Novo visual e mais tecnologia
S10, Picape média da Chevrolet recebe atualização visual, componentes feitos em matérias mais leves, acertos de suspensões e melhora as condições de reparabilidade
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Vanderlei Vicário
Em maio de 2016, a Chevrolet lançou a picape média S10 linha 2017. A versão topo é a High Country. Ela é equipada com motor 2.8 Turbo Diesel de 200 cv a 3.600 rpm e 51,0 kgfm de torque a 2.000 rpm. Completa o trem de força o câmbio automático de 6 marchas.
O propulsor recebeu inovações para melhor eficiência energética, entre elas, um novo alternador, inclusive o posicionamento mudou. Cléber Alves, mecânico da oficina Peghasus (Zona Norte de São Paulo), gostou das modificações. “O acesso aos principais componentes foi facilitado. O alternador antes estava na parte inferior do motor, agora veio para a superior, isso facilita o manuseio no caso de substituir o alternador e também para trocar a cordirigireia. Ficou mais fácil substituir o filtro do óleo do motor que é do tipo ecológico. Já as partes moveis do motor que mudaram os materiais para ficar mais leve não interferem, o cuidado a ser tomado no caso de reposição é comprar as peças especificas para este motor. Outro detalhe que o mecânico deve prestar atenção é a especificação do óleo que está marcada na tampa (5W30). O óleo do motor atua em uma série de componentes, com a especificação errada vai gerar barulho e pode até danificar as partes móveis”.
Para a Chevrolet S10 ficar mais eficiente incluíram direção com assistência elétrica por correia.
Segundo a General Motors, o acionamento por correia se refere ao tipo de interface entre o motor elétrico e a cremalheira do mecanismo de direção. Dentre outros tipos de REPS (“Rack Electric Power Steering” ou Direção Elétrica com assistência na cremalheira), o acionado por correia é mais comumente aplicado em veículos maiores, pois consegue suportar cargas de esterçamento maior que outros sistemas de direção elétrica. Outras vantagens do sistema acionado por correia são menor atrito e maior rigidez (o que provê um desempenho de dirigibilidade superior) e maior eficiência na transmissão de torque do motor elétrico para a cremalheira do sistema de direção.
Novos conjuntos de suspensão e de freio também foram adotados. A dianteira tem suspensão independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados. A traseira utiliza feixe de molas semi-elípticas de dois estágios e o mesmo tipo de amortecedores da dianteira. “Visualmente não há diferença ao comparar com a S10 anterior, porém, as cargas de molas e amortecedores mudaram, isso significa que o mecânico necessita de atenção ao comprar as peças, tem que ser da versão 2017”.
O sistema de frenagem é hidráulico com duplo circuito em paralelo. Integrados estão o anti-blocante (ABS) distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de emergência (BAS) nas rodas traseiras e dianteiras. Os discos possuem caliper flutuante e na traseira tambor. “As travas são novas, isso auxilia a reduzir barulho, mas não necessitam de ferramentas especificas, o mesmo acontece com as pastilhas dos freios. Na traseira os tambores são convencionais”, fala ele
Além das modificações no motor, freios e suspensões, a nova Chevrolet S10 recebeu equipamentos de auxílio
ao motorista.
O computador de bordo oferece velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, como a vida útil do óleo. Função ECO, que auxilia o motorista a dirigir de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. Ele consegue ainda consultar a pressão dos pneus, alerta quando algum deles sai da especificação mínima recomendada pelo fabricante e número de horas trabalhadas pelo motor. Tem ainda alerta de saída da faixa, alerta de colisão frontal, comfort closing (abre o vidro dianteiro para evitar pressão interna e facilitar o fechamento das portas), acionamento remoto da ignição e o OnStar que auxilia o motorista através da central de atendimento. “Estas informações são enviadas graças a eletrônica embarcada, assim para fazer o diagnóstico é imprescindível que o mecânico tenha o equipamento de diagnose atualizado”, complementa Cléber.
No visual as mudanças concentraram-se na dianteira. A grade foi alongada até os faróis, eles foram redesenhados, dependendo da versão, há opções com uma guia de luz em LED (DRL). A grade central é cortada por uma barra onde foi colocado o símbolo em formato de gravata dourada. O para-choque agora tem apêndices aerodinâmicos nas extremidades, eles emolduram as luzes auxiliares, no meio, uma grade mais fina, logo abaixo da moldura da placa, reforça o estilo musculoso do carro.
Não modificaram o desenho das laterais. O vinco começa na metade do para-lama, passa pelas maçanetas e termina na lanterna traseira. Os retrovisores são com repetidores de pisca e as rodas de alumínio foram desenvolvidas para a linha 2017.
A Nova S10 High Country com motor
turbo diesel e transmissão automática
de 6 velocidades tem preço sugerido
de R$ 175.990.
Ficha técnica
Chevrolet S10 High Country |
Motor Tipo: Turbo diesel, longitudinal, na frente do eixo dianteiro Combustível: Diesel Número de cilindros: 4 em linha Taxa de compressão: 16.5: 1 Número de válvulas: 6 Potência: 200 cv a 3.600 rpm Combustível: Gasolina Torque: 51,0 kgfm a 2.000 rpm Transmissão: Automática 6 velocidades Tração: Traseira 4X4
Direção
Freios
Suspensões
Pneu
Roda Dimensões
Capacidades |