Prisma, sedã compacto de entrada
Na versão Joy, motor e câmbio foram atualizados, o visual continua o mesmo do Chevrolet Prisma de segunda geração e mantém as condições de reparabilidade
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Vanderlei Vicário
Em 2016 a General Motors promoveu re-estilização de todos os modelos da linha Chevrolet, mas manteve em linha o Prisma Joy com o visual anterior para ser o modelo de entrada no segmento de sedãs.
Motor e câmbio evoluíram, o 1.0 SPE/4 ECO teve os pistões, bielas e anéis redesenhados, além disso, ficaram mais leves. Para otimizar o processo de lubrificação, o tipo de óleo foi alterado para 0W20. Evoluíram o módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, segundo a GM, está 40% mais rápido e potente.
Ainda são novos os sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador de alto rendimento. O sistema de arrefecimento ganhou novo módulo com central de controle multivelocidades, trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante.
Com estas modificações, o propulsor entrega potência de 80 cv (E)/78cv (G) a 6.400 rpm e torque de 9,8 kgfm (E)/9,5 kgfm (G) a 5.200 rpm. O câmbio manual de cinco velocidades foi substituído por um de 6 marchas.
As mudanças no motor e câmbio não alteraram as facilidades oferecidas ao realizar as manutenções preventivas ou corretivas. “Por fora o motor parece o mesmo. O mecânico precisa ter atenção caso seja necessário trocar peças das partes móveis e adquirir os itens específicos para ele”, afirma Nilson Patrone da Power Class, oficina localizada em São Bernardo do Campo/SP. Ele trabalha como mecânico há 20 anos e dirige a oficina no mesmo local desde 2005.
No sedã de entrada, a GM evolui a eletrônica embarcada, “neste caso, o mecânico deve ficar atento e atualizar o equipamento, assim consegue fazer o diagnóstico correto”, fala.
A velas têm bobinas individuais com cabos. “Não há dificuldades para retirar, o equipamento de diagnóstico avalia qual está comprometida e com o osciloscópio é possível medir cada uma. O ideal quando uma deixa de funcionar é substituir as quatro, elas trabalham em conjunto e se uma apresenta desgaste a tendência é de que as outras tenham a vida comprometida”, explica Patrone.
Itens como linha de combustível, alternador, filtro de ar e correias têm acesso facilitado por causa do espaço no cofre do motor. E a direção utiliza assistência elétrica progressiva.
A suspensão dianteira do Onix Joy é independente tipo McPherson, sem barra estabilizadora. As molas são helicoidais com carga lateral linear. A parte traseira utiliza sistema semi-independente, com eixo de torção, também sem a barra estabilizadora. As molas são helicoidais com constante elástica linear. Os quatro amortecedores são telescópicos pressurizados, os freios são a disco ventilado e tambor na traseira.
Todos itens simples para diagnóstico e manutenção. “As ferramentas utilizadas são as de uso comum na oficina, não há necessidade de ferramental especifico para este carro. É simples e fácil de entender”, complementa Nilson Patrone.
O Prisma Joy tem preço sugerido de R$ 44.490 traz entre os itens de série, monitoramento de pressão de pneus, para-choques pintados na cor do veículo, roda de aço aro 14” com calotas integrais, ar condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e OnStar – Pacote Safe.
Ficha técnica
CHEVROLET PRISMA JOY |
Motor Tipo: Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol Número de cilindros: 4 em linha Número de válvulas: 8 (SOHC) Taxa de compressão: 12,6 Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. Potência: 78 cv (G)/ 80 cv (E) a 6.400 rpm Torque: 9,5 kgfm (G)/ 9,8 kgfm a 5.200 rpm
Câmbio
Suspensões
Direção
Rodas e Pneu
Dimensões
Capacidades |