Confira a desmontagem e os detalhes de um dos motores mais potentes da Fiat, o Five-Tech turbo, um 2.0 litros de 5 cilindros, 20 válvulas e turbina controlada eletronicamente, equipamento dos modelos Marea Sedan e Marea Station Wagon.
Carolina Vilanova
Existem diversos problemas que podem indicar a necessidade de abrir o motor para inspecionar ou reparar e algum componente, são eles consumo alto de combustível e óleo lubrificante, excesso de fumaça, carbonização da vela, borra de óleo devido a qualidade do lubrificante, elementos filtrantes entupidos, vibração das bielas etc.
O mais importante ao observar esses sintomas, porém, é diagnosticar com precisão onde está o dano, como consertá-lo e acima de tudo, como fazer o serviço com as indicações da montadora, com peças originais e de qualidade.
Nessa edição, desmontamos o motor do Marea Turbo, um Five-Tech, parte da família FREE dos motores da Fiat, de 2.0 litros de cilindradas, com 5 cilindros, 20 válvulas – quatro por cilindro, controladas por eixo duplo de comando – e turbo. A potência máxima alcançada é de 182 cavalos a 6 000 rpm e o torque é de 27,0 kgfm de 2 750 rpm até 4 500 rpm. A pressão de trabalho declarada é de 1,2 kg/cm@2. A taxa de compressão é de 8,5: 1 e o diâmetro e curso do pistão são, respectivamente: 82,00 mm e 75,65 mm. Para sincronismo e desmontagem, o motor turbo segue o mesmo procedimento do aspirado.
Algumas características desse motor são: bobinas individuais; eixo duplo de comando de válvulas; e cabeçote de alumínio tipo cross-flow, com tuchos hidráulicos, que dispensam a regulagem de válvulas; biela forjada e pistão com banhado com grafite.
Manter o motor funcionando perfeitamente e por mais tempo não depende apenas do motorista, as orientações do manual do proprietário são imprescindíveis, assim como a opinião de um mecânico de confiança é muito importante.
Por isso, recomende ao seu cliente que efetue todas as revisões e manutenções descritas pela montadora, como troca de óleo e filtros no prazo e a utilização de combustível e lubrificante apropriados e de boa procedência. Filtros e periféricos, por exemplo, devem ser substituídos a cada 20 mil km, velas a cada 40 mil km e correia dentada a cada 60 mil km.
Passo-a-passo
O primeiro procedimento para abrir o motor do Marea inicia com a retirada dos periféricos, como motor de partida, alternador, filtros, tubulações e coletores de admissão e de escape. A montagem é feita na ordem inversa, seguindo as determinações e torques da montadora.. Os parafuso das bielas, cabeçote e mancais devem ser sempre substituídos.
O técnico deve utilizar as ferramentas apropriadas para realizar o serviço, como a trava de volante para soltar a polia dianteira, a trava do virabrequim para montar a correia e a trava do comando para achar o sincronismo. Não esqueça de colocar as peças num balcão apropriado, na ordem de retirada.
1) O primeiro procedimento é desencaixar os conectores da bobina e retirar uma por uma, pois são individuais.
2) Utilize a chave “Rib” para remover a tampa de válvulas, sem esquecer que os parafusos devem ser afrouxados na seqüência de fora para o centro na desmontagem. Na hora de montar, fixe os parafusos do centro para fora e de forma cruzada, com o torque especificado.
3) Desconecte a mangueira do respiro do óleo lubrificante e retire a tampa do compartimento de válvulas, que conta com dois comandos.
4) Em seguida, remova a correia dos órgãos auxiliares. Esse componente deve ser substituído dentro do prazo estipulado no manual do proprietário pelo fabricante. Agora, retire a polia. Nesse caso, não precisa fazer o ajuste de tensão manualmente, pois a peça conta com um rolamento que faz o trabalho automaticamente.
Obs.: Atenção na hora da montagem: na polia da extremidade da árvore de manivelas existe um pino que tem que encaixar no furo da polia maior.
5) Antes de retirar a tampa de distribuição, remova a polia de rolamento.
Obs.: Na montagem, o técnico deve prestar atenção no sincronismo do motor, para encontrá-lo, siga as seguintes instruções: desencaixe e retire a vela de ignição do primeiro cilindro e introduza a ferramenta de verificação de PMS (Ponto Morto Superior). Acople o relógio comparador, que deve atingir a medida 0 mm=PMS. Determine o PMS e, então, posicione o comando de válvulas no local determinado com a ajuda da ferramenta especial (60353055).
6) Para remover o rolamento esticador, retire a correia e em seguida a polia do escapamento com o auxilio da ferramenta de reação.
Obs.: não esqueça de observar o sentido correto de rotação da correia dentada, indicado por uma seta. Verifique que as engrenagens do comando de admissão e escape devem estar soltas durante a montagem. Monte as polias soltas mais o sentido de giro e coloque a correia. Para ajustar a tensão, encaixe uma chave de fenda que afaste o rolamento do esticador até que a seta encontre a posição adequada, que coincide com o furo no corpo de rolamento. Aperte as polias com torque especificado na tabela.
7) Agora é o momento de retirar o chicote do sistema de injeção eletrônica, por meio da desconexão dos sensores e atuadores, para remover todo o conjunto.
8) Retire agora o coletor de admissão, comece soltando os parafusos e a mangueira do coletor de escape, que é acoplada no turbo. Desconecte a entrada e saída de arrefecimento da turbina (8A).Depois, desencaixe a conexão de lubrificação da turbina (8B). Remova o turbo com o coletor de escape conectado (8C).
8A
8B
9) Desaperte e retire os parafusos do cabeçote, que devem ser substituídos toda vez que a peça for aberta.
Obs.: Não esqueça de verificar o cabeçote quanto ao estado das câmeras, eventuais trincas ou vazamentos. O controle de planicidade deve ser realizado, calculando o valor com o calibre de lâminas e a régua de medição. Os empenamentos, que não podem ser superiores a 0,10 mm.
10) Para ter acesso ao cárter, solte os parafusos da tampa para removê-la.
Obs.: Esse tipo de cárter utiliza cola química no lugar das juntas (colas vulcanizantes). O aperto dos parafusos do cabeçote deve ser res-peitado, assim como a seqüência.
11) Retire a bomba de óleo, começando pela engrenagem da árvore de manivelas. Um detalhe importante é que o parafuso da polia da árvore de manivelas é do tipo rosca esquerda.
Obs.: Ao montar, o encaixe da polia deve ser cuidadoso para coincidir a chaveta da engrenagem com a do virabrequim.
12) Remova o rolamento do esticador da correia dos órgãos auxiliares.
13) Agora, retire o pescador.
14) Remove, agora os parafusos da bomba de óleo e em seguida, desencaixe todo o conjunto do ar condicionado, ou seja, o suporte da peça e o suporte do coxim, que devem ser removidos para retirar a bomba.
Obs.: Na montagem da bomba, coloque o primeiro cilindro do motor em PMS e depois verifique a posição de encaixe da bomba com o auxílio da ferramenta 1860 82 2001, que a posiciona no local correto. Encaixe a ferramenta, colocando o pino guia na carcaça da bomba. Esse procedimento é realizado para que o compensador de massa fique na posição correta. Retire a ferramenta e encaixe a bomba sem girar a corrente para não perder a medição.
15) Continue a desmontagem observando se há o empenamento da roda fônica do sensor de rotação.
16) Retire o conjunto pistão e biela.
17) Nos cilindros, atente para os pulverizadores de óleo, em relação à travamento e engripamento do jet cooler (resfriador), responsável por jogar óleo na parte de baixo da cabeça do pistão para refrigerar.
18) Quando tirar os pulverizadores cheque também se a mola está funcionando perfeitamente. Para retirá-la, solte e remova o parafuso ao lado.
Obs.: Retentores da árvore de manivelas, do volante e do comando de válvulas devem obrigatoriamente ser substituídos.
19) Retire os mancais e os tuchos hidráulicos.
20) Utilize a ferramenta de desmontagem da válvula e uma chave de fenda para retirar o semi-cone e a válvula.
De olho nos sensores
Sensor de temperatura de água
Eletroválvula de controle da pressão do turbo
Atuador da marcha lenta
Sensor de temperatura de ar
Sensor de detonação
Sensor de fase
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ola tenho uma marea 2.4 e quero trocar o coletor de plastico pelo coletor de aluminio da 2.0 como faço isso?