente mais vantajoso que a original em plástico?

  92. Ola!!! Meu fiesta 2009 e vou trocando a valvula 2 vezes. Obs: nao reparei a carcaça. A bomba esta jogando agua normal no reservatório. Mangote superior quente e o inferior frio. Depois de uns 15 km andados começa a esquentar ate chegar ao maximo. Depois de 15 minutos volta ao normal. E assim vai nessa esquenta e esfria. Ja ficando doido e sem dinheiro.

  93. tive um problema muito parecido com um ford tb manda o mecânico verificar o ar quente ou ” radiador que fica dentro do painel ” ele entope defeito nele é comum cara manda o mecânico isolar o ar quente blz boa sorte .

  94. Tenho um fiesta e fui soltar a carcaça da válvula termostática e quebrei dois parafusos oque eu faço

  95. Olá,
    Por favor, o torque de aperto dos parafusos da carcaça da válvula, esta descrito como 3kg. Esses 3kg são 3kgf? 3kg/cm? 3kg/m?

    Obrigado pelo ótimo conteúdo da matéria.

  96. Gostaria de saber onde encontroo essa carcaça da válvula da MTE para comparar, pois na minha cidade, Cuiabá/MT, Não encontro,

  97. Gostaria de saber se é diferente a temperatura para ativação da eletrovalvula estando o carro com etanol e a gasolina, pois meu fista 2009 flex sempre liga o eletroventilador quando chegava em 100º e agora que abasteci com etanol esta acionando com 105º, fiquei um pouco com medo de estar com algum problema, ou isso é normal?

    Obrigado

  98. Opa amig vc dev ter um provavel defeito na ecu pois e ela quem derermina e envia sinal pr valvula termos abrir pois a alcool e a gasolina a valvula abre em temperaturas diferents isso se seu ford for flex com valvula termo eletrica vlu

  99. Se esta fervendo e o radiador esta frio a bomba dagua esta roletando , o bloco aquece o sensor dispara a ventoinha mais nao resfria a agua do bloco pq a bomba nao da pressao pra empurrar a agua atraves do termostato dai ir para o radiador.
    O ar do radiador deve esta fria
    Substitua a bomba dagua que resolve

  100. TIVE O MESMO PROBLEMA EU MESMO DESMONTEI E ENCAIXEI SOZINHO SEM AJUDA DO MECANICO E DEU CERTO ESTA MELHOR DO QUE NOVO,E MUITO FACIL TIRA AS MANGUEIRAS FORA LIMPA BEM E PONHA DE VOLTA VAI DAR CERTO

  101. O KA 2013 anda com álcool e raramente alguma parte gasolina. Após último abastecimento, com tanque já na reserva, foi colocado exclusivamente gasolina e enchido totalmente. Notei que, coincidência ou não, a válvula termostática deve ter perdido eficiência pois o veículo com pouco tempo de ligado tem o ventilador acionado chegando logo depois a desligar o ar condicionado, como se estivesse superaquecendo. O que pode ter ocorrido?!

  102. Tenho 1 Fiesta 2008 1.0, e noto que a ventoinha entra e não para mais, o painel mostra a temperatura mais baixa, já troquei a resistência, no inicio ela desarmava agora não desarma. Será que a resistencia (nova) tá com problema????

  103. Tenho um fiesta 2008 1.0 flex, e o mesmo apresenta muita dificuldade em ligar pela manhã, principalmente em dias frios, o mecânico informou que necessita trocar a válvula termostática, porem pelo texto aqui não identifiquei relação com o meu problema, procede isso ?

  104. Tenho um fiesta 2007/2008 e tive um problema, a agua fervia e então levei ao mecanico e o mesmo fez a troca da válvula. Mas em uma viajem o carro voltou a ferver e a temperatura sobe ate o meio do nível de aquecimento. A agua continua a ferver. Me disseram q eu teria q tirar essa valvula,mas depois de ler alguns comentários dizendo q atrapalha fiquei na duvida e estou pensando em nao tirar mais,levarei ao mecanico novamente para ver qual o problema.

  105. Complementando …
    1. Hoje, 28/01/16, antes de levar o carro NOVAMENTE na Oficina Polar, verifiquei o nível de água no reservatório do sistema de arrefecimento;
    2. Foi necessário completar com mais de 0,5 litro. Completei e verifiquei se havia algum resquício de água abaixo da área do motor. Não encontrei sinal de algum de água/respingo/pingo;
    3. Chegando na Oficina, o atendimento sempre muito prestativo, contei a história para o Sr Nilton (Gerente da Loja). Este chamou o mecânico, repeti a história e ele foi ao carro;
    4. Ligou o carrou, em ponto morto, acelerou várias vezes o carro. E, foi olhar o escapamento. Do escapamento, a cada aceleração, saía, também, algumas gotículas de água ou assemelhado;
    5. Diagnosticou que a baixa do nível de água foi devida à saída de água pelo escapamento. E, segundo ele, 0,5 litro de água, abaixo do nível é suficiente para acionar o segundo estágio de ventoínha e consequente disparo, ao máximo, do sensor de temperatura;
    6. Segundo ele, a água do sistema de arrefecimento estaria vazando pela junta do cabeçote. Segundo ele teria que aplicar um serviço de torno no cabeçote e substituir a junta.
    Deixei o carro para o serviço. Uma solução ou uma tentativa ? Na semana que vem continuo.
    Obrigado.

  106. Boa tarde !
    Tenho um Ford Fiesta 2006, 1.6, Flex. Moro em Brasília DF. O carro tem um sério problema de arrefecimento em que o segundo estágio da ventoinha é acionado, de forma eventual, e o display de temperatura acusa temperatura máxima.

    Nos últimos dois anos já foram trocadas umas 5 válvulas termostáticas originais da Ford, já foi trocado a bomba de água e o reservatório de água e tampa, sem sucesso.

    Suponho, até, que possa existir um erro da Ford na arquitetura/engenharia do sistema de arrefecimento.

    Já mudei de mecânica e o problema é crônico. Não tenho mais segurança ao sair com o carro. Não sei quando que terei que encostar e aguardar o sensor de temperatura voltar ao normal.

    A última revisão do sistema de arrefecimento foi efetuado na Oficina Mecânica Polar, localizado na 708/709, Asa Norte.

    1. Verificaram possíveis vazamentos através de bomba de pressão;
    2. Esvaziaram/renovaram a mistura água/aditivo para o radiador;
    3. Trocaram a tampa do reservatório e algumas braçadeiras;
    4. Substituiram a válvula termostática original por uma válvula com componentes de alumínio que, segundo eles, resolveria o problema, em 16/01/2016;
    5. Cabe ressaltar que havia já colocado uma válvula termostática original em Dezembro de 2014;
    6. No atendimento de 16/01/2016, foi trocado, também, o sensor de temperatura (R$70,00);
    7. Em 27/01/2016, à noite, em dia frio, percorri aproximadamente 10 Km, com trânsito livre e quando cheguei à garagem do prédio em que moro, percebi que o segundo estágio da ventoínha já estava acionado. E, antes de desligar o carro, o display da temperatura foi ao máximo;
    8. Estou insatisfeito com o sistema de arrefecimento da Ford. Não sei o que faço ?
    E, vender o carro é passar o problema adiante.
    9. Preciso de alguma luz ! ! !

  107. Olá Alessandra. Não sou mecânico, mas este tipo de defeito pode ser o seguinte vazamento na junta do cabeçote, se for mínimo o vazamento você pode nem perceber, mas isto fará pressão e a água não vai para o radiador. Quanto a trocar a bomba d agua, pode ser também ela as vezes esta com defeito o rolamento esta rodando em falso e ela não desempenha sua função. Uma coisa é certa ventoinha ligada e o ar entre ela e o motor estar frio é fato que a água não está indo para o radiador.

  108. Da uma olhada na manguerinha que manda a água para o reservatório, ele possui uma pecinha q serve pra diminuir o fluxo da água, as vezes entope e a água não circula na vazão correta… Tmb pode ter sujado muito o sistema e acumulado resíduos em alguma parte do sistema… Boa sorte

  109. Prezada Alessandra,

    Um diagnóstico é muito difícil, portanto recomendamos que realize um diagnóstico completo no sistema de arrefecimento.

    Atenciosamente.

  110. Tenho um festa 2004 gasolina já troquei o termostato e carcaça, bomba de água,reservatório e meu carro continua fervendo sem mandar agua de circulação para o motor a ventoinha liga normal o radiador fica frio… Não sei mais o q fazer.o mecânico não descobre peco ajuda por favor. Obg

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