Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Acessórios: Palhetas do para-brisa são itens de segurança

Acessorios-ed263-palheta_AB

 

Identifique o momento de trocar as palhetas do limpador do para-brisa, uma peça importantíssima para a segurança do motorista

 

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Isabelly Otaviano / Divulgação

 

Examinar as palhetas do limpador do para-brisa é um item do check-list básico do veículo, mas que pouca gente se lembra antes de pegar chuva pelo caminho. Garantir a visibilidade do motorista é tão importante quanto fazer o carro parar e andar, por isso, é papel do mecânico mostrar à clientela a importância de inspecionar periodicamente a borracha e trocar a peça quando estiver danificada. O coordenador trade marketing de Palhetas da Bosch, Michael Marassatto, revela que, por ser considerado um item de segurança por lei, a falta de manutenção das palhetas pode gerar até multa. “Uma palheta danificada pode até resultar em multa grave, de 5 pontos na carteira”, afirmou Michael.

 

Ao analisar um veículo ano 2010 com 18 mil km rodados, que trocou as palhetas do para-brisa apenas uma vez, Michael identificou dois problemas: as borrachas estavam dobrada e, nas extremidades, havia rompimentos (quebras). “Isso vai atrapalhar a limpeza e fazer com que a visibilidade não fique tão boa enquanto a palheta limpa o vidro”, apontou Michael. Segundo o especialista, esses problemas foram causados devido à incidência de raios UVA e UVB sobre as palhetas quando o carro está sob o sol. “A incidência dos raios faz com que a borracha que limpa o vidro fique ressecada e danificada com o tempo”, explica.

 

Acessorios-ed263-palheta_1

 

Acessorios-ed263-palheta_2

 

Outras práticas também podem causar o ressecamento da borracha e prejudicar a eficiência da limpeza como, por exemplo, passar produtos de limpeza no para-brisa. “A recomendação é que não seja passado nenhum tipo produto no vidro, apenas água e sabão neutro”, orienta o especialista da Bosch. Muita gente mistura detergente na água do limpador, o que é errado. “A química contida no detergente também pode danificar a borracha da palheta, fazendo com que o tempo de vida útil delas seja menor”.

 

Também ajuda a preservar a vida útil do conjunto verificar se não tem resíduo de poeira ou terra na palheta ao acionar o limpador de para-brisa. Essa sujeira pode riscar o vidro e danificar a borracha da palheta. “Outras formas de identificar se está na hora de trocar as palhetas é durante o processo de limpeza e verificar se existe a formação de névoa, trepidação, ruído ou a formação de faixas no para-brisa. Se algum desses sintomas aparecer, é um forte indício de que as palhetas devem ser trocadas”, orienta Michael.

 

Substituição

A aplicação das palhetas depende do tipo de encaixe do braço do limpador. Segundo Michael, são quatro os principais encaixes e muitas das palhetas disponíveis no mercado possuem adaptadores para facilitar a aplicação. Atente-se, no entanto, ao comprimento das palhetas, que pode variar de um lado a outro. Caso o veículo possua limpador traseiro, não se esqueça de também trocá-lo quando fizer a substituição dos frontais, afinal, a peça também esteve sujeita às mesmas intempéries e incidência do sol.

 

Acessorios-ed263-palheta_3

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php