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Raio X – Volkswagen Gol ganha motor 1.0 de 3 cilindros

Volkswagen Gol ganha motor 1.0 de 3 cilindros

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Com mecânica modernizada, modelo une facilidade de manutenção com excelente economia de combustível; principais destaques vão para o interior totalmente novo e ao motor de três cilindros que já equipava o up!

Texto: Fernando Naccari
Fotos: Alexandre Villela

 

O Gol sempre foi a “menina dos olhos” da Volkswagen. Com icônicas versões como GT, GTS, GTI e TSI, ou os mais populares CL, CLI e Power, ter um Gol sempre foi algo como “realizar um sonho”. Ou vai me dizer que você ou seu pai nunca teve um?

 

O hatch, que por 27 anos foi líder de vendas do segmento, perdeu seu reinado para o Fiat Palio em 2014. De lá para cá, a queda no montante final foi mais brusca, em torno de 32%. Com este cenário assombroso, vindo de uma sequência de más recepções do público pelos novos modelos, a Volkswagen decidiu investir pesado na produção da versão 2017.

 

Visual renovado

Embora uma revolução no design seja algo ainda distante, o novo Gol possui algumas melhorias que merecem ser destacadas. A dianteira foi renovada, mas ainda assim continua parecendo com a última versão. Aos menos acostumados, o Gol está igual, mas não é bem assim. Os faróis dianteiros estão maiores e os para-choques mais encorpados e agregam os faróis de neblina nas laterais, deixando o modelo mais parecido com o Golf. As lanternas traseiras são semelhantes às da versão anterior, porém, são maiores e abandonam de vez o corpo curvilíneo para adotar ângulos retos.

 

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O habitáculo está mais sóbrio e requintado, com linhas retas e abandonando as saídas de ar circulares por outras com visual modernizado. Em contrapartida, traz soluções interessantes e outras nem tanto. Como ponto positivo, agora há uma faixa metálica que passa de ponta a ponta, sendo cortada apenas pelo volante e que divide o painel em dois andares. Junto a ela, destaque para a central multimídia que possui fácil acessibilidade e conexão via Bluetooth, tanto na função Media Player como na de auxílio na comunicação via celular. O equipamento também vem com GPS integrado de boa resposta e visualização limpa e direta. Agora, como destaque negativo, o veículo traz um suporte central para fixação de celular de mal gosto. Embora funcional, quando não utilizado com o aparelho, têm-se a impressão de que este foi uma adaptação mal feita pelo proprietário. É algo que poderia ser mais bem pensado para não passar esta impressão de excesso de simplicidade.

 

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Condução mais prazerosa

A posição de dirigir também foi melhorada e não há mais a sensação de que quem dirige um Gol o faz “sentado no assoalho”. A posição mais baixa permite boa visualização ao motorista e, se esta não for suficiente, é possível regular o banco em altura. Junta-se à boa ergonomia o leve volante assistido hidraulicamente e o excelente câmbio que permite engates precisos e extremamente suaves, como já é uma característica do modelo.

 

O pequeno motor 1.0 12V de três cilindros tem funcionamento silencioso e não transmite vibrações excessivas à cabine, graças aos eficientes coxins hidráulicos. Com 82 cv de potência quando abastecido com etanol, o torque (10,4 kgfm 3.000 a 3.800 rpm) é mais do que suficiente para deixar o hatch “espertinho” no trânsito.

 

Ao contrário do que aponta a lógica, agilidade e potência não querem dizer que o carro é “beberrão”, muito pelo contrário. No trânsito pesado e com ar-condicionado ligado, o Gol atingiu média de consumo de 13 km/l com etanol, números de certa forma inacreditáveis. Para auxiliar o eficiente motor na tarefa de beber pouco, o veículo utiliza pneus do tipo verde, ou de baixa resistência à rolagem, como também são conhecidos.

 

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A suspensão é rígida na medida certa, proporcionando bom conforto aos ocupantes em variados terrenos e não causa excesso de chacoalhadas laterais quando o piso não colabora.

 

MOTOR

• Dianteiro, Transversal

• 1.0 12V – Três Cilindros em linha

• Gasolina e/ou etanol

• Naturalmente aspirado

• Comando de válvulas duplo no cabeçote com correia dentada

• Variação no comando de admissão

• Tuchos hidráulicos

• Quatro válvulas por cilindro

• Diâmetro dos cilindros de 74,5 mm

• Curso do pistão de 76,4 mm

• Taxa de compressão de 11,5:1

• Potência de 82 cv quando abastecido com etanol, 75 cv quando abastecido com gasolina, ambos a 6.250 rpm

• Potência específica de 82,08 cv/litro

• Torque de 10,4 kgfm quando abastecido com etanol, 9,7 kgfm quando abastecido com gasolina, ambos a 3.000 rpm
• Torque específico de 10,41 kgfm/litro

• Relação peso/potência de 12,17 kg/cv

• Relação peso torque de 95,96 kg/kgfm
 

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O filtro de óleo fica na parte inferior do motor, voltado para a frente do veículo. Com o bujão do cárter também em posição facilitada, realizar a troca não acarretará em nenhuma dificuldade ao mecânico.

 

O espaço para trabalhar no cofre do motor é excelente. O pequeno propulsor tricilíndrico fica posicionado ao meio, permitindo que a manutenção em periféricos seja facilitada. Para remover-se o alternador, por exemplo, não é necessária a remoção de outras peças para que o mecânico chegue até ele.

 

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ARREFECIMENTO

O reservatório do líquido do arrefecimento continua sendo o mesmo que já equipava toda a linha. Neste ponto, a reposição de peças é facilitada.

 

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AR-CONDICIONADO

• O sistema é carregado com 400g de fluído refrigerante R134a.

As válvulas de serviço do ar-condicionado têm acesso simples também, bem como o compressor que fica próximo ao filtro de óleo, na parte inferior do veículo. Isso permitirá uma manutenção simples e rápida do sistema.

 

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ALIMENTAÇÃO, IGNIÇÃO E INJEÇÃO

• Injeção Multiponto

O módulo de injeção é pequeno e fica posicionado na parte traseira do motor, próximo a parede corta fogo e a torre da suspensão, do lado do motorista.

 

A sonda lambda secundária fica sobre o quadro de suspensão, próximo à carroceria do veículo.

 

A fim de possíveis manutenções e diagnósticos, o conjunto corpo de borboleta eletrônico fica na lateral direita superior do motor.

 

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TRANSMISSÃO

• Manual de 5 velocidades a frente e uma a ré

• Embreagem monodisco a seco

Na parte inferior do veículo, o quadro de suspensão possui fixação atrás do conjunto propulsor. Na prática, isso permite que a manutenção de ambos os conjuntos seja facilitada, como por exemplo, a substituição do conjunto de embreagem.

 

O coxim de fixação do câmbio aparenta fragilidade, mas sua durabilidade conheceremos apenas com o uso do veículo.

 

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SUSPENSÃO

• Suspensão dianteira do tipo McPherson, com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais.

• Suspensão traseira do tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidais.

O conjunto dianteiro possui boa fixação e aparenta robustez. Em caso de manutenção, remover as bandejas e bieletas continua sendo um trabalho simples.

 

O conjunto traseiro é bem projetado. Dificilmente ouviremos reclamação quanto a falhas no conjunto.

 

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FREIOS

• Dianteiros com discos ventilados

• Traseiros a tambor

 

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DIREÇÃO

• Assistida hidraulicamente

• Diâmetro de giro de 10,8m

 

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A bomba do sistema de direção fica na lateral esquerda do motor, em posição inferior traseira.

 

RODAS E PNEUS

• Pneus dianteiros e traseiros do tipo “verde” 195/55 R15

 

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