Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Entrevista: Expectativas Ampliadas

 

Texto: Fernando Lalli

 

Conhecida pela linha de filtros automotivos, a Wega Motors também oferece para o mercado de reposição velas de ignição e velas aquecedoras diesel para as linhas leve, pesada, moto e agrícola, com aplicação em veículos nacionais e importados. Há 16 anos no Brasil, a marca argentina tem fábrica em Santa Catarina em uma área de 38 mil m² na cidade de Itajaí e escritório comercial em São Paulo/SP. Supervisora de Marketing da Wega, Thuanney Castro fala sobre a preocupação da marca em entregar produtos e informação de qualidade ao mecânico independente

 

Revista O Mecânico: A Wega Motors possui sua matriz na Argentina. Quando começou a operação no Brasil e qual a estrutura da empresa atualmente por aqui?

Thuanney Castro: Em 1969, Rafael Neto fundou o Grupo Argentino R. Neto S.A, localizado em Buenos Aires. Atualmente a organização possui três polos industriais em solo argentino, sede própria em Itajaí/SC e Centro Comercial em São Paulo/SP. Sua moderna instalação produz uma ampla gama de produtos para o mercado de reposição automotiva. No Brasil, a Wega tem em Itajaí as equipes de logística, qualidade, importação, compras e fiscal. Já em São Paulo, ficam as áreas Comercial, Marketing e Técnica.

 

Revista O Mecânico: Quais são as linhas de produtos que a Wega trabalha na reposição?

Thuanney: Hoje, a Wega trabalha com as linhas Leve e Pesada, atendendo a reposição com mais de 3.000 itens nas categorias de filtros de óleo, ar, combustível, cabine, velas aquecedoras (diesel) e ignição. Também temos peças que atendem as linhas moto, utilitários e máquinas agrícolas. Todos os itens vendidos no território Nacional saem do centro de distribuição em Itajaí.

 

“Hoje o mecânico tem mais liberdade de expressar sua opinião sobre um serviço ou produto (…). Esse aumento é reflexo do avanço, do alcance e da instantaneidade das redes sociais”

 

O Mecânico:Filtros automotivos estão intimamente ligados com a eficiência do sistema onde estão aplicados. Qual o caminho para desenvolver filtros que ao mesmo tempo cumpram sua função e sejam ecologicamente corretos?

Thuanney: A Wega sempre está ligada no avanço da tecnologia do mercado automotivo, visando sempre o produto mais adequado para preservação do meio ambiente e saúde do seu público final, o dono do carro. Como exemplo, podemos citar o investimento em uma linha de filtros ecológicos e também o filtro de cabine que utiliza como elemento filtrante o carvão ativado, proporcionando maior desempenho na retenção de fuligem, pólen, ácaros, gases e odores. Outro produto que demonstra nossa tecnologia aplicada ao cuidado com o meio ambiente é a linha de filtros diesel para veículos dotados com o sistema Arla 32. Nesse modelo, os elementos filtrantes possuem tecnologia atuando como agente redutor na emissão de gases poluentes expelidos pelo escapamento.

 

O Mecânico: A questão do descarte é importantíssima para o mecânico. A Wega orienta o público final sobre como descartar corretamente o filtro? Como?

Thuanney:Sim, nos preocupamos com o descarte porque sentimos responsabilidade sobre os produtos que fornecemos para o mercado. Então, entendemos o nosso compromisso com o meio ambiente, buscando desenvolver sempre produtos eficientes que auxiliem na economia de combustível e consequente redução de emissões de poluentes. Além disso, também mantemos uma parceria com a Associação Brasileira de Filtros (Abrafiltros), no programa Descarte Consciente, que recolhe e recicla os filtros do óleo lubrificante automotivo usados em pontos de coleta específicos, onde sabemos que o metal é encaminhado para siderúrgicas, o óleo contaminado para rerrefino e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras, para geração energética. Participamos também das ações do órgão na preocupação com as decisões que afetam o meio ambiente. Acreditamos que assim estamos fazendo nossa parte e contribuindo para que deixemos um mundo melhor e mais limpo para nossos netos.

 

“Mantemos uma parceria com a Abrafiltros, no programa Descarte Consciente, que recolhe e recicla os filtros do óleo lubrificante automotivo usados em pontos de coleta específicos”

O Mecânico: Como a Wega trabalha para identificar e atender as demandas por novos produtos dentro do mercado de reposição?

Thuanney: Wega conta com uma equipe qualificada em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e melhoria contínua. Assim, são realizados testes, pesquisas por frota circulante, novos veículos, novas tecnologias automotivas entre outros estudos para identificar e atender de forma rápida e eficaz as demandas do mercado de reposição.

 

O Mecânico: Qual é a importância do mecânico independente para a Wega no Brasil?

Thuanney: O mecânico independente é o nosso porta-voz e termômetro de mercado, pois é ele que aplica o produto, quem efetivamente constata a qualidade de nossos produtos e serviços, disseminando a informação para o mercado, seja pelo antigo “boca a boca”, seja pelas redes sociais, tão populares e utilizadas por todos os segmentos e profissionais hoje em dia. Então estamos sempre buscando formas de mostrar para os aplicadores a importância dele para nossa marca.

 

O Mecânico: Em sua opinião, o mecânico é um formador de opinião no setor? Por quê?
Thuanney: Sim, sem dúvida, hoje o mecânico tem mais liberdade de expressar sua opinião sobre um serviço ou produto, da forma que melhor lhe convier. Esse aumento é reflexo do avanço, do alcance e da instantaneidade das redes sociais, onde podem expor suas sugestões, melhorias e indicações rapidamente, disseminando informações sobre um produto ou marca de forma imediata, muitas vezes durante a própria aplicação do item no veículo, estando com eles o poder de recomendar ao consumidor final a aquisição de nosso produto.

 

“O mecânico independente é o nosso porta-voz e termômetro de mercado, pois é ele que aplica o produto, quem efetivamente constata a qualidade de nossos produtos e serviços, disseminando a informação para o mercado”

 

O Mecânico: Os profissionais das oficinas independentes ainda sofrem com a falta de acesso à informação técnica. Quais ações a Wega destina para atender esse público?

Thuanney: A Wega investe em profissionais qualificados para atender ao mercado de reposição. Temos à disposição uma equipe técnica rigorosamente treinada e atualizada para realizar palestras e treinamentos para os profissionais dos diversos níveis da cadeia de vendas, bem como também os mecânicos, multiplicando e levando informação sobre nossos produtos e serviços por todo o território nacional. Além disso, a Wega possui o site e o catálogo com informações técnicas, redes sociais e aplicativo para os clientes tirarem suas dúvidas. A novidade é que em breve a Wega, iniciará os cursos online para os mecânicos em sua plataforma própria.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php